Comerciante morta em assalto falou sobre escrever biografia um mês antes do crime: 'Amava a vida', diz sobrinha
Connect with us

Jundiaí

Comerciante morta em assalto falou sobre escrever biografia um mês antes do crime: ‘Amava a vida’, diz sobrinha

Marilda de Fatima Vieira Raphael, de 58 anos, morreu durante assalto na noite do dia 25 de novembro, na rodovia Edgard Máximo Zambotto, em Campo Limpo Paulista

Published

on

Latrocínio em Campo Limpo Paulista. (Foto Divulgação)
Marilda de Fatima Vieira Raphael tinha 58 anos. (Foto: Divulgação)

Registrar experiências e as dificuldades já enfrentadas para ajudar outras pessoas era um dos sonhos da comerciante Marilda de Fatima Vieira Raphael, de 58 anos. Segundo a sobrinha dela, esse desejo foi revelado 30 dias antes de a tia morrer durante um assalto que ocorreu em Campo Limpo Paulista (SP).

O latrocínio ocorreu na rodovia Edgard Máximo Zambotto, na noite do dia 25 de novembro. Marilda estava com o marido na moto quando ambos foram abordados por dois assaltantes. Um dos suspeitos de praticar o crime foi preso dois dias depois em Jundiaí (SP).

Em entrevista ao G1, a psicóloga e empreendedora, Renata Marangon, de 47 anos, conta que a Marilda morava em Várzea Paulista e tinha uma loja de roupas. Ambas conversavam frequentemente e compartilhavam histórias, conselhos e o amor pelo empreendedorismo.

Mesmo que a saudade desperte lembranças, Renata diz que pretende guardar os bons momentos que ficaram marcados na família.

“Antes dessa tragédia, ela me mandou um áudio dizendo que acordou cheia de ideias e queria escrever uma biografia dela para inspirar outras mulheres empresárias. Ela também queria fazer uma carta de agradecimento às clientes dela que teve todos esses anos, pois fechou a loja física e estava trabalhando online”, explica Renata.

O planejamento da biografia e da carta seria feito aos poucos, de acordo com a sobrinha. Renata mora em Roma, na Itália, e mesmo com distância e o fuso horário, ela não deixava de conversar com a tia. Segundo ela, Marilda sempre esteve presente nos momentos mais importantes.

“Ela era como minha irmã mais velha. Era 11 anos mais velha do que eu, me levava no circo, em passeio e viagens quando eu era criança. Foi minha madrinha de casamento e com ela que aprendi a empreender”, lembra.

Renata conta que soube da morte da tia pelo irmão que mora em Orlando, nos Estados Unidos. Já era de madrugada quando ele ligou e relatou o que ocorreu.

“Parecia muito surreal. Foi um desespero interno e só me vinha a pergunta: ‘Como vou viver sem ela?’.”

Renata e o irmão acompanharam o velório por videochamada, já que ambos não conseguiriam chegar a tempo. A última vez que Renata esteve no Brasil foi entre junho e agosto de 2019, e Marilda planejava uma viagem para Roma em 2021.

“Ela foi em paz, estava linda no caixão, como se estivesse dormindo. Sinto que nosso coração está em paz. A dor da perda é grande, mas a honra de tê-la ao nosso lado nessa vida foi um enorme prazer.”

‘Ela amava a vida’

Marilda foi casada por 40 anos, tinha dois filhos e três netos. Para conquistar o próprio negócio, ela trabalhou em uma loja no centro de Jundiaí e isso a inspirou em ir mais longe, conta a sobrinha.

“Como empreendedora, ela era visionária, ousada, não tinha medo de arriscar e era apaixonada pela moda. Adorava explorar novas possibilidades e era muito segura, entendia de negócios. Eu a classifico como uma empreendera de super sucesso, um exemplo a ser seguido”, lembra Renata.

De acordo com Renata, o sorriso radiante da tia que está presente nas fotos da família era parte do cotidiano das pessoas que a conheciam.

“Ela era uma mulher incrível, cheia de sabedoria e sempre tinha a palavra certa para falar. Era feliz, alegre e amava a vida. Amava viajar, conhecer lugares, experimentar novas comidas. Ela era a alma da família, tudo girava em torno dela. Ela sempre tomava frente de todas as situações, organizava tudo que fosse preciso”, relata a sobrinha.

Renata é psicóloga e, segundo ela, o luto tem quatro fases. A primeira é a fase de negação, a segunda é de revolta, a terceira é de dor e depressão, e a última é da saudade. Para ela, o que mais doí quando alguém morre é não ter a chance de se despedir, dessa forma, buscou orientar a família.

“Ela foi tirada de nós de uma forma bruta e covarde, mas não deixei meu coração se render ao mesmo nível de quem fez isso. Não senti raiva ou revolta de ninguém, sei que a Justiça será feita.”

Última viagem

Viajar de moto era uma das paixões recentes de Marilda e do marido. O casal gostava de visitar cidades próximas aos finais de semana e sempre acompanhado de amigos.

No dia em que ocorreu o assalto, ambos estavam voltando de uma viagem na qual percorreram dois mil quilômetros. Eles foram para Ouro Preto, em Minas Gerais, e depois estiveram em Paraty e Ubatuba. Segundo a sobrinha, era a primeira vez que fizeram um trajeto como este.

Com informações do G1.

Jundiaí

Astra recebe selo ‘Empresa Amiga dos Direitos Humanos’ em Jundiaí

A honraria reconhece o compromisso autêntico da empresa com as boas práticas no ambiente corporativo e com ações em prol dos direitos humanos.

Published

on

Funcionários da empresa Astra, mostrando selo "Empresa Amiga dos Direitos Humanos", concedido pela Prefeitura de Jundiaí
Foto: Divulgação/Astra

A Astra, fabricante de produtos para construções e acabamentos com sede em Jundiaí, recebeu o selo "Empresa Amiga dos Direitos Humanos" da Prefeitura de Jundiaí. A honraria, na categoria ouro, reconhece o compromisso da empresa com as boas práticas no ambiente corporativo e com ações em prol dos direitos humanos. Para a Astra, "o capital humano é a sua maior…

Continue Reading

Jundiaí

TVTEC Jundiaí sedia I Simpósio Brasileiro de Televisão Universitária (ABTU)

Realizado nos dias 14 e 15 de junho, o evento reuniu importantes nomes do setor para debater o papel das TVUs na era digital

Published

on

Palestrantes durante o I Simpósio Brasileiro de Televisão Universitária, sediado na TVTEC
Todo evento contou com a transmissão em libras. Foto: TVTEC

O Auditório da Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot recebeu no último sábado (15) o encerramento do I Simpósio Brasileiro de Televisão Universitária (I Simpósio ABTU). Realizado dias 14 e 15 de junho, o evento reuniu importantes nomes do setor a fim de debater o papel das TVUs na era digital. Debatendo o futuro das televisões universitárias Organizado pela Associação Brasileira…

Continue Reading

Jundiaí

Previsão do tempo: clima seco marca a semana em Jundiaí

A cidade, assim como grande parte do Estado de SP, enfrentará dias com alerta de perigo potencial para baixa umidade do ar. Saiba mais.

Published

on

baixa umidade do ar em Jundiaí
Confira a previsão do tempo para Jundiaí nesta semana (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A previsão do tempo desta semana tem alerta de perigo potencial para baixa umidade do ar para cidades do Interior de São Paulo, incluindo Jundiaí. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com a previsão do tempo, o perigo potencial começa nesta segunda-feira (17), a partir do meio-dia. Assim, a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20%. Confira…

Continue Reading

Jundiaí

Festival do Pastel: 6ª FENS terá evento nos dois finais de semana

Nos dias 23 e 30 de agosto, o público poderá saborear pastéis, caldos de cana, sucos e água de coco das tradicionais barracas das feiras livres da cidade

Published

on

Festival de Pastel de Feira de Jundiaí
A 6ª FENS acontecerá nos dias 23, 24, 25, 30 e 31 de agosto e 1º de setembro, no Parque da Uva. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A 6ª FENS - Feira do Empreendedor, Negócios e Serviços, promovida pela Prefeitura de Jundiaí, chega com uma novidade deliciosa: o Festival do Pastel neste ano terá edição dupla! Festival do Pastel em dobro O Festival do Pastel será nos dias 23 e 30 de agosto, quando o público poderá saborear pastéis, caldos de cana, sucos naturais e água de…

Continue Reading

Jundiaí

Prefeitura vai instalar mais de 1700 lâmpadas de LED em Jundiaí

Investimento de R$ 1,94 milhão revitaliza iluminação em 147 ruas de Jundiaí, aumentando segurança e sustentabilidade.

Published

on

Iluminação noturna em estrada rural com lâmpadas de LED em Jundiaí, mostrando postes de luz modernos ao longo da via.
Alameda Cesp em Jundiaí ganha nova iluminação com lâmpadas de LED, promovendo mais segurança e sustentabilidade para a região. - Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí, por meio do Departamento de Iluminação Pública da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), vai iniciar nos próximos dias a substituição de 1793 luminárias por lâmpadas de LED em diversas regiões da cidade. O investimento total é de R$ 1,94 milhão, oriundos do Finisa – um programa federal de financiamento à Infraestrutura e…

Continue Reading