Brasileira descobre que está grávida 10 anos após ser diagnosticada infértil
Conecte-se conosco

Acontece

Brasileira descobre que está grávida 10 anos após ser diagnosticada infértil

Após desistir, Kamila descobriu a gestação de quatro meses.

Publicado

em

Família comemora gravidez de mulher que foi diagnosticada infértil.
Foto: Arquivo Pessoal

A funcionária pública, Kamila Costa (36), passou por diversos tratamentos na tentativa de engravidar por 10 anos, após ser diagnosticada infértil. O diagnóstico mostrou problema multiplicado por três: sinéquia uterina (cicatrizes no útero), ovário policístico e endometriose.

De acordo com a médica ginecologista e obstetra, Samara Messias, as chances de gravidez para mulheres com essas condições variam de 30% a 40%.

“Não tem nenhum caso que una as três coisas juntas. O que encontrei foi que, mesmo quem tem ovário policístico, para uma mulher engravidar é de 34%, se ela tiver acima de 35 anos essa chance cai muito. Se ela tem sinéquia uterina só resolve depois de fazer o tratamento para desfazer essas cicatrizes e se ela ficar com sequela a chance também é baixíssima, em torno de 20% a 30%. A endometriose é a mesma coisa, e a chance de gravidez gira em torno de 40%”, explica.

No entanto, Messias explica que em nenhum dos três casos a gravidez é impossível, quando olhado separadamente. Mas o caso de Kamila é grave por ter os três problemas juntos.

“Hoje não encontramos o relato de caso que tenha tudo em uma mulher só, ainda mais em uma gravidez espontânea. Ainda tem outra situação, que é ela ter mais de 35 anos, então a chance de gravidez reduz muito mais do que quando a gente considera antes dos 35. Então, a gente considera este caso uma raridade. Um milagre, é Deus purinho nisso. Fiz uma busca e não encontrei registro, é uma raridade”, acrescentou.

Descoberta

Entre viagens para fora do estado e o fim de um relacionamento de 15 anos, Kamila começou a sentir alguns sintomas e pensou estar doente. Sem expectativas, resolveu fazer um teste para já descartar a possibilidade.

“E, surpreendentemente, deu positivo e vi que todos aqueles sintomas não eram doença, como eu achava. Foi um ano bem atípico, surpreendente. O atraso menstrual não me assustava porque era comum acontecer, sempre convivi com a amenorreia, que é a ausência da menstruação. Só que eu estava sentindo muitos sintomas da gravidez: enjoada, seios doloridos, vomitando e com muita prisão de ventre. Então, eu achava que estava doente. Não imaginei que era gravidez”, contou. A gravidez foi descoberta quando Kamila já tinha desistido da possibilidade de ter filhos, já no 4º mês de gestação.

“Já estive mais ansiosa, mas estou mais tranquila depois que vi que está tudo bem. Agora estou tentando viver o que toda mulher vive na gravidez. Na verdade, quando você faz fertilização você não tem a surpresa, não tem aquela coisa de contar para as pessoas e eu achava que um dia ia sentir falta disso. Mas Deus me proporcionou isso. Tive a chance de fazer um teste de farmácia como toda mulher, fazer a ultrassom e ouvir o coraçãozinho e isso me deixa extremamente emocionada”, relata.

De acordo com a nova mamãe de primeira viagem, ainda existe o medo por causa dos traumas do passado. Mas agora está mais confiante e conta que está tudo bem com o bebê e a gestação está saudável.

Agora, Kamilla e o marido, José Leonardo Algulo se preparam para comprar o enxoval assim que descobrirem o sexo da criança.

Acontece

Alimentos arrecadados no Cajamar Rodeo Fest serão enviados para o Rio Grande do Sul

A expectativa é que só do evento, sejam arrecadadas 15 toneladas. A cidade ainda tem outros 3 pontos de entrega de donativos. Saiba mais.

Publicado

em

Por

A Prefeitura e o Fundo Social se uniram durante o evento para arrecadar alimentos em prol das famílias afetadas pela tragédia no RS (Foto: Divulgação/Cajamar Rodeo Fest)

O Cajamar Rodeo Fest, em parceria com a Prefeitura de Cajamar e o Fundo Social de Solidariedade, arrecadou toneladas de alimentos para doar às famílias afetadas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul. A iniciativa, liderada pela presidente Nadja Haddad, mobilizou tanto os participantes do evento quanto a comunidade local. Assim, voluntários trabalharam incansavelmente na triagem e classificação dos…

Continuar lendo

Acontece

Jundiaí: Feira do Empreendedor do Fazenda Grande começa nesta sexta-feira (10)

O evento reúne artesãos e produtores regionais com roupas e acessórios, artesanato, papelaria, gastronomia e mais.

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo pessoal

A quarta edição da Feira do Empreendedor do bairro Fazenda Grande, em Jundiaí, está chegando! A feira, que acontece a cada dois meses, terá nesta edição dois dias de duração, a pedido dos moradores. Desta vez, o evento acontecerá nesta sexta-feira (10 de maio) e sábado (11 de maio), das 17h às 22h, na Rua Daniel da Silva, 222. A…

Continuar lendo

Acontece

Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí apresenta 3º Concerto da Temporada 2024

De acordo com a programação, a noite terá obras de Domenico Cimarosa, Charles-Louis Accolay e Franz Schubert.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ) realizará o 3º Concerto da Temporada 2024. A apresentação acontecerá no próximo sábado, dia 18 de maio, às 20h, no Teatro Polytheama. De acordo com a programação, a noite terá obras de Domenico Cimarosa, Charles-Louis Accolay e Franz Schubert. Além disso, será destaque a participação especial do jovem violinista Miguel Marques da Silva,…

Continuar lendo

Acontece

“Come o Quê”: festival vegano celebra Dia das Mães em edição especial

Domingo, dia 5, o Clube São João será palco do já consagrado evento na cena vegana da região

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

No próximo domingo, dia 5 de maio, o Festival Come o Quê retorna com uma edição especial dedicada ao Dia das Mães. O evento, já consagrado na cena vegana da região, promete uma experiência gastronômica e cultural únicas para todos os participantes. O festival será no Clube São João, das 10h às 17h, e trará uma variedade de delícias veganas,…

Continuar lendo

Acontece

Jundiaí recebe show da turnê nacional ‘Metallica Symphonic Tribute’

Projeto combina a força do heavy metal com a grandiosidade da música sinfônica. Apresentação única acontece no dia 4 de maio, no Teatro Polytheama.

Publicado

em

Por

Turnê "Metallica Symphonic Tribute" vai percorrer 12 cidades brasileiras. Conheça (Foto: Leandro Godoy)

O pessoal da região de Jundiaí que é fã do heavy metal da banda norte-americana Metallica terão uma noite para guardar na memória. A turnê nacional “Metallica Symphonic Tribute” chega à Jundiaí neste sábado (4), às 20h, no Teatro Polytheama, trazendo uma releitura emocionante dos maiores sucessos da banda. O show apresenta um repertório cuidadosamente selecionado, com clássicos como “Enter…

Continuar lendo
Publicidade