Futebol feminino em Jundiaí: elas mostram que mulher pode sim jogar futebol
Conecte-se conosco

Esportes

Futebol feminino em Jundiaí: elas mostram que mulher pode sim jogar futebol

“Lugar de mulher é onde a gente se sentir bem”, diz a idealizadora do primeiro Festival de Futebol Feminino de Jundiaí

Publicado

em

Atualizado há

Futebol feminino em Jundiaí - elas mostram que mulher pode sim jogar futebol
As jogadoras do time amador de Jundiaí 'Jogamigas Futebol Clube'

Recentemente, a Copa do Mundo de Futebol Feminino foi transmitida pela primeira vez em um canal de televisão aberto. Um marco para as mulheres que jogam futebol, a temporada do Brasil transmitiu representatividade e finalizou com chave de ouro com o discurso da Marta, após a eliminação do Brasil pela França. “Não vai ter uma Formiga, uma Marta, uma Cristiane para sempre. O futebol feminino depende de vocês para sobreviver”, disse a craque na ocasião.

Nesta quinta-feira (18) é comemorado o Dia Mundial do Futebol, o esporte mais famoso da atualidade. Por muito tempo, no entanto, a modalidade era exclusiva apenas para homens aqui no Brasil: por lei, as mulheres foram proibidas de jogar futebol no país por 40 anos, só podendo voltar a jogar futebol em 1983. Por conta disso, por muito tempo o esporte foi visto como ‘coisa de homem’.

No entanto, mulheres que jogam futebol mostram que elas podem sim jogar futebol. E muito bem. Rayra Okumura, jundiaiense, é a idealizadora de um time de futebol amador na cidade e a responsável pelo primeiro Festival de Futebol Feminino de Jundiaí, que vai acontecer em agosto. Para ela, a Copa do Mundo de Futebol Feminino trouxe ainda mais representatividade para as mulheres que praticam o esporte.

“Lugar de mulher é onde a gente se sentir bem, é onde a gente faz o que a gente gosta, independente do que os outros pensam e falam”, diz a jornalista, de 21 anos.

O evento será no dia 4 de agosto e, no momento, já são 11 times amadores femininos confirmados, o que para Rayra mostra que a modalidade é grande na cidade e há muitas mulheres interessadas. “Muita gente acha que em Jundiaí não tem time feminino e isso não é verdade. Vamos fazer um evento para difundir a modalidade e mostrar nossa força”, afirma.

O evento será na Arena Sport Center, das 9h às 18h, na Avenida Antonio Frederico Ozanan, 4444, com entrada gratuita. Além dos jogos o dia todo, vai ter venda de comida e bebida e vários sorteios de prêmios.

Treinos amadores

Rayra é, também, idealizadora do time de futebol Jogamigas, criado em abril de 2018 após a jundiaiense finalizar TCC na faculdade de jornalismo com o tema “O país do futebol visto por outro olhar: como as mulheres são inseridas no universo futebolístico”. Após o trabalho, ela notou que, apesar de haver grande interesse das mulheres no esporte, ainda falta divulgação de times femininos na cidade.

“Tudo começou através do meu TCC, em que eu procurava times e não encontrava e descobri que falta divulgação. Foi somente depois do projeto que eu descobri que existem outros times amadores na cidade também e que não chegaram ao meu conhecimento”, diz.

Quando ela criou o time eram apenas 9 mulheres interessadas, mas hoje o grupo no WhatsApp do Jogamigas tem 216 mulheres. “Sinto que há agora também uma maior divulgação de vários outros grupos e times de futebol amadores na cidade”, aponta Rayra, afirmando que a modalidade cresceu muito em Jundiaí.

Após o crescimento do time, a idealizadora Rayra usa o Instagram @jogamigas_fc e um grupo no WhatsApp para anunciar as partidas. Para fazer parte dessa equipe basta preencher um formulário com seus dados, posição preferida e outras informações e aguardar a confirmação de uma das organizadoras. Os jogos são todas às terças, das 19h30 às 20h50, no Romão de Souza.

Mas o Instagram não é apenas para anunciar as partidas do Jogamigas: por lá, Rayra publica encontros semanais de outros grupos de mulheres ao redor de Jundiaí, em outros dias da semana e em outros espaços esportivos.

Para ela, fica o sonho de ver o futebol feminino ainda mais forte, especialmente entre a nova geração. “É um longo caminho, mas já estamos dando os primeiros passos para mudanças e maior visibilidade”, afirma a jundiaiense que, com muita força de vontade e amor pelo futebol, segue a dica da craque Marta para a fortificação da modalide, nem que seja regionalmente.

Esportes

Analisando a fantástica temporada de Phil Foden no Manchester City

Publicado

em

Por

A Premier League está se preparando para um dos finais mais emocionantes da história recente, com apenas um ponto separando os pesos pesados Arsenal e Manchester City na corrida pelo título no momento em que este artigo é escrito. Os Gunners estão em busca de sua primeira vitória na Premier League desde a notável temporada invencível sob a orientação de…

Continuar lendo

Esportes

Jundiaiense Murillo da Silva Cruz brilha e é campeão sul-americano de jiu-jitsu

Carinhosamente conhecido como “Caramelo”, atleta de apenas 16 anos compete na categoria juvenil

Publicado

em

Com 16 anos de idade e há apenas um ano e meio no esporte, jovem vem se destacando no cenário nacional. Foto: Rebeca Schumacker

No último sábado, dia 4, o atleta jundiaiense Murillo da Silva Cruz, carinhosamente conhecido como "Caramelo", alcançou uma vitória de peso no cenário do jiu-jitsu ao se consagrar Campeão Sul-Americano na categoria Juvenil, faixa branca, peso pluma. Com 16 anos de idade e apenas há um ano e meio no esporte, Caramelo demonstrou um desempenho impressionante que o levou ao…

Continuar lendo

Esportes

Já estão à venda os ingressos para a estreia do Galo em casa contra o Colorado Caieiras

A partida no Estádio Dr. Jayme Cintra está marcada para as 15h; ingressos podem ser comprados pelo site oficial do clube

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação/Paulista Futebol Clube

O Paulista de Jundiaí faz seu primeiro jogo em casa no Paulistão Segunda Divisão Sicredi 2024 neste sábado (4) contra o Colorado Caieiras. A partida no Estádio Dr. Jayme Cintra, válida pela terceira rodada da competição, está marcada para as 15h e os ingressos já estão disponíveis. Quem prefere uma opção mais fácil e rápida, pode garantir seu ingresso online,…

Continuar lendo

Esportes

Filho de Jundiaí, Nenê celebra o marco de 1000 jogos na carreira

Publicado

em

Por

Em uma carreira profissional que é a própria definição de longevidade e sucesso, Nenê, o estimado filho de Jundiaí, atingiu o impressionante marco de 1000 jogos. Esta conquista notável veio durante a decisão do Campeonato Gaúcho, em uma partida emocionante contra o Grêmio, representando o Juventude. Este momento é um testemunho não apenas do talento excepcional de Nenê, mas também…

Continuar lendo

Esportes

Ocelots Futebol Americano enfrenta Guarani Indians neste domingo em Jundiaí

Disputa será crucial para equipe jundiaiense garantir uma vaga direta nos playoffs

Publicado

em

Por

Foto: Grasiela Gonzaga

No próximo domingo, dia 21 de abril, às 15h, o Ocelots Futebol Americano enfrenta a equipe do Guarani Indians em um confronto de extrema importância pela quarta rodada da fase de grupos da SPFL Série Diamante. O jogo acontecerá na Arena Jaguatirica, em Jundiaí. Após uma derrota contra o Guarulhos Rhynos FA, o Ocelots não pode mais se dar ao…

Continuar lendo
Publicidade