Estação de Jundiaí passa por restauração e características originais serão preservadas
Conecte-se conosco

Jundiaí

Estação de Jundiaí passa por restauração e características originais serão preservadas

Segundo arquitetos responsáveis, as obras têm o aspecto conservacionista, para manter o conceito histórico da estação.

Publicado

em

Atualizado há

Estação Ferroviária de Jundiaí
A Estação Ferroviária de Jundiaí foi tombada em 2011 pelo CONDEPHAAT (Foto: Renato Lobo/Viatrolebus)

A Estação Ferroviária de Jundiaí será renovada em breve. Profissionais de restauração e construção iniciaram as obras na parada da linha de trem da cidade e itens como a cobertura, forros, a passarela histórica, tijolos e estruturas metálicas estão passando por intervenções minuciosas, para manter seu visual original.

O local foi inaugurado em 1867 e representa muito de Jundiaí em sua estrutura. O Complexo da Estação Ferroviária de Jundiaí é o ponto terminal da antiga São Paulo Railway, que depois foi denominada Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, a primeira linha ferroviária do estado.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Pedro Tegon Moro (@pedrotegonmoro)

Tombamento

Em junho de 2011, a Estação de Jundiaí foi oficialmente tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT) e foi incluído pela Gestão de Cultura de Jundiaí no Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Compac) da cidade.

“O complexo impulsionou o desenvolvimento econômico em direção ao interior do Estado com o desbravamento de fronteiras agrícolas e o escoamento da produção, formando entroncamento com outras ferrovias”, descreve a CONDEPHAAT.

Fotos: Reprodução/CONDEPHAAT

Por sua relevância cultural e histórica para a cidade, foi decidido que todas as características originais da estação serão mantidas durante as obras. De acordo com o engenheiro Davi Pin, um dos responsáveis pela renovação da estação, serão restauradas as plataformas lateral e central e a passarela que interliga as duas.

Esse tipo de reforma em patrimônio histórico é chamado de conservacionista. “As tipologias arquitetônicas refletem o partido adotado pelos ingleses nas primeiras construções ferroviárias de São Paulo, com a introdução de novas técnicas como a alvenaria de tijolos e o ferro fundido”, finaliza a descrição da CONDEPHAAT.

Jundiaí

Hospital da Criança do Grendacc implanta sistema de senhas no atendimento

O novo sistema permitirá agilizar o atendimento e organizar os serviços, além de gerar indicadores sobre o número de atendimentos e tempo de espera na entidade.

Publicado

em

Por

O painel de senhas foi colocado bem na entrada do Hospital (Foto: Luis Felipe Amaral)

Neste mês, o Hospital da Criança do Grendacc implantou a automatização do sistema de senhas em sua recepção, a fim de agilizar o atendimento dos pacientes. O projeto, intitulado "painel de senha", também visa organizar os serviços, inclusive por ordem de prioridade, além de gerar indicadores sobre o número de atendimentos e tempo de espera. Com esse novo sistema, o…

Continuar lendo

Jundiaí

Alfabetização matemática é tema da formação de abril para as profissionais do Núcleo de Apoio à Aprendizagem

Os temas são escolhidos de acordo com a demanda dos atendimentos e habilidades das profissionais com relação aos temas

Publicado

em

Por

O encontro foi coordenado pela psicopedagoga, Mirna Renno. Foto: APAE Jundiaí

As equipes das duas unidades do Núcleo de Apoio à Aprendizagem (NAA), Complexo Argos e do Vetor Oeste, participam de formações mensais e o tema deste mês de abril foi “Alfabetização Matemática”, promovido na segunda-feira, dia 29. Os temas são escolhidos de acordo com a demanda dos atendimentos e habilidades das profissionais com relação aos temas. As equipes se encontram…

Continuar lendo

Jundiaí

Escritora jundiaiense faz lançamento do seu terceiro livro infantil na Livraria Leitura, do Maxi Shopping

“Martin” é o novo trabalho de Lívia Brigoni, que narra as aventuras fantásticas de um menino

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

Lívia Brigoni, escritora jundiaiense, fará o lançamento exclusivo de seu mais recente trabalho, "Martin". O evento será na Livraria Leitura, do Maxi Shopping Jundiaí, no sábado, dia 4 de maio, das 16h às 18h. A obra narra a história de um menino que está se sentindo sozinho e entediado. Curioso, ele resolve pegar um livro da estante e começa a…

Continuar lendo

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí aumenta oferta de oficinas culturais nas unidades dos CRAS

Agora, as unidades têm 19 novas atividades, entre dança, desenho, terapias alternativas e oficinas para idosos. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Jundiaí aumentou a oferta de oficinas culturais gratuitas nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade. Agora, as unidades contam com 19 novas atividades, entre dança, desenho, terapias alternativas e oficinas para idosos. “Nós entendemos a Cultura como um ativo de transformação social fundamental, além de proporcionar…

Continuar lendo

Jundiaí

Funss de Jundiaí divulga 200 vagas para os cursos da 2ª quinzena de maio

Descubra habilidades em tecnologia, gestão e mais. Participe e avance sua carreira com cursos de qualidade totalmente gratuitos

Publicado

em

Por

Cursos de Panificação no FUNSS Jundiaí
Serão disponibilizadas 200 vagas para cursos; workshop de pães caseiros recheados é um dos mais procurados (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss) abrirá pré-inscrições para oito cursos gratuitos de qualificação profissional, realizados em parceria com o Senai, Sebrae e Espro. Ao todo, 200 vagas serão disponibilizadas para a população. A pré-inscrição será na quinta-feira (02), a partir das 12h, pelo site do Fundo Social de Solidariedade. Os cursos disponibilizado são: Implantação de serviços em nuvem –…

Continuar lendo
Publicidade