Crianças fazem campanha por mais recreio em escola de BH e cartazes viralizam
Connect with us

Educação

Crianças fazem campanha por mais recreio em escola de BH e cartazes viralizam

Elas desenharam cartazes mencionando até o educador Paulo Freire para que a reivindicação fosse atendida

Published

on

Atualizado há

cartaz com pedido de aumento do recreio
Manifestação de crianças por aumento de recreio. (Foto: redes sociais)

Com cartazes nas mãos e palavras de ordem, os manifestantes mirins estavam unidos em um só propósito: aumentar o tempo do recreio. Eles estudam em uma escola na Região Centro-Sul de Belo Horizonte e têm entre oito e nove anos de idade.

Cecília e Luisa foram quem começaram o movimento, logo após aprenderem em uma aula de português que cartazes podem ser uma boa forma de comunicação.

“Ela e a melhor amiga tiveram a ideia de fazer cartazes para reivindicar o aumento do recreio, que na pandemia reduziu o tempo de brincadeiras das crianças. Antes, elas tinham 30 minutos para lanchar e brincar. Agora, elas têm 15 minutos para comer na sala de aula e outros 15 minutos para ir ao pátio.”, disse Sabrina, mãe de Cecília, que preferiu não dar o nome completo.

A escola está funcionando em esquema de “bolhas”, que é determinado pela Prefeitura de Belo Horizonte. Então, nem todas as crianças de uma mesma sala participam das aulas ao mesmo tempo.

“Escola muito grande, protocolo bastante rigoroso, recreio reduzido, uma bolha no pátio por vez. Então, elas queriam um tempo maior para brincar”, contou Sabrina.

Cartazes que foram expostos na manifestação. (Foto: Redes sociais)

A mobilização ganhou muitos adeptos e outros cartazes surgiram. Bella Gallo Tavares, de oito anos, até desenhou o educador Paulo Freire para que o movimento ganhasse ainda mais força. Ele aparece no túmulo e a mão dele segura um cartaz que diz: “aumento o recreio”.

Paulo Freire

“Eu gosto de Paulo Freire porque ele diz que os professores têm que aprender com os alunos e os alunos devem aprender com os professores. Assim como as crianças devem aprender com os adultos e os adultos devem aprender com as crianças”, disse ela.

Paulo Freire sendo inspiração na manifestação. (Foto: Redes sociais)

Os cartazes foram postados nas redes sociais e viralizaram rapidamente.

Começo do protesto

“A aluna que começou o protesto chegou para mim e disse, ‘professora você nos ensinou o cartaz, então agora nós vamos protestar, queremos o aumento do recreio’ e já saiu pelo salão”, contou a professora Fernanda Xavier.

A mobilização foi discutida em uma assembleia entre os alunos e os professores.

“A escola tradicionalmente incentiva o debate. Existem assembleias e os alunos participam, levam as reivindicações deles. Aí chegamos a um acordo”, disse a professora.

E foi o que aconteceu. Como não é possível estender o tempo das brincadeiras todos os dias, já que as crianças de salas diferentes não participam do recreio juntas, foi decidido que o tempo de pátio seja ampliado em três dias diferentes na semana para que cada turma possa aproveitar. Com isso, elas terão mais 30 minutos para brincar nesses dias.

“As crianças devem sim reivindicar seus direitos para que no futuro possam ser adultos capazes de lutar por um mundo melhor”, falou Fernanda.

Fonte: g1.

Educação Pública

Vestibulinho das Etecs: inscrições começam nesta quinta-feira (31)

Interessados devem se inscrever pelo site oficial até dia 26 de novembro; processo oferece vagas para Ensino Médio, Técnico e Especializações.

Published

on

Foto do caderno de avaliação do Vestibulinho da Etec.
Ao todo, são mais de 92 mil vagas para ensino público e gratuito em todo Estado de São Paulo (Foto: Divulgação/ Roberto Sungi)

As Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paulo Souza (CPS) estão com inscrições abertas para o primeiro semestre de 2025, a partir desta quinta-feira (31). O Vestibulinho das Etecs oferece mais de 92 mil vagas para ensino público e gratuito em todo Estado de São Paulo.  O prazo para inscrições segue até 26 de novembro, às 15h. O valor da…

Continue Reading

Educação Pública

Enem 2024: saiba como consultar seu local de prova

Provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.

Published

on

Uma mão segura um smartphone exibindo a tela de login das inscrições do ENEM 2024, com um fundo desfocado mostrando uma interface semelhante em uma tela maior. Enem 2024.
Participantes devem buscar local de prova antes do dia do exame (Foto: Marcello Casal/ Agência Brasil)

No domingo (3), será aplicada a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2024) e os locais de prova já estão disponíveis na página do participante. É indicado que os candidatos não deixem para fazer isso de última hora.  Passo a passo para consultar o local de prova do Enem 2024 Acesse a página do participante e clique…

Continue Reading

Educação Pública

Número de inscritos no Enem 2024 cresce 10% em relação ao ano passado

Provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro em mais de 1,7 mil cidades do Brasil.

Published

on

Uma mão segura um smartphone exibindo a tela de login das inscrições do ENEM 2024, com um fundo desfocado mostrando uma interface semelhante em uma tela maior. Enem 2024.
Enem 2024 será realizado em 1.753 cidades em todo Brasil (Foto: Marcello Casal/Agência Brasil)

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 teve 4.325.960 inscrições confirmadas, com aumento de 9,95% em relação ao ano anterior. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro. Do total dos inscritos, a maior parte já terminou o Ensino Médio (1,8 milhão) e 1,6 milhão concluirá neste ano a etapa. Os dados divulgados pelo Instituto Nacional…

Continue Reading

Educação

Etec Vasco Antônio Venchiarutti realiza o Circuito das Profissões neste sábado (19)

Evento também apresentará três novas modalidades de ensino na unidade de Jundiaí.

Published

on

Fachada da Etec Vasco Antônio Venchiarutti
Etec estará com as portas abertas para visitação no dia 19 de outubro (Foto: Divulgação)

A Etec Vasco Antônio Venchiarutti, de Jundiaí (SP), realiza mais uma edição do Circuito das Profissões neste sábado (19), das 9h às 12h, para alunos do 9º ano e pessoas que queiram se qualificar para o mercado de trabalho. A Etevav está como a 5ª melhor escola pública do Estado de São Paulo e a 2ª melhor Etec, contando com…

Continue Reading

Educação

SENAI Jundiaí está com 30 vagas para curso gratuito em Jundiaí

Iniciativa é parceria com a líder global Smurfit Westrock e inscrições seguem até dia 11 de outubro.

Published

on

Aula no SENAI Jundiaí
A iniciativa faz parte do compromisso com a educação e a inclusão social da empresa (Foto: Divulgação/ SENAI Jundiaí)

O SENAI Jundiaí, junto da Smurfit Westrock, está oferecendo 30 vagas gratuitas para o curso de ‘Operador(a) de Embalagens de Papelão Ondulado’. O objetivo da iniciativa é qualificar mão de obra local e fortalecer talentos da região. A Smurfit Westrock é uma empresa líder global produtora de papel e embalagens sustentáveis, presente em 6 estados brasileiros com uma unidade em…

Continue Reading
Advertisement