Com queda de casos graves de Covid, Jundiaí amplia atendimento médico regular em 250%
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Com queda de casos graves de Covid, Jundiaí amplia atendimento médico regular em 250%

A ampliação de consultas, exames e cirurgias não relacionadas ao vírus faz parte do Plano Pós-Covid-19.

Publicado

em

Atualizado há

Homem e médico durante exame em clínica
O Hospital São Vicente identificou queda de casos graves de Covid na cidade há 15 semanas consecutivas (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí aplicou o Plano Pós-Covid-19 de atendimento em Saúde, que amplia a oferta de consultas, exames e cirurgias na cidade, após o registro de queda nos números de casos graves do novo coronavírus no Hospital São Vicente de Paulo.

O hospital identificou a queda no índice de casos graves por 15 semanas consecutivas, o que permitiu a retomada de atendimentos médicos reduzidos por 18 meses da pandemia.

“Durante toda a pandemia da Covid-19, Jundiaí não interrompeu os serviços de Saúde. Agora, com a redução no número de casos graves e na demanda por leitos, a ampliação no atendimento se torna realidade, feita de maneira planejada e com a utilização de todos os recursos disponíveis para agilizar o cuidado da população”, comentou o Prefeito Luiz Fernando Machado.

A previsão da Saúde de Jundiaí é a ampliação de 250% por mês nos atendimentos para as consultas, exames e cirurgias da população da cidade, utilizando tecnologias de teleinterconsulta e telediagnóstico.

“Avançar com o atendimento em Saúde, inovando e ampliando as possibilidades, faz parte das iniciativas da gestão da Prefeitura de Jundiaí, cidade como foco em inteligência e atendimento de excelência. O Plano Pós-Covid-19 agrega todas as ferramentas já implementadas na cidade”, argumenta o gestor de UGPS, Tiago Texera.

‘Satisfeita’

Fernanda Souza Costa, mora no Jardim das Tulipas e conta que aguardava o exame de eletrocardiograma há dois meses. Pelo histórico familiar, o médico solicitou o procedimento para a avaliação.

“Estava esperando para a realização do exame e fiquei satisfeita em ser chamada em horário especial para esse atendimento. Sou uma pessoa que não descuida da saúde”, comentou a mulher, que trabalha como operadora em depósito.

Cirurgias

De acordo com o plano da Gestão de Saúde da Prefeitura de Jundiaí, as cirurgias oncológicas no Hospital Universitário devem ter um aumento das ofertas de até 25% de aumento ao mês.

As cirurgias eletivas no Hospital Regional terão acréscimo mínimo de 140% por mês, ou seja, 300 operações mensais no último trimestre do ano.

Já o Hospital São Vicente de Paulo terá acréscimo de 33% nas cirurgias eletivas, passando das 150 para 200 por mês.

Exames

Os acréscimos de ofertas de exames seguem os mesmos percentuais. A tomografia é o procedimento que registra a maior oferta, com 240% de aumento, passando para 1.440 por mês.

O eletrocardiograma com telediagnóstico deve aumentar em 168%, passando para 4.781 exames/mês. Endoscopia e Ressonância passam 140% de aumento em cada, por mês.

Ainda segundo o planejamento da Saúde, a ampliação de consultas e procedimentos em Atenção Básica e Ambulatórios alcançam até 30% de acréscimo, chegando a 45 mil atendimentos mensais.

Saúde Pública

Jundiaí reforça atendimento para suspeita de dengue em duas UBSs neste sábado

Equipe médica preparada para atender casos de dengue nas UBSs Jardim do Lago e Tamoio neste fim de semana.

Publicado

em

Nova UBS Jardim do Lago
(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Atendimento exclusivo no dia 18 de maio para pacientes com sintomas leves e moderados. A Prefeitura de Hortolândia informa que a Nova UBS Jardim do Lago (Rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (Rua Orestes Barbosa, s/n) estarão abertas no próximo sábado, dia 18 de maio, das 8h às 17h (com portões fechando às 16h), para atendimento exclusivo…

Continuar lendo

Saúde Pública

Programa gratuito em Jundiaí ajuda fumantes a largar o vício. Participe!

Saiba como o PAIT ajuda na luta contra o tabagismo com encontros semanais e suporte médico completo.

Publicado

em

Aproximadamente 10 mil pessoas foram auxiliadas pelo PAIT em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), uma iniciativa da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), anuncia a abertura de quatro novas turmas a partir de segunda-feira, dia 13 de maio. Este programa, que é completamente gratuito, oferece um acompanhamento integral para aqueles que estão determinados a cessar o hábito de fumar. O primeiro grupo iniciará suas…

Continuar lendo

Saúde Pública

SAMU Jundiaí: quando chamar e como funciona o atendimento?

Entenda o papel do SAMU e como suas ações salvam vidas diariamente em situações críticas.

Publicado

em

Por

Unidade de resgaste do SAMU com 3 socorristas em Jundiaí
A equipe precisa do apoio da população em relação aos chamados desnecessários (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Das cerca de 2,2 mil ligações mensais recebidas pela Central de Regulação Operacional (CRO) de Jundiaí, em torno de 36% não se enquadram no âmbito de urgência e emergência. O SAMU é um serviço gratuito e funciona 24 horas por dia,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí amplia projeto de Saúde Bucal nas Escolas

O Tratamento Restaurador Atraumático é uma técnica que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos como o motor odontológico.

Publicado

em

Por

A iniciativa visa ampliar o acesso das crianças ao cuidado odontológico e promover a saúde bucal desde a infância (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde e Educação de Jundiaí firmaram uma parceria para ampliar o projeto de Saúde Bucal nas escolas municipais da cidade. A nova iniciativa implantará o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) e ampliará o acesso das crianças ao cuidado odontológico. O ART é uma técnica inovadora que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos tradicionais, como o motor…

Continuar lendo

Saúde Pública

Vacinação contra gripe continua nas UBSs de Jundiaí

Publicado

em

Por

Vacinação de gripe em Jundiaí
A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A campanha de vacinação contra a gripe em Jundiaí segue ativa. A Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), reforça a importância da imunização para todos a partir de seis meses de idade, especialmente para os grupos prioritários: crianças, idosos e gestantes. Vacina disponível nas UBSs: Doses disponíveis de segunda a sexta-feira, no horário de…

Continuar lendo