Paisagismo de novo parque em SP utiliza fertilizante de Jundiaí produzido a partir de reciclagem
Conecte-se conosco

Jundiaí

Paisagismo de novo parque em SP utiliza fertilizante de Jundiaí produzido a partir de reciclagem

O parque, que tem inauguração prevista para os próximos dias, aposta no uso de fertilizante orgânico composto, que tem como principal matéria-prima o lodo biológico.

Publicado

em

Atualizado há

Parque em São Paulo
Fertilizantes orgânicos têm sido tendência no mercado do Brasil (Foto: Divulgação/Tera Ambiental)

Nos próximos dias, a Prefeitura de São Paulo irá inaugurar o Parque Augusta, que aposta no uso de fertilizante orgânico composto em seu paisagismo, que é produzido a partir do tratamento de lodos sanitários e resíduos orgânicos urbanos, industriais e agroindustriais, em Jundiaí.

A empresa jundiaiense responsável pelo fornecimento do fertilizante é a Tera Ambiental, empresa especializada na valorização e reciclagem de resíduos orgânicos líquidos e sólidos

Lívia Baldo, Gerente Comercial da Tera Ambiental, explica que a escolha por produtos sustentáveis e obtidos a partir de processos ecologicamente adequados, que garantam resultados com impacto positivo ao meio ambiente, é cada vez mais valorizada. “Nossos fertilizantes trazem justamente essa proposta“.

Foto: Divulgação/Tera Ambiental

Produzidos a partir da compostagem de resíduos orgânicos em escala industrial, representam uma alternativa favorável para a agricultura e o meio ambiente.

“São ótimas alternativas, pois além de promover a reciclagem de nutrientes através da compostagem, melhoram as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, aumentando a produtividade de culturas agrícolas e projetos paisagísticos”, pontua Baldo.

O uso do fertilizante orgânico é indicado para a adubação de plantio e manutenção de grandes culturas, hortaliças, flores, frutas, plantas ornamentais, gramados, parques e jardins.

Como o fertilizante é produzido?

Matérias-primas como lodos biológicos de Estações de Tratamento de Esgotos (ETE) e de Sistemas de Tratamento de Águas Residuárias (STAR), produtos fora de especificação ou vencidos, restos de frutas, legumes, verduras e alimentos processados pré e pós-consumo, todos ricos em matéria orgânica e nutrientes, são transformados no fertilizante orgânico composto.

Os resíduos orgânicos são devidamente tratados através da técnica de compostagem termofílica em escala industrial, passando por rigorosos controles em todas as etapas. Ao final do processo, os resíduos até então rejeitados são transformados em fertilizante orgânico composto classe B, registrado no MAPA.

Foto: Divulgação/Tera Ambiental

“Seu grande potencial vem das concentrações de matéria orgânica, nitrogênio, potássio, micronutrientes e também pela capacidade de supressão de fitopatógenos, melhorando as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo e com isso promovendo o aumento da produtividade onde é aplicado”, ressalta.

Esta solução é uma alternativa segura, sustentável e que atende a legislação ambiental, configurando um exemplo prático de Economia Circular contribuindo também para as metas de reciclagem das empresas.

Alta no mercado

A escolha do fertilizante orgânico vem de encontro à uma forte tendência no mercado brasileiro, que fez disparar a procura por fertilizantes orgânicos nos últimos anos. Pesquisas recentes divulgadas pela Abisolo (Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal) apontam um crescimento de 44,5% nas vendas de 2019 para 2020 para o segmento de fertilizantes orgânicos no Brasil.

Esse crescimento se deve principalmente à maior conscientização e exigência da cadeia consumidora, que valoriza cada vez mais a economia circular, ou seja, o desenvolvimento econômico aliado a um melhor uso de recursos naturais e com menor dependência de matéria-prima virgem, priorizando insumos duráveis, recicláveis e renováveis.

Neste sentido, ganham destaque políticas de compensação ambiental e conceitos como Aterro Zero (gerenciamento de resíduos, diminuindo o envio ao aterro), que abrem espaço para a valorização e transformação de resíduos. É neste cenário que a Tera Ambiental viu as vendas do fertilizante orgânico composto Tera Nutrição Vegetal crescerem 81,4 % nos últimos 12 meses.

Uelton Oliveira, Coordenador da Agrotexas Ambiental, empresa responsável pelo paisagismo do Parque Augusta, explica que a escolha de um fertilizante orgânico composto se deu justamente pelo compromisso de buscar e valorizar soluções ambientalmente corretas e economicamente viáveis.

“O parque recebeu mais de 60 toneladas do produto, garantindo os nutrientes necessários para o desenvolvimento do paisagismo. Com esta solução, tratamos a área com um produto rico em matéria orgânica, que estimula o crescimento equilibrado da vegetação e com viés sustentável que contribui com o meio ambiente”, diz Oliveira.

Jundiaí

Oficina gratuita no Jundiaí Empreendedora impulsiona vendas de pequenos negócios

Descubra técnicas valiosas para aumentar suas vendas em evento colaborativo com o Sebrae

Publicado

em

Por

Espaço Jundiaí Empreendedora no Maxi Shopping Jundiaí
O Espaço Jundiaí Empreendedora fica no Maxi Shopping – piso G3 – ala oeste (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em busca de impulsionar as vendas dos micro e pequenos negócios da cidade, o Jundiaí Empreendedora, em parceria com o Sebrae, promoveu a oficina gratuita "Faça suas vendas decolarem". O evento, realizado na tarde desta segunda-feira (29), no Maxi Shopping – Piso G3 – Ala Oeste, reuniu dezenas de empreendedores ávidos por aprimorar suas estratégias de venda. Dicas para o…

Continuar lendo

Jundiaí

Premiada em torneio mundial, equipe de robótica do Sesi de Jundiaí visita Prefeito

Nos Estados Unidos, a equipe conquistou o 2º lugar em Projeto de Inovação e o 3º em Aliança Campeã, além da maior pontuação na competição de robôs. 

Publicado

em

Por

Alunos do Sesi contaram as experiências do torneio mundial, em Houston, ao Prefeito de Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta segunda-feira (29), o Prefeito Luiz Fernando Machado recebeu alunos do Sesi Jundiaí que compõem a Heroes, tradicional equipe de robótica da escola. Recentemente, o time recebeu prêmios em três categorias na etapa mundial do First Lego League Challenge, maior torneio de robótica do mundo. Em Houston, nos Estados Unidos, o Heroes faturou o 2º lugar em Projeto de Inovação…

Continuar lendo

Jundiaí

Plano de Bairro do Centro terá participação de alunos da FATEC de Jundiaí

No encontro, os alunos conheceram a área mapeada e puderam apresentar sugestões e aprimoramentos

Publicado

em

Por

Mapa do Centro foi mostrado aos estudantes. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta segunda-feira (29), técnicos da Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) e Cultura (UGC), apresentaram a alunos da FATEC (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo) as futuras ações do Plano de Bairro do Centro da cidade. No encontro, os alunos conheceram a área mapeada e puderam apresentar sugestões…

Continuar lendo

Jundiaí

Dengue: Jundiaí terá duas UBSs abertas para atendimento no feriado

Os principais sintomas da doença são: febre, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, manchas na pele, dor nos olhos, fraqueza e vômito.

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
Pessoas de todas as regiões da cidade podem buscar os dois serviços dia 1º de maio (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Durante o feriado do dia 1º de maio, a Saúde de Jundiaí manterá duas UBSs abertas para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue. Pacientes com sintomas leves e moderados podem se dirigir à Nova UBS Jardim do Lago e à UBS Tamoio, das 8h às 17h. As unidades fecharão os portões às 16h. Pessoas com mais de 60…

Continuar lendo

Jundiaí

Dia do Trabalho: confira o ‘Abre e Fecha’ dos serviços municipais de Jundiaí

Confira como será o funcionamento da Saúde, Transporte, Lazer e mais.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Os serviços e equipamentos públicos da Prefeitura de Jundiaí poderão ter horários de funcionamento alterados na quarta-feira, 1º de maio, feriado nacional do Dia do Trabalho. Confira os detalhes e horários de funcionamento no período: Os setores administrativos em geral não terão expediente na quarta (1º), retomando o atendimento normal na quinta-feira (02). Paço Municipal; Unidades de Gestão externas; Complexo…

Continuar lendo
Publicidade