Incubadora Tecnológica fortalece o crescimento das empresas em Jundiaí
Conecte-se conosco

Economia

Incubadora Tecnológica fortalece o crescimento das empresas em Jundiaí

Programa pretende auxiliar 40 empresas até o fim deste ano

Publicado

em

Atualizado há

Incubadora Tecnológica fortalece o crescimento das empresas em Jundiaí
Empresa Cremolata nasceu na Incubadora e já conta com quiosque em shopping (Foto: Divulgação/Prefeitura de Jundiaí)

O químico Gilvan Xavier de Araújo, sócio da Cremolata, é um exemplo prático de como o apoio da Incubadora de Jundiaí, programa desenvolvido pela Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT) pode transformar um negócio. 

Depois de encerrar as atividades de uma empresa petrolífera, em 2018, ele decidiu investir no ramo de alimentos e, com auxílio da entidade administrada pelo Núcleo Softex e pela Prefeitura de Jundiaí, apostou em um novo desafio. Agora, Gilvan começa a colher os resultados e, ao todo, emprega quatro pessoas. 

A ideia do produto (um suco natural congelado e raspado, sem adição de leite e aditivos) surgiu em uma viagem à Itália. “Eu experimentei e, como trata-se de um sorbet muito refrescante, imaginei que pudesse dar certo no Brasil, que é um país quente”, conta. 

Depois de conversar com responsáveis da Incubadora, ele iniciou o planejamento do negócio e, dois meses atrás, abriu o primeiro quiosque da marca em um shopping da cidade. “A meta é abrir mais unidades e, no futuro, formatar o modelo de negócio para uma franquia”, adianta.

Gilvan explica que para possibilitar a produção em um espaço menor, como o de um quiosque, foi preciso desenvolver uma máquina própria. “Fiz o projeto e contratei a execução de uma empresa que também está na Incubadora. Essa proximidade torna tudo mais prático, ágil e com custo menor”, diz. “Mais do que a mentoria, estar incubado proporciona um networking muito relevante”, acrescenta.

A empresa mencionada por Gilvan é a Nadmec, que produz máquinas para otimização de processos industriais em um box a poucos metros de distância da Cremolata. 

O empresário André Marques, da Nadmec, diz que, com a chegada do novo cliente, ele pretende ter mais estabilidade para dar o próximo passo em seu planejamento. “Minha ideia é escalonar o negócio. Contratar pelo menos dois funcionários para executar os projetos enquanto eu busco novos clientes. Hoje sou eu quem faz tudo e fica mais difícil expandir”, explica.

Empreendedorismo

Fomentar o crescimento de pequenas e médias empresas no Município é uma das prioridades do prefeito Luiz Fernando Machado. “Empresas de porte menor também geram muitos empregos e renda para os cidadãos e, por isso, recebem o apoio da prefeitura por meio da nossa área de desenvolvimento econômico”, destaca.

O gestor da UGDECT, Messias Mercadante, afirma que o empreendedorismo é a melhor saída para enfrentar a crise econômica. “É por isso que trabalhamos fortemente para criar um ecossistema de inovação no Município e a Incubadora Tecnológica desempenha um papel fundamental nesse sentido”, aponta.

A Incubadora Tecnológica de Jundiaí passa atualmente por uma reforma para readequar o espaço e acomodar as 25 empresas residentes. Esse número é praticamente o dobro das 13 empresas que estavam instaladas no local no início de 2017. A meta é alcançar 40 incubados até o fim deste ano. O espaço é gerido com apoio da Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun).

Economia

Desemprego no primeiro trimestre sobe para 7,9%, revela IBGE

Apesar do aumento, vale notar que esta é a menor taxa para esse período desde 2014, quando atingiu 7,2%

Publicado

em

Por

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

A taxa de desemprego no primeiro trimestre de 2024 registrou um aumento, alcançando 7,9%. Isso representa um acréscimo de 0,5 ponto percentual em comparação com o trimestre anterior, que encerrou em dezembro de 2023 com 7,4%. Apesar desse aumento, é importante notar que esta é a menor taxa para esse período desde 2014, quando atingiu 7,2%. Esses dados são parte…

Continuar lendo

Empregos

Outback abre mais de 70 vagas de emprego para novo restaurante em Jundiaí

Oportunidades são para atendente de restaurante, atendente de bar, recepcionista, auxiliar de limpeza, auxiliar de cozinha e auxiliar de delivery.

Publicado

em

Por

Outback Jundiaí
O novo restaurante da rede será inaugurado em junho no Maxi Shopping Jundiaí (Foto: Ricardo Lima)

O Outback Steakhouse abriu 79 vagas de emprego para o novo restaurante da rede, que será inaugurado em junho no Maxi Shopping Jundiaí. Há oportunidades para os cargos de atendente de restaurante, atendente de bar, recepcionista, auxiliar de limpeza, auxiliar de cozinha e auxiliar de delivery. Os interessados podem se inscrever pelo site https://outback.gupy.io/ e preencher uma ficha de inscrição. O processo…

Continuar lendo

Empregos

Jundiaí Empreendedora tem mais de 2.800 vagas de emprego nesta segunda-feira (29)

Há oportunidades para as áreas de contabilidade, cozinha, vendas, recursos humanos, administrativo, construção e mais. Confira e candidate-se.

Publicado

em

Por

carteiras de trabalho
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O portal Jundiaí Empreendedora reúne, diariamente, vagas de emprego em empresas de pequeno, médio e grande porte na região. As oportunidades são diversas e para todos os níveis de escolaridade e experiência. Nesta segunda-feira (29), o Jundiaí Empreendedora tem mais de 2.800 vagas de emprego abertas. Confira e veja como se candidatar: Analista de Contabilidade na Akewl Jundiaí (1 vaga)…

Continuar lendo

Empregos

Últimos dias para as inscrições do Programa de Estágio 2024 da Dow em Jundiaí

Publicado

em

Por

Programa estágio Dow Jundiaí
Imagem: Divulgação Dow

O prazo para as inscrições do Programa de Estágio 2024 da Dow está terminando. As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de abril. Nesta edição, há vagas para atuar na planta da empresa em Jundiaí. As oportunidades são para estudantes universitários e alunos de cursos técnicos, em especial, na área de Pesquisa e Desenvolvimento. A diversidade é um…

Continuar lendo

Empregos

Portal Jundiaí Empreendedora oferece mais de 430 vagas no setor logístico

Publicado

em

Por

Geração de emprego e renda, além da formação profissional, são prioridades do governo municipal (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí se destaca como um importante polo logístico nos últimos anos, impulsionado por sua infraestrutura robusta, localização estratégica e iniciativas municipais voltadas para o setor. Essa expansão do setor logístico na cidade se traduz em mais de 430 vagas de emprego em diversas funções, como auxiliar de logística, conferente, auxiliar operacional e auxiliar de expedição, entre outras disponíveis através do…

Continuar lendo
Publicidade