Jundiaí: Projeto ‘Costura Solidária’ gera renda para mulheres e destina aventais aos profissionais da Saúde
Connect with us

Jundiaí

Jundiaí: Projeto ‘Costura Solidária’ gera renda para mulheres e destina aventais aos profissionais da Saúde

O projeto visa costurar cerca de 25 mil aventais em TNT e beneficiar oito mulheres em situação de vulnerabilidade social

Published

on

Atualizado há

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Coordenado pelo Grupo Sol da Cidadania e articulado pela Rede Jundiaí de Cooperação, vinculada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF) da Prefeitura de Jundiaí, o projeto ‘Costura Solidária’ teve início nesta segunda-feira (10), com objetivo de costurar cerca de 25 mil aventais em TNT, que serão remetidos aos profissionais da Saúde do município, e, ao mesmo tempo, beneficiar oito mulheres em situação de vulnerabilidade social, selecionadas pela ONG, para a costura dos acessórios de proteção individual.

As participantes foram definidas a partir de um processo seletivo, promovido pela entidade, cujo requisito principal era ter conhecimento em costura em máquina overloque. O presidente da instituição, Ari Ribeiro, considera essenciais ações como essa. “A iniciativa é muito importante porque ajuda no orçamento familiar dessas mulheres e colabora, diretamente, com o município, fornecendo equipamento de proteção aos profissionais da Saúde e da Educação”.

“No início da pandemia, nós, Construtora Santa Angela, ficamos sabendo do propósito do projeto pela Rede de Cooperação, e nos encantamos com a ideia. A partir daí, a Santa Angela coordenou com as outras empresas do Grupo Benassi a doação de tecidos para confecção dos aventais. A Santa Angela também patrocina a iniciativa e já fez dois aportes financeiros para a confecção dos aventais que serão doados aos profissionais da Saúde. Somos uma empresa engajada, preocupada e atenta às questões sociais que envolvem a nossa comunidade. E é uma honra para nós poder colaborar com este projeto; é uma oportunidade de contribuir com a atuação destes brilhantes profissionais da saúde, desde o início desta pandemia”, afirmou a gerente executiva de RH, Administração e Relacionamento da Santa Angela, Viviane Quiessi.

Com o objetivo de cumprir a meta do projeto, o grupo de costureiras estabeleceu uma padronização do serviço a partir de uma linha de produção sob a orientação da professora Rosana Tsurusawa, que voluntariamente esteve no Funss para colaborar com a sua experiência profissional. A professora Marta de Souza Rodrigues, contratada pelo Funss, também ajuda na coordenação de todo o processo. “Um ponto bastante positivo é que as participantes já têm conhecimento em costura. Além disso, os materiais já estão cortados, prontos para o fechamento e a inserção dos elásticos, otimizando ainda mais a produção em alta escala”, explicou Marta.

“A iniciativa vem ao encontro da vocação do Fundo Social, que é contribuir com o fortalecimento das famílias de Jundiaí por meio do incentivo ao empreendedorismo e à geração de renda e emprego. Estamos felizes porque todos ganham com a ‘Costura Solidária’: as costureiras, que serão remuneradas; os profissionais, que receberão novos aventais; e as pessoas, que recebem o atendimento nos equipamentos de Saúde”, afirmou a diretora Funss, Francine Picardi.

“Esta ação que beneficia toda a cidade destaca, sobretudo, a integração entre as Unidades de Gestão da Prefeitura de Jundiaí em benefício do bem-estar da população e da melhoria dos serviços públicos prestados”, acrescentou o gestor da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi.

As costureiras receberão vales-transportes para ir e voltar do Funss, cedidos pela Unidade de Gestão de Desenvolvimento e Assistência Social (UGADS). Os aventais costurados serão utilizados pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) e Unidade de Gestão de Educação (UGE) nas ações de combate à pandemia.

Jundiaí

Sua opinião importa: participe da consulta pública para o orçamento de Jundiaí 2025

Os jundiaienses podem indicar as principais demandas da cidade, sugerir investimentos prioritários e deixar sua opinião sobre o orçamento municipal.

Published

on

Paço Municipal de Jundiaí
A Prefeitura de Jundiaí pede ajuda da população para elaboração do Projeto de Lei Orçamentária (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí abre as portas para a participação da população na construção do orçamento municipal para o ano de 2025. Através de consulta pública, que estará aberta até o dia 20 de agosto, os cidadãos podem contribuir na identificação das principais demandas da cidade e na definição das prioridades de investimento. Para participar da Consulta Pública da Prefeitura…

Continue Reading

Jundiaí

Parque da Cidade de Jundiaí estende horário para aluguel de bikes nas férias de julho

O Parque da Cidade funciona de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 19h e aos finais de semana, das 6h30 às 18h. Confira o passo a passo para alugar bicicletas.

Published

on

Aluguel de bicicletas no Parque da Cidade de Jundiaí
O Parque da Cidade fica na Rod. João Cereser, Km 66 - Pinheirinhos (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Parque da Cidade, um dos principais pontos de lazer de Jundiaí, preparou uma programação especial para as férias de julho. De 8 a 31 de julho, o PEAMA (Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas) estenderá o horário para aluguel de bicicletas. Neste período, o Parque da Cidade disponibilizará suas bicicletas para que a população - adultos e crianças…

Continue Reading

Jundiaí

Serra do Japi: trilhas e aprendizado para crianças e jovens em Jundiaí

Published

on

Grupo de crianças e jovens caminhando em trilha na Serra do Japi, rodeados por vegetação densa e com monitores supervisionando.
Integrantes do Comitê das Crianças e Comitê dos Jovens andaram pelas trilhas da Serra do Japi - Foto: Prefeitura de Jundiaí

Em uma iniciativa para promover a conscientização ambiental, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) de Jundiaí, em parceria com a Fundação Serra do Japi, realizou neste sábado (29) um passeio educativo pelas trilhas da Serra do Japi com integrantes do Comitê das Crianças e do Comitê dos Jovens. A atividade teve como objetivo principal apresentar a rica biodiversidade e…

Continue Reading

Jundiaí

Mundo das Crianças Jundiaí inaugura o Espaço das Águas em agosto

Novas áreas de lazer e a sede da Rede Brasileira Cidade das Crianças fortalecem a qualidade de vida e o entretenimento em Jundiaí.

Published

on

Vista aérea do Espaço das Águas no Mundo das Crianças Jundiaí, mostrando lagos, áreas verdes e a cidade ao fundo.
Parque das Águas agrega mais uma área de proteção, educação e lazer para o Mundo das Crianças - Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí se prepara para receber uma nova área de lazer em agosto, ampliando ainda mais as opções de diversão para toda a família. O Mundo das Crianças Jundiaí, complexo de parques administrado pela DAE Jundiaí, ganhará o Espaço das Águas, uma área de 330 mil m² que promete encantar os visitantes com atrações para todas as idades. Um milhão de…

Continue Reading

Jundiaí

Nova Área da Infância em Jundiaí é inaugurada no Jardim Santa Gertrudes

Published

on

Crianças e adultos participam de uma atividade na Área da Infância em Jundiaí, acompanhadas por mascotes e segurando fitas coloridas.
Crianças das EMEBs no entorno circularam pela área - Foto: Prefeitura de JundiaÍ

O Jardim Santa Gertrudes, ganhou na manhã desta sexta-feira (28) a mais nova Área da Infância em Jundiaí, um espaço qualificado vinculado ao programa Cidade das Crianças. Para celebrar a inauguração, as crianças das Emeb Wilma Nalin Fávaro e Professora Mercedes Basile Bonito percorreram o trajeto da nova Área da Infância Jundiaí, em direção à praça em frente ao Centro…

Continue Reading
Advertisement