Projeto nacional de Grafite
Foto: Divulgação

A Associação Reduca, entidade escolhida para representar a cidade de Franco da Rocha no projeto nacional Comunidades Criativas, acaba de participar da oficina de orientação sobre a história da arte do grafite e uma introdução sobre os temas diversidade e inclusão. A oficina, que é a primeira etapa do projeto, teve 13 participantes, todos atendidos pela Associação Reduca em suas atividades educacionais complementares, tecnológicas e culturais, para crianças e jovens da comunidade. O Comunidades Criativas conta com apoio do Instituto CCR, no trecho da CCR AutoBAn.

A partir de agora, todos os envolvidos passam para a fase prática e criativa do projeto com a elaboração de desenhos individuais sobre diversidade e inclusão. Em seguida, uma votação popular define a ilustração que será grafitada no muro da Associação Reduca pelos próprios participantes com a monitoria do grafiteiro Eric Reis Alves, artista visual da cidade. Em breve a etapa de votação será anunciada. Participantes e familiares atendidos pela Reduca, bem como toda a comunidade de Franco da Rocha, poderão votar e interagir nas mídias sociais do projeto.

Para o responsável pela produção do Comunidades Criativas, Allan de Amorim, abordar os temas diversidade e inclusão pelas comunidades envolvidas é dar voz e marcar presença trazendo um tema atual através de uma expressão artística que reflete também a estética local.

[tdj-leia-tambem]

“Além de estimular a reflexão sobre um tema muito relevante para a sociedade, a iniciativa tem ainda dois importantes atributos, a liberdade criativa e o pertencimento. O primeiro com as ilustrações individuais, e o segundo com a experiência coletiva de grafitar o muro da sua própria instituição, um presente em forma de arte para a sua comunidade”, avalia Allan.

“Por meio do projeto Comunidades Criativas, iremos apoiar a criatividade e uma abordagem do ponto de vista educacional e inclusivo. Apoiar a arte de grafitar é estimular a criatividade e abrir caminhos para a socialização, por meio de projetos como estes apoiados pelo Instituto CCR”, destaca Ariane Teles, analista de Responsabilidade Social do Instituto CCR.

“O Comunidades Criativas vem contribuir para que jovens e adolescentes da comunidade sejam protagonistas do nosso espaço, ajudando ainda na identidade individual e coletiva que é muito importante.” Afirma Rose Ribeiro, presidente da Reduca.

O Comunidades Criativas é uma realização da Flamingo Comunicação, produção da Horizonte Educação e Comunicação e apoio do Instituto CCR e suas concessionárias locais por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Em Franco da Rocha, o apoio local é da CCR AutoBAn.