
Estamos mais próximos do que nunca de 2023, e de acordo com o clima dos últimos dias, o ano deve começar chuvoso em Jundiaí.
Segundo a Defesa Civil, o índice pluviométrico (que mede chuvas acumuladas), nas últimas 12 horas, chegou a 54,2 milímetros na cidade. Já nas últimas 72 horas, o acumulado é de 208.6 mm. Por isso, o município permanece em Estado de Atenção.
Entre sexta-feira (31) e terça-feira (3), o sistema meteorológico que causou as fortes precipitações dos últimos dias estará afastado da costa de São Paulo. Porém, como as temperaturas tendem a subir um pouco mais, junto da umidade vinda do oceano e/ou Amazônia, haverá condições favoráveis para pancadas de chuvas isoladas, seguidas por raios e ventos.
[tdj-leia-tambem]
“Até o momento, os modelos meteorológicos não indicam risco para acumulados expressivos. Contudo, como o solo já se encontra encharcado, recomenda-se que as pessoas mantenham a atenção em áreas mais vulneráveis”, alerta o coordenador da Defesa Civil, Coronel Gimenez. De acordo com o coordenador, os riscos de transtornos, como desabamentos, deslizamentos, enchentes e alagamentos seguem elevados.
Previsão do tempo para Jundiaí
- 31/12 – Nublado com possibilidade de chuva (15 mm). Temperatura: máxima de 26°C, mínima de 19°C. Vento de 17 km/h. Umidade Relativa do Ar: 72%.
- 01/01 – Nublado com possibilidade de chuva (11 mm). Temperatura: máxima de 28°C, mínima de 18°C. Vento de 16 km/h. Umidade Relativa do Ar: 72%.
- 02/01 – Nublado com possibilidade de chuva (6 mm). Temperatura: máxima de 25°C, m´nima de 17°C. Vento de 12 km/h. Umidade Relativa do Ar: 79%.
Força-tarefa
A equipe da força-tarefa, com a participação de setores da Prefeitura, está de prontidão e segue com vistorias preventivas de rotina durante toda a sexta-feira (30). Além disso, haverá uma visita ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Oeste, localizado no Jardim Novo Horizonte.
Assim, se precisar, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo número 4589-0666 ou o 199. Para obter mais orientações sobre o que fazer antes, durante e depois ao período de chuvas intensas, está disponível o aplicativo “Alerta SP”. Alertas de risco também são enviados por SMS: basta enviar uma mensagem com o CEP da localidade desejada para o número 4019
