
A Prefeitura de Jundiaí realiza, entre os dias 12 e 17 de agosto, o 2º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e Fórum Internacional das Infâncias. Jundiaí, sede da Rede Brasileira de Cidades das Crianças, volta a promover este encontro com a presença confirmada de Francesco Tonucci, idealizador do conceito Cidades das Crianças, e de Lorena Morachimo, coordenadora internacional de redes. Neste ano, o tema do encontro é “Imaginar a Cidade”.
Além de Tonucci e Lorena, outras presenças confirmadas incluem Alemberg Quindins, criador da Fundação Casa Grande (CE); Marisa Graham, defensora dos direitos das crianças e adolescentes que atua em Buenos Aires, na Argentina; Maria Julia Garcete Yegros, coordenadora do “Instituto Interamericano del Niño, la Niña y Adolescentes”, sediado em Montevidéu, no Uruguai; e o poeta André Gravatá.
O evento também contará com representantes dos 17 municípios que já fazem parte da Rede Brasileira, outros interessados de todo o Brasil e convidados das redes internacionais, de outros países como Chile, Colômbia, México, Espanha, Itália, França, Espanha e Portugal.
Durante as atividades do Encontro de Cidades das Crianças, serão disponibilizados equipamentos eletrônicos com tradução Português – Espanhol (e vice-versa) para os convidados e palestrantes.

“Durante este Encontro, os olhares dos gestores e especialistas do Brasil e do mundo interessados na política para as Infâncias voltam-se novamente para Jundiaí”, destaca o prefeito Luiz Fernando Machado. “Será mais uma oportunidade de o Município mostrar as iniciativas e resultados desta política intersetorial nos primeiros e fundamentais anos de vida dos cidadãos como tese fundamental da redução das desigualdades e da tomada de protagonismo nas vidas das famílias.”

Programação do 2º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças em Jundiaí
A abertura oficial da programação será no dia 12 de agosto (segunda-feira), a partir das 19h, com uma série de apresentações culturais e falas das autoridades presentes do Encontro. Tanto na abertura quanto nas demais atividades, a programação contará com as participações dos corpos artísticos municipais e dos integrantes do Comitê das Crianças de Jundiaí. O Teatro Polytheama também será palco das Mesas Temáticas, com as presenças de Tonucci e Lorena, além de palestrantes e mediadores convidados.

Na terça-feira (13), às 8h30, o tema da mesa será “Promover a Participação”. Já na quarta-feira (14), serão realizadas duas edições da mesa sobre Autonomia e Desemparedamento – às 8h30 e às 14h – com parte dos assentos reservada a educadores da rede municipal. Ainda na quarta (14), às 19h, o teatro recebe a mesa sobre “Inteligência Emocional”, e na quinta-feira (15), às 8h30, a mesa temática sobre “Brincar”.
[tdj-leia-tambem]
Visitas mediadas e exposições
No período da tarde, o Encontro de Cidades das Crianças contará com visitas mediadas a diversos pontos da cidade onde estão aplicados os conceitos da política pública voltada às Infâncias. Entre eles estão as Áreas da Infância, Parques Naturalizados, unidades escolares, equipamentos de Saúde e espaços culturais.
Também neste dia, os participantes do evento poderão conferir as montagens de Ruas de Brincar no Jardim Novo Horizonte e na rua Barão de Jundiaí, em frente ao Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro, onde serão realizadas oficinas para crianças e será a abertura da exposição “Eu saio para brincar”, uma ação da Associação Francesco Tonucci com vinhetas assinadas por “Frato” – identidade artística do pedagogo.
A Sala Glória Rocha, no Centro das Artes, será palco dos Painéis do Encontro de Cidades das Crianças, com o tema “Criança e Cidade”, na quinta-feira (15), a partir das 14h, e “Criança e Clima”, na sexta-feira (16), a partir das 8h30. O espaço também irá receber, nas noites da terça (13) e quinta-feira (15), as Projeções da Infância, com a exibição de produções audiovisuais sobre a temática do Encontro.

“Esta programação irá marcar o primeiro encontro presencial dos representantes dos Municípios que integram a Rede Brasileira, criada na programação de março do ano passado. Poder dialogar com o Tonucci e a Lorena, sumidades reconhecidas internacionalmente pela visão que têm da temática das Infâncias, será uma oportunidade única, tanto para os Municípios que já reconhecem esta importância, quanto para incentivar a vinda de mais e novos integrantes”, ressalta Marcelo Peroni – gestor de Cultura e coordenador da Rede Brasileira de Cidades das Crianças.
Também fará parte da programação uma série de agendas com Tonucci e Lorena, destinadas aos integrantes do Comitê das Crianças, da Rede Brasileira e do GT Criança na Cidade, grupo de trabalho intersetorial composto pelos servidores das diversas Unidades de Gestão da Prefeitura. O encerramento da programação deste ano está marcado para o Mundo das Crianças, no sábado (17), no período da manhã.

“O núcleo da filosofia deste projeto de Cidades das Crianças está em considerar que uma cidade que é boa para elas é boa para todos, incluindo aí também os adultos e os idosos. E o segredo para se atingir este objetivo é escutar o que elas têm para dizer, pois só elas são capazes de dar uma resposta livre de interesses e de compromissos”, diz Francesco Tonucci. “Não se trata de obrigá-las a dar a solução para os problemas que os adultos criaram, mas permitir que elas participem do governo das cidades e tenham a autonomia que merecem nos diversos espaços urbanos. E estes serão todos temas presentes na programação deste 2º Encontro.”