7 opções de bate-volta partindo de Jundiaí neste feriado
7 opções de bate-volta partindo de Jundiaí neste feriado

Feriadão de Proclamação da República chegando e, para os que não se intimidam com a probabilidade de chuva nesta sexta-feira (15), uma boa opção é fazer um bate-volta ou viajar para lugares mais próximos. No fim de semana, para a felicidade dos viajantes, o sol deve voltar a aparecer.

Aqui pela região ou em cidades próximas tem algumas coisas bem legais para se conhecer, confere só:

Rotas turísticas de Jundiaí

Foto: Divulgação/Prefeitura de Jundiaí

Essa dica é para quem não quer sair da cidade. Aqui mesmo em Jundiaí há várias rotas turísticas, fomentando o turismo rural da cidade. São seis rotas: do Castanho, Centro Histórico, Cultura Italiana, Terra Nova, Uva e do Vinho. Você pode conferir as rotas aqui.

Circuito das Frutas

Foto: Divulgação/Circuito das Frutas

Jundiaí também integra o Circuito das Frutas, formado por outros municípios como Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo. O circuito destaca-se pela realização do turismo rural nas diversas propriedades existentes, aproveitando o potencial de produção de frutas historicamente presente na região.

O dia-a-dia do campo, as tradições, a culinária, as frutas frescas direto do pé, atrativos estes, cercados pela hospitalidade característica da roça, podem ser vistos nos roteiros rurais do Circuito, que se completam pelas adegas de produção de vinho artesanal, alambiques e pela cultura italiana tão presente em todos os municípios. Confira mais informações no site do Circuito das Frutas.

Rota Cervejeira

Fotos: Divulgação

O Estado de São paulo lançou, recentemente, a Rota Cervejeira, que abrage cinco rotas: capital e região, que inclui Jundiaí; Campinas e região; Sorocaba; Serra da Mantiqueira e Ribeirão Preto. No total, há 218 fábricas de cervejas no Estado, que já está em 2º lugar no ranking do Brasil em número de cervejarias.

Aqui na região há quatro cervejarias integrando a rota: Blondline, Dádiva, Startup e Rofer. O Tribuna de Jundiaí fez recentemente uma reportagem sobre as cervejarias, que estão nas cidades de Itupeva e Várzea Paulista.

Holambra

Foto: Divulgação/Veja SP

A cidade fica na região de Campinas e permite tranquilamente um bate-volta. De origem holandesa – e com algumas contruções que lembram muito as da Holanda -, na cidade há opções de trilhas, museu, gastronomia, passeios de charrete e pesca. Lojinhas, restaurantes e cafés complementam as opções. Mesmo fora da temporada da Expoflora, quando a cidade lota, é um charme e merece o passeio.

Guarujá

Foto: Priscila Zambotto/Viagem e Turismo

Para quem encara um bate-volta mais longo e quer ver o mar o Guarujá é uma boa pedida. Além de praias urbanas, como a da Enseada e do Pitangueiras, há opções de praias situadas em meio à natureza, que necessitam de trilhas para chegar, como é o caso da Praia Branca e a Praia do Éden – esta última com lindas águas esverdeadas.

Hopi Hari e Wet’n Wild

Foto: Reprodução/TripAdvisor

Uma das opções por perto é o Hopi Hari, localizado em Itupeva. Com 760 mil metros quadrados, é considerado um dos maiores parques de diversão da América Latina e tem opções de brinquedos para os pequenos e também para os adultos, aventureiros ou nem tanto. Para o calor, o Wet’n Wild, exatamente ao lado do Hopi Hari, é um parque aquático de grande porte e conta com tobogãs e diversas piscinas para todas as idades.

Cachoeira da Corda

Foto: Reprodução/Facebook

Para os que amam natureza e querem refrescar, eis uma opção pertinho de Jundiaí! A Cachoeira da Corda fica dentro da Fazenda Guaxinduva, em Cabreúva. O espaço, rodeado pela Serra do Japi, ainda conta com uma outra cachoeira menor, a do Sabiá. Um lago e um restaurante completam as opções do local. Fica na Rodovia Guaxinduva. Informações pelo (11) 95550-9003.