Quatro cervejarias artesanais da região, Blondline, Dádiva, Startup e Rofer, vão integrar Rota Cervejeira Paulista, lançada na última semana e que vai abranger cervejarias de todo o Estado de São Paulo.
Serão cinco Rotas Cervejeiras: capital e região, que inclui Jundiaí; Campinas e região; Sorocaba; Serra da Mantiqueira e Ribeirão Preto. No total, há 218 fábricas de cervejas no Estado, que já está em 2º lugar no ranking do Brasil em número de cervejarias.
Blondine
Fundada em 2010, a cervejaria Blondine fica em Itupeva e conta com 23 rótulos da linha Blondine, 3 da Martina e 5 Be Pop, todos produzidos artesanalmente. O local também oferece chopes artesanais.
Para Sibele Xerfan, diretora da cervejaria, a inclusão do local na Rota Cervejeira é um grande reconhecimento. “Ainda mais porque estamos perto de um polo turístico muito grande em Itupeva, perto do Hopi Hari, do Outlet Premium e do Wet’n Wild”, afirma.
As cervejas fabricadas no local já foram premiadas diversas vezes por seus rótulos e , apenas em 2019, foram 3 medalhas.
A Blondine iniciou também as exportações para os Estados Unidos e China. Recentemente, lançou o refrigerante artesanal Be Pop, a linha de cervejas Martina e a consagração da parceria com o Instituto da Cerveja Brasil.
Hoje está presente no cenário gastronômico, sendo marca presente nas principais casas de São Paulo como A Casa do Porco, Picchi, ICI Brasserie, Bráz Elettrica, Dona Onça, Jacarandá e Bio.
A cervejaria fica na Rodovia Akzo Nobel, 2143, em Itupeva.
Dádiva
A cervejaria artesanal Dádiva, de Várzea Paulista, foi fundada em 2014. Desde então, já lançaram mais de 120 cervejas e, destas, atualmente 10 estão em linha. Com os rótulos, a Dádiva visa agradar os mais variados públicos, com cervejas Lager, IPA e black.
Os rótulos já receberam dezenas de prêmios em competições nacionais e internacionais, incluindo o de melhor cerveja do Brasil no Festival de Cervejas de Blumenau em 2018.
“Tentando conversar com um público maior, lançamos recentemente uma cerveja sem glúten e uma sem álcool. Temos uma sidra também, bebida à base de maçã, com lúpulo e chips de carvalho”, conta a sócia-fundadora da empresa, Luiza Lugli Tolosa.
Com a criação da rota, ela espera que a cultura da cereja artesanal seja mais difundida. “Esperamos que seja possível encontrá-las de forma mais democrática em mais lugares”, afirma.
A fábrica fica próxima ao Clube dos Metalúrgicos. Para chegar lá, conforme explica Luiza, “basta escrever CERVEJARIA DÁDIVA no Waze ou Google Maps”.
Startup Breewing
Criada há pouco mais de um ano em Itupeva, a Startup Brewing não é apenas uma fábrica de cervejas artesanais, mas também uma empresa de tecnologia cervejeira, tendo em seu portfólio marcas próprias, como a Cervejaria Unicorn e Ux Brew, e cervejarias ciganas (cervejarias que terceirizam a produção em uma fábrica), como a Juan Caloto e Avós.
Em pouco mais de um ano de vida, já passaram pela fábrica da Startup mais de 20 cervejarias ciganas diferentes.
Além das quatro marcas, cada um com mais de 6 rótulos, que incluem variados tipos de cerveja, a Startup Breewing também oferece 20 torneiras de chope de autosserviço (com opções de marcas próprias e convidadas), em um Beer Garden, espaço inspirado nos “bier garten” alemães: um grande espaço descontraído e aconchegante.
Com pouco tempo de existência, a fábrica já recebeu neste ano medalhas em 3 concursos nacionais com as IPA e NEIPA da Unicorn, somando assim 4 ouros e 2 pratas.
Para o sócio fundador da Startup, André Franken, a notícia da inclusão na rota é muito satisfatória. “São Paulo é um dos maiores estados em número de cervejarias artesanais do país e com forte crescimento e expansão. Acreditamos que incluir a cerveja artesanal na rota de turismo e cultura permite que o desenvolvimento e expansão deste mercado ganhe ainda mais força”, afirma.
A cervejaria fica na rua Alípio Simões, 265, em Itupeva.
Rofer
A Cervejaria Rofer foi criada há 10 anos e fica também em Itupeva. Foi a primeira cervejaria artesanal da cidade e fica em uma área verde e rural, com um lago e árvores para tomar uma cerveja e apreciar a paisagem.
O local também tem o conceito de Beer Garden e, por lá, é possível experimentar nove rótulos de cervejas produzidas no local, além dos chopes artesanais.
As cervejas IPA, Vienna e HEFE WEIZEM já foram premiadas e, atualmente, a Rofer conta com 4 medalhas.
A Rofer fica na Via Estevão Poli, 1250, no bairro do Bonfim, Itupeva.
Com o fim do ano se aproximando, muitas pessoas começam a planejar uma escapada para relaxar e celebrar a virada. Se você ainda não definiu para onde ir, não se preocupe: há diversas opções encantadoras próximas a Jundiaí que oferecem experiências incríveis para todos os estilos de viajantes. Confira algumas sugestões de destinos de última hora e prepare-se para aproveitar…
A Rota da Cultura Italiana de Jundiaí é uma imersão única nas tradições e sabores da cultura italiana. Entre as 16 paradas recomendadas nesse roteiro, hoje te apresentaremos o Café Colonial Bella Matina e a fábrica de massas artesanais Tre Sorelle, dois pontos que proporcionam experiências gastronômicas autênticas e acolhedoras. Manhã no Café Colonial Bella Matina No Café Colonial Bella…
Jundiaí, cidade que carrega no sangue e na cultura a herança italiana, oferece um convite especial para quem deseja conhecer mais de perto suas raízes: a Rota da Cultura Italiana. Este circuito turístico proporciona uma imersão autêntica na simplicidade e nos sabores característicos da região, resgatando o aconchego da tradicional casa da Nonna. Um dos pontos dessa rota é o…
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência, personalizar conteúdos e anúncios, e recomendar conteúdos relevantes. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.AceitoPolítica de Privacidade