ACE comemora 100 anos a favor do empreendedorismo em Jundiaí
Conecte-se conosco

Jundiaí

ACE comemora 100 anos a favor do empreendedorismo em Jundiaí

A Associação foi fundada em 23 de fevereiro de 1923, com uma Jundiaí com quase 43 mil moradores, sendo 25% estrangeiros.

Publicado

em

Atualizado há

Mark William Ormenese Monteiro
A ACE Jundiaí completa seu centenário neste dia 23 de fevereiro de 2023 (Foto: ACE Jundiaí)

Em uma década em que o café virou riqueza investida em ferrovias e fábricas e a imigração italiana foi estimulada, surgiu a Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí, que completa seu centenário neste dia 23 de fevereiro.

Fundada em 1923, período em que a cultura de associativismo em vários segmentos ganhava força no Estado de São Paulo e outras regiões do País, a Associação foi e continua sendo protagonista de muitas conquistas e transformações econômicas, culturais e sociais. “Ao longo da história, a Associação se mostrou o quanto é importante no município. Não é qualquer entidade que completa 100 e se chegou até aqui é porque tem a sua importância para o município”, diz o atual presidente, Mark William Ormenese Monteiro. “A Associação continua forte, representativa, com olhar voltado para o futuro, sempre no intuito de ajudar o empresário, para que ele cresça na nossa cidade.”

Mark, que assumiu a presidência em 2020, está em seu segundo mandato. Além de sua atuação voluntária como presidente da entidade, é advogado e empresário e como tal, enxerga a Associação como uma grande parceira para os seus negócios.  “Empreender é muito solitário e se eu tentar discutir individualmente as minhas ‘dores’, talvez não resolva. O fato de estar em uma Associação que reúne outros empresários, com as mesmas dores, fica muito mais fácil conseguir a solução. A ACE trabalha no sentido de sempre encontrar a melhor solução para o empresário”, diz.

Para marcar o centenário, a diretoria da Associação está programando várias ações que serão realizadas ao longo de 2023, entre elas, uma campanha de sorteio de R$ 100 mil em prêmios para estimular as vendas no comércio dos associados em datas comemorativas.

100 anos de história

A Associação foi fundada em 23 de fevereiro de 1923, com uma Jundiaí com quase 43 mil moradores, sendo 25% estrangeiros. O comércio já contava com a padaria Paulicea, inaugurada em 1894, e dezenas de vendinhas, armazéns e casas de secos e molhados.

Na rua Barão de Jundiaí, hoje o principal corredor comercial da cidade, ainda se ouvia os cascos dos cavalos batendo nos paralelepípedos em meio aos sobrados no estilo colonial.  Nesta via, na esquina com a rua São José, funcionava a Casa Rappa, na época o armazém mais importante da cidade, de propriedade de Sperandio Rappa, italiano que chegou ao Brasil com 16 anos e em pouco tempo se transformou em um dos principais comerciantes da época.

Perto dali funcionava a Casa Del Porto, que vendia tecidos e armarinhos, ao lado da Matriz, de propriedade da família do Major Carlos Del Porto, outro comerciante representativo na cidade.

Juntos, Del Porto e Sperandio foram os grandes articuladores para a formação da entidade, ainda denominada “Associação Commercial de Jundiahy”. Em 23 de fevereiro, ao lado de outros comerciantes, reuniram-se pela primeira vez no salão nobre do Cassino Jundiaí, que anos depois de transformou no Clube Jundiaiense, e sob orientação de Alberto Gentil de Almeida Pedro, delegado da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), discutiram a criação da entidade.

Neste dia, depois de formarem uma diretoria provisória com outros comerciantes, agendaram uma Assembleia para a eleição da diretoria definitiva da Associação, realizada em 4 de novembro de 1923, já em um imóvel alugado, localizado à rua Barão de Jundiaí, 56, que pertencia à Casa Rappa. No pleito, Rappa entrou para a história como o primeiro presidente da Associação e Del Porto, como o vice.

As demandas estavam relacionadas a cada período. No início da Associação, por exemplo, muitas estavam relacionadas à Companhia Paulista de Estradas de Ferro. Em uma de suas atuações, a diretoria solicitou, e conseguiu, o alargamento do vão da ponte sobre o rio Guapeva, instalada entre as Estações da São Paulo Railway e da Jundiahy-Paulista, para evitar as enchentes na Vila Arens. “Quando revemos a história e tudo o que foi feito em 100 anos, percebemos que a entidade esteve envolvida em muitos movimentos políticos ou que foram importantes para o crescimento da cidade”, diz Mark.

O presidente diz que a força e a representatividade da Associação vêm dos próprios empresários, que desde os primeiros associados até hoje acreditam no trabalho realizado, e nada seria possível sem o esforço dos associados, nossos parceiros e colaboradores. “Agradecemos a todas as pessoas que fazem parte desta história.”

Jundiaí

Jundiaí se mobiliza em prol das vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

A ação teve início neste domingo (5) e se estenderá durante a semana.

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade e da Rede de Cooperação, em parceria com a Azul Conecta, está promovendo uma campanha de arrecadação de itens para auxiliar as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. A ação teve início neste domingo (5) e se estenderá durante a semana. Pontos de coleta: Fundo Social de…

Continuar lendo

Jundiaí

Com mais de 10 mil casos de dengue, Jundiaí intensifica ações de combate à doença

O Ivoturucaia continua sendo o bairro de Jundiaí com mais notificações, com 807 casos de dengue. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí segue em alerta contra a dengue, com mais de 10 mil casos registrados. Até o dia 3 de maio, a cidade acumulava 10.524 notificações da doença, com cinco óbitos confirmados. Desses casos, 9.049 são autóctones, ou seja, contraídos no próprio município. O Ivoturucaia continua sendo o bairro com mais notificações, com 807 casos. Em seguida, aparecem os bairros Jardim…

Continuar lendo

Jundiaí

Guarda Municipal de Jundiaí cresce 170% em 10 anos

Os investimentos em segurança realizados pela Prefeitura de Jundiaí nos últimos anos são expressivos.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) comemora seus 75 anos de fundação e se prepara para ocupar dois novos prédios construídos exclusivamente para ela. As novas sedes, localizadas na avenida 14 de Dezembro e no Medeiros, representam um marco na história da GMJ, que nos últimos anos vem crescendo em números e investimentos. Em 2014, a GMJ contava com 40…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí Empreendedora impulsiona o comércio local com o Guia Meu Comércio

Participar do Guia Meu Comércio é simples, rápido e gratuito. Confira.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

O portal Jundiaí Empreendedora oferece uma ferramenta valiosa para conectar consumidores e empresas locais: o Guia Meu Comércio. Mais de 1000 empresas já se cadastraram na plataforma, que se destaca por ser gratuita, fácil de usar e eficaz na promoção do comércio local. O Guia Meu Comércio funciona como uma ponte entre consumidores que buscam produtos e serviços e empresas…

Continuar lendo

Jundiaí

Instituto Adimax doa fraldas para Cidade Vicentina em Jundiaí

Publicado

em

Por

Instituto Adimax faz doação de 1.440 fraldas para Cidade Vicentina
Pela segunda vez, Instituto Adimax faz doação de 1.440 fraldas para Cidade Vicentina (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em um gesto de grande solidariedade, o Instituto Adimax realizou nesta quinta-feira (02) a doação de 1.440 fraldas geriátricas para a Cidade Vicentina Frederico Ozanam, entidade que acolhe idosos em situação de vulnerabilidade. Essa é a segunda grande doação de fraldas feita pela empresa em menos de um ano, reforçando seu compromisso com o bem-estar da comunidade. Ação conjunta garante…

Continuar lendo
Publicidade