ACE Jundiaí rompe barreiras com liderança feminina e coletiva

A presença de mulheres na liderança do mundo dos negócios tem ganhado cada vez mais destaque, e a Associação Comercial Empresarial – ACE Jundiaí é um exemplo claro dessa transformação. Desde 2024, a educadora, psicóloga e empreendedora Leandra Maia Diniz ocupa o cargo de presidente, tornando-se a primeira mulher a comandar a entidade em seus 102 anos de história.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-3

[tdj-leia-tambem]

Leandra Diniz: primeira mulher a assumir a presidência da ACE Jundiaí

A trajetória de Leandra na ACE começou em 2017, quando se integrou à Diretoria Executiva do presidente Elton Monteiro. Depois, assumiu a vice-presidência durante a gestão de Mark William Ormenese Monteiro. Em 2024, Leandra assumiu a presidência da entidade, cargo exercido de forma voluntária, e tem se dedicado não apenas à Associação, mas também ao Colégio Elíseos, que mantém.

Embora o cargo de presidente seja de grande responsabilidade, Leandra destaca a importância de sua equipe, majoritariamente feminina, e acredita que o sucesso de sua gestão está baseado em dedicação, competência e trabalho colaborativo. “O resultado da minha gestão hoje é reflexo da minha dedicação, mas também do time Ace, que abraça as ideias, não é resistente e está sempre disposto a trabalhar em prol dos empreendedores”, afirma Leandra.

Leandra não está sozinha na liderança da ACE. Ao seu lado, mulheres como Luciane Francis Robi e Keila Santana desempenham papéis fundamentais na operação da entidade. Luciane, com 27 anos de experiência na ACE, atua na área de legalização de empresas e Certificado Digital. Ela lembra com carinho de sua entrada na associação, quando se candidatou à vaga publicada em um jornal local. “Enviei o currículo pelo correio”, lembra com um sorriso.

Luciane destaca a importância da presença de uma mulher na presidência da ACE, um marco histórico para a associação.

“Nunca tivemos uma mulher no comando antes. Isso é um grande passo”, diz Luciane.

Keila Santana, com 24 anos de dedicação à ACE, também compartilha sua jornada de superação. Entrou para a associação aos 19 anos, superou desafios, conquistou novos conhecimentos, como sua graduação em Comércio Exterior e MBA em gestão de pessoas, e atualmente ocupa o cargo de coordenadora de Relacionamento e Qualidade.

Para Keila, a presidência de Leandra é uma prova de evolução da sociedade. “É um orgulho ver uma mulher ocupando um cargo nunca exercido antes. Mostra que podemos estar onde quisermos”, afirma.

Diversidade de estilos de liderança

Sandra Girardi Melchíades, gestora da ACE desde 2019, é graduada em Administração e possui mestrado na mesma área. Durante sua carreira, trabalhou com diversas lideranças, a maioria masculina, e destaca que o estilo de liderança é o que realmente faz a diferença.

“O que muda não é ser homem ou mulher, e sim o estilo de liderança de cada um”, explica Sandra.

Ela, que também se sente representada por Leandra, valoriza a diversidade e afirma que a predominância feminina na equipe da ACE Jundiaí é reflexo de um processo seletivo baseado em perfil e competência.

O legado de Leandra Diniz

Leandra Maia Diniz, com seu estilo de liderança, abriu caminho para outras mulheres no ambiente de negócios e inspirou muitas a seguir seus passos. Para ela, sua gestão não é apenas sobre os resultados alcançados, mas sobre a oportunidade de mostrar a outras mulheres que é possível ocupar espaços antes inacessíveis.

“Abri caminho e espero que outras mulheres continuem a escrever novas histórias à frente da Associação Comercial”, conclui Leandra, reafirmando seu compromisso com a transformação e a inclusão no mundo dos negócios.