Jundiaí recebe acervo de 5 mil itens para preservação da memória da ferrovia
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) de Jundiaí celebra a cessão de posse ao Município de um acervo ferroviário de grande importância histórica e cultural. A conquista, resultado de uma solicitação da Prefeitura feita em 2017, representa um passo fundamental para a preservação da memória da ferrovia na cidade, no estado e no país.

O acervo, composto por cerca de 5 mil itens, inclui peças em exposição no Museu dos Ferroviários, documentos históricos sob custódia do Arquivo Municipal e 12 veículos, entre locomotivas e vagões, situados no Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa).

“A atuação que temos tido desde 2017 com este acervo, inclusive as medidas para a estabilização de suas condições e a efetiva transferência de sua posse para o Município, teve sempre como objetivo a preservação da memória da Ferrovia, tanto para Jundiaí como para todo o Estado e o País”, afirma o gestor da UGC.

Posse de itens do acervo da ferrovia em Jundiaí

Com a posse dos veículos, por exemplo, a Prefeitura de Jundiaí poderá dar continuidade aos estudos para análise do estado de cada um deles e a necessidade de recuperação, seja estética ou funcional, visando à sua futura utilização. Para tanto, serão necessários o contratação de especialista na área e a aprovação junto aos órgãos de proteção, já que os itens são tombados em nível estadual pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) e protegidos em nível federal pelo Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Mesmo sem a posse formal dos veículos, a UGC já havia tomado medidas para garantir sua estabilidade dentro do Espaço Expressa. A presença e disposição das peças também já integravam o Plano Diretor aprovado para o local, que prevê seu uso para atividades culturais e a criação de um Parque Urbano em seu eixo histórico.

“Uma vez proprietária deste acervo, agora sim a Prefeitura pode atuar junto aos especialistas e aos órgãos de proteção para as intervenções necessárias, inserindo esses itens ainda mais no plano de uso com vocação cultural aprovado para o Espaço Expressa”, ressalta o gestor.

Jundiaí recebe acervo de 5 mil itens para preservação da memória da ferrovia
Foto: Prefeitura de Jundiaí

[tdj-leia-tambem]