Ações da Cidade das Crianças transformam Jundiaí em referência
Conecte-se conosco

Jundiaí

Ações da Cidade das Crianças transformam Jundiaí em referência

Escolha é um reconhecimento ao trabalho feito no município, que conta com o Comitê das Crianças

Publicado

em

Cidade das Crianças
Indicação foi feita em reunião on-line realizada com o idealizador da rede, o pedagogo italiano Francesco Tonucci (Foto: PMJ)

A rede mundial de Cidades das Crianças elegeu Jundiaí para fazer a interlocução com interessados em aderir à iniciativa. A escolha é um reconhecimento ao trabalho feito no município, que conta com o Comitê das Crianças e a implantação de programas voltados aos pequenos.

A informação foi divulgada nesta sexta (26) pela Prefeitura de Jundiaí. Segundo o poder público, a referência jundiaiense foi apresentada nesta semana, em reunião on-line com o pedagogo italiano Francesco Tonucci – idealizador do conceito de Cidade das Crianças – e a articuladora da rede para a América Latina, Lorena Morachimo. O prefeito Luiz Fernando Machado e gestores da Prefeitura participaram deste encontro.

Entre as boas práticas de Jundiaí para a Infância estão a criação do Comitê, responsável por ouvir as demandas propostas pelas crianças, e a implantação de projetos e programas que, efetivamente, garantam o protagonismo e a autonomia das crianças na cidade. Atualmente, a rede mundial é composta por 200 Cidades das Crianças.

“Esta indicação é mais um reconhecimento pelo protagonismo de Jundiaí e eleva a uma potência internacional nossa capacidade em compartilhar exemplos de eficiência em políticas públicas, neste caso, voltadas para a Infância. Temos feito na Prefeitura um exercício entre os gestores para que, escutando o que as crianças têm a dizer, construam uma cidade cada vez melhor para elas. Isso passa desde a redução da taxa de mortalidade da cidade para uma das menores do país até, por exemplo, fazer um exercício de escutar as sugestões das crianças para que tenham mais conforto no trajeto a pé até a escola, já que cerca de 60% dos quase 40 mil alunos da rede municipal costumam caminhar até as unidades escolares”, comenta Luiz Fernando.

Inspiração

O gestor da Unidade de Cultura, Marcelo Peroni, um dos interlocutores para o assunto da Infância na Prefeitura, explica os próximos passos após o anúncio. “A exemplo do que já acontece com Rosário, que foi a pioneira na América Latina na adesão à rede há 30 décadas, o modelo jundiaiense de boas práticas para a Infância é reconhecido oficialmente como inspiração a outros municípios ou instituições. Isso significa, na prática, que nos tornamos um ponto de disseminação do conceito e do projeto, com o importante amparo da rede e dos importantes parceiros por ela indicados. Os próximos passos serão as formalizações e tratativas necessárias para o aprofundamento deste novo papel de Jundiaí”.

Também participaram do encontro a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, que compartilhou a experiência do Município de desemparedamento na volta às aulas, e a diretora de Urbanismo da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano (UGPUMA), Sylvia Angelini, que explicou as diretrizes e políticas adotadas pela Prefeitura levando em conta apontamentos resultantes da escuta da criança na cidade.

Jundiaí

Premiada em torneio mundial, equipe de robótica do Sesi de Jundiaí visita Prefeito

Nos Estados Unidos, a equipe conquistou o 2º lugar em Projeto de Inovação e o 3º em Aliança Campeã, além da maior pontuação na competição de robôs. 

Publicado

em

Por

Alunos do Sesi contaram as experiências do torneio mundial, em Houston, ao Prefeito de Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta segunda-feira (29), o Prefeito Luiz Fernando Machado recebeu alunos do Sesi Jundiaí que compõem a Heroes, tradicional equipe de robótica da escola. Recentemente, o time recebeu prêmios em três categorias na etapa mundial do First Lego League Challenge, maior torneio de robótica do mundo. Em Houston, nos Estados Unidos, o Heroes faturou o 2º lugar em Projeto de Inovação…

Continuar lendo

Jundiaí

Plano de Bairro do Centro terá participação de alunos da FATEC de Jundiaí

No encontro, os alunos conheceram a área mapeada e puderam apresentar sugestões e aprimoramentos

Publicado

em

Por

Mapa do Centro foi mostrado aos estudantes. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta segunda-feira (29), técnicos da Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) e Cultura (UGC), apresentaram a alunos da FATEC (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo) as futuras ações do Plano de Bairro do Centro da cidade. No encontro, os alunos conheceram a área mapeada e puderam apresentar sugestões…

Continuar lendo

Jundiaí

Dengue: Jundiaí terá duas UBSs abertas para atendimento no feriado

Os principais sintomas da doença são: febre, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, manchas na pele, dor nos olhos, fraqueza e vômito.

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
Pessoas de todas as regiões da cidade podem buscar os dois serviços dia 1º de maio (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Durante o feriado do dia 1º de maio, a Saúde de Jundiaí manterá duas UBSs abertas para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue. Pacientes com sintomas leves e moderados podem se dirigir à Nova UBS Jardim do Lago e à UBS Tamoio, das 8h às 17h. As unidades fecharão os portões às 16h. Pessoas com mais de 60…

Continuar lendo

Jundiaí

Dia do Trabalho: confira o ‘Abre e Fecha’ dos serviços municipais de Jundiaí

Confira como será o funcionamento da Saúde, Transporte, Lazer e mais.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Os serviços e equipamentos públicos da Prefeitura de Jundiaí poderão ter horários de funcionamento alterados na quarta-feira, 1º de maio, feriado nacional do Dia do Trabalho. Confira os detalhes e horários de funcionamento no período: Os setores administrativos em geral não terão expediente na quarta (1º), retomando o atendimento normal na quinta-feira (02). Paço Municipal; Unidades de Gestão externas; Complexo…

Continuar lendo

Jundiaí

Projeto Ludoteca estimula o desenvolvimento infantil através do brincar

Direcionado às crianças de três anos da rede municipal de ensino de Jundiaí, é uma das iniciativas vinculadas ao programa Escola novadora

Publicado

em

Por

Na Emeb Professor Owen Zílio, atividade da semana com a turma do G3 foi com a história dos “Três Porquinhos e o Lobo Mau”. Foto: Prefeitura de Jundiaí

O projeto Ludoteca, direcionado às crianças de três anos (G3) da rede municipal de ensino de Jundiaí, é uma das iniciativas vinculadas às aprendizagens das crianças pelo eixo da qualidade de ensino do programa Escola Inovadora. Com foco na promoção de experiências lúdicas, o projeto visa promover diversas atividades de acolhimento, centradas na Arte e na Cultura, tais como músicas,…

Continuar lendo
Publicidade