
A DAE Jundiaí recebeu estudantes da Escola de Educação Especial e os jovens do Centro de Convivência (CCO) da APAE de Jundiaí em uma visita técnica. Através do Programa Águas de Jundiaí, os participantes conheceram de perto todo o processo de tratamento da água, desde a captação até a distribuição para a população da cidade.
De acordo com Francisco Manoel Neto Soares, Assessor de Política e Saneamento da DAE Jundiaí, a iniciativa teve como principal objetivo promover a inclusão social dos jovens, capacitando-os para se tornarem agentes multiplicadores das informações e conhecimentos adquiridos durante a visita.
“Acreditamos na educação horizontal, onde todos são cidadãos e devem ser tratados com respeito. Através do programa, buscamos conscientizar sobre o uso consciente da água, a importância da preservação ambiental e o papel de cada indivíduo na construção de um futuro mais sustentável”, ressalta Soares.

Estudantes da APAE de Jundiaí conheceram a importância da água potável
A visita à Estação de Tratamento de Água (ETA), situada no bairro do Anhangabaú, foi o ponto alto do programa. Lá, o grupo da APAE de Jundiaí teve a oportunidade de conhecer em detalhes todas as etapas do tratamento da água, desde a captação até a sua distribuição final. Através de explicações detalhadas e demonstrações práticas, os participantes puderam compreender a importância da água potável para a saúde e o bem-estar da população, além dos cuidados necessários para sua preservação.
Mais do que um aprendizado técnico, a visita também serviu para conscientizar os jovens sobre a importância da responsabilidade ambiental e do papel de cada indivíduo na conservação dos recursos hídricos. Os participantes puderam entender como atitudes cotidianas, como o consumo consciente de água e o descarte correto do lixo, podem impactar diretamente na qualidade de vida das pessoas e na preservação do meio ambiente.

Para muitos dos estudantes da APAE de Jundiaí, a experiência foi única e transformadora. Ao se depararem com a complexidade e a eficiência do sistema de tratamento de água, eles se sentiram motivados a levar tudo que aprenderam para casa e compartilhar o conhecimento com familiares, amigos e vizinhos.
A visita técnica foi finalizada com um delicioso lanche no Bosque da ETA e a entrega de brindes para os participantes.
[tdj-leia-tambem]