Atividades nas UBSs de Jundiaí auxiliam na prevenção da pressão alta; confira
Connect with us

Jundiaí

Atividades nas UBSs de Jundiaí auxiliam na prevenção da pressão alta; confira

As unidades de saúde contam com grupos de meditação, auriculoterapia e mais.

Published

on

Atualizado há

Veja como participar dos grupos, ofertados em todos os equipamentos da Atenção Básica (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

No Dia de Combate à Hipertensão, celebrado quarta-feira (26), a Saúde de Jundiaí reforça o alerta para prevenir e controlar os índices de pressão alta. As ações acontecem em forma de atividades a partir de hábitos saudáveis.

De acordo com a cardiologista da Unidade Básica de Saúde (UBS) Corrupira, Mariza Leal, a doença pode acometer crianças, adolescentes, adultos e idosos. Segundo a médica, a hipertensão é um dos principais fatores para infarto, AVC (acidente vascular cerebral), insuficiência renal e retinopatia.

“Grande parte da população é assintomática. É importante que uma vez ao ano, pelo menos, as pessoas busquem o serviço de saúde para aferir a pressão. Além disso, a adoção de um estilo de vida saudável, com atividades físicas, alimentação adequada, evitando o excesso de sal, evitando o tabagismo e diminuindo o estresse a partir da realização de atividades como meditação e lazer, por exemplo, são importantes para a prevenção e para quem já tem o diagnostico”, orienta.

A hipertensão – popularmente conhecida como pressão alta – acomete pelo menos um a cada quatro adultos no Brasil.

Qualidade de vida e prevenção de doenças

Em Jundiaí, a rede de atenção primária investe na qualidade de vida e na prevenção de doenças a partir de Práticas Integrativas e Complementares (PICs). As PICs são desenvolvidas pelas equipes das UBSs, Novas UBSs e Clínicas da Família, junto dos Núcleos de Apoio à Estratégia de Saúde da Família. O grupo conta com fisioterapeutas, educadores físicos, nutricionistas, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, psicólogos e psiquiatras.

“A nossa rede atua no atendimento em várias frentes, expandindo o cuidado para fora do consultório médico e focada na promoção da saúde da população”, ressalta o gestor de Saúde de Jundiai, Tiago Texera.

O paciente recebe atendimento de uma equipe multidisciplinar. Nos grupos, têm a oferta de serviços como artesanato, meditação, auriculoterapia, fisioterapia, dança circular, Lian Gong, alongamento, nutrição, entre outros. “O que tem trazido resultados positivos, prevenindo doenças como a pressão alta e evitando seus agravos”, elenca a diretora do Departamento de Atenção Básica à Saúde, Ana Paula Rosa.

Participe dos grupos

Aos 59 anos, o aposentado Antonio Barbosa integra um dos grupos da Nova UBS Corrupira. Ele destaca o quanto as atividades estão auxiliando em sua qualidade de vida. “Duas vezes por semana, faço, meditação e auriculoterapia com um grupo de cerca de 30 pessoas. Eu me envolvi muito nessas atividades e isso tem me feito muito bem. Eu tenho pressão alta desde 26 anos e hoje busco prevenir problemas que posso ter por causa da doença. É importante que as pessoas que não tenham hipertensão, já comecem a se cuidar antes de ter”, salienta.

Para participar dos grupos ofertados em todos os equipamentos da Atenção Básica, basta o usuário procurar a unidade de referência para informações sobre a programação.

Jundiaí

Vítimas que sobreviveram a acidente na Bandeirantes têm alta hospitalar em Jundiaí

Duas pessoas ainda seguem internadas após acidente, uma em estado grave, conforme informações da TV TEM.

Published

on

Acidente na Rodovia Bandeirantes.
Acidente aconteceu na última quinta-feira, 5 de dezembro (Foto: Reprodução/Globoplay)

Duas vítimas do grave acidente que resultou em quatro mortes na Rodovia dos Bandeirantes (SP-348), em Jundiaí (SP), receberam alta hospitalar na terça-feira (10). Outras duas pessoas permanecem internadas, sendo uma delas em estado grave, segundo informações da TV TEM. O acidente que envolveu dois caminhões e um carro, na última quinta-feira (5), por volta das 4h30, deixou quatro vítimas…

Continue Reading

Jundiaí

Aos 70 anos, jundiaiense redescobre a vida e empreende com propósito

Após vencer a depressão e crises de pânicos, Edite Lofrano começa uma nova jornada de descobertas. Conheça o seu trabalho!

Published

on

Aos 70 anos, Edite participa de sua primeira feira.
Edite participou da Feira da Família Empreendedora no sábado, 7 de dezembro (Foto: Tribuna de Jundiaí)

Edite Lofrano , de 70 anos, moradora do bairro Agapeama, em Jundiaí (SP), mostra que nunca é tarde para sonhar ou para abrir o seu próprio negócio. No último sábado (7), ela participou de sua primeira feira empreendedora e comemora o sucesso.  Em entrevista ao Tribuna de Jundiaí conta como foi essa jornada de autodescoberta e de começar a fazer…

Continue Reading

Jundiaí

Evento em Jundiaí promove estratégias para o crescimento empresarial

Encontro destacou ferramentas e orientações para alavancar negócios, com foco especial no modelo de franquias.

Published

on

Evento da Jundiaí Empreendedora.
O encontro gratuito foi uma oportunidade para aqueles que buscam diversificar e expandir suas atividades (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Espaço Jundiaí Empreendedora abriu as portas para um evento que reuniu empreendedores de várias áreas que estão em busca de novas oportunidades de crescimento e expansão, o ‘Vitrine de Oportunidades: Da Ideia à Loja!’.  A ação apresentou ferramentas valiosas e orientações essenciais para quem deseja alavancar ou expandir seu negócio, especialmente no modelo de franquias - um dos temas…

Continue Reading
Advertisement
Skip to content