
A Black Friday promete movimentar o comércio, e, para garantir que os consumidores comprem com segurança, o Procon Jundiaí e a Fundação Procon-SP realizarão uma série de atendimentos especiais nesta quinta (27) e sexta-feira (28), no Centro de Jundiaí. As iniciativas reforçam medidas de proteção, esclarecimento de dúvidas e prevenção a golpes e propagandas enganosas — problemas comuns no período de promoções.
Atendimentos especiais na Praça Marechal Floriano Peixoto
Nesta quinta-feira (27), das 9h às 16h, o Ônibus da Fundação Procon-SP estará estacionado na Praça Marechal Floriano Peixoto. Na sexta-feira (28), das 9h às 15h, será a vez do Procon Móvel de Jundiaí prestar orientações, receber reclamações e auxiliar consumidores que enfrentarem problemas durante a Black Friday.
A proposta é alertar a população sobre cuidados essenciais na hora de aproveitar descontos, além de reforçar os direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor.
“A compra consciente evita prejuízos”, alerta diretor do Procon Jundiaí
O diretor do Procon Jundiaí, Marcelo Canale, reforça a necessidade de atenção redobrada durante o período de grandes ofertas.
“Nós estaremos prestando todas as orientações necessárias para uma compra consciente, para que o consumidor não seja levado apenas pelo impulso das ofertas da Black Friday. Temos observado um crescimento do endividamento e, muitas vezes, as pessoas acabam adquirindo produtos de que não precisam ou fazem financiamentos com juros muito altos, comprometendo o orçamento do ano seguinte”, afirma.

Guardar provas da oferta é essencial
Canale também destaca que registrar informações sobre as promoções é fundamental para evitar prejuízos.
“Orientamos que os consumidores salvem prints, anúncios e comprovantes onde a oferta foi divulgada. Caso haja divergência de preço na hora da compra, esse material serve como prova, já que a propaganda vincula o fornecedor ao cumprimento da oferta”.
Ele lembra ainda que todo produto durável conta com garantia legal de 90 dias. “Todo produto durável possui garantia legal de 90 dias, podendo ser estendida a critério do fornecedor. Além disso, as empresas devem oferecer canais de atendimento, como o SAC, para que o consumidor possa registrar reclamações. Se, mesmo assim, o problema não for resolvido, o Procon Jundiaí está à disposição para auxiliar no registro formal da demanda”, finaliza.