
O Bosque da Fonte, localizado no Jardim Novo Horizonte, em Jundiaí, é uma área preservada de mil metros quadrados dentro da Casa da Fonte. Apelidado assim pelas crianças e adolescentes, o bosque se tornou um pequeno pulmão verde na cidade após o plantio de mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, sendo grande parte do processo realizado pelos próprios jovens.
A sustentabilidade é um conceito fundamental nesse projeto, onde os fertilizantes utilizados para nutrir as plantas são produzidos de maneira ecológica, seguindo os princípios da economia circular. Todo o adubo orgânico utilizado no plantio das mudas e no crescimento das árvores é produzido a partir do lodo gerado no processo de tratamento de esgoto da Companhia Saneamento de Jundiaí (CSJ), juntamente com outros resíduos.
Lívia Baldo, especialista em gestão de resíduos e gerente da Tera Ambiental, destaca que o apoio ao projeto tem como objetivo colaborar com a educação e conscientização ambiental dos jovens da Casa da Fonte, além de promover uma melhor qualidade de vida para a região. O bosque está crescendo rapidamente e, em breve, fornecerá ar mais puro para a população local. “Além disso, as crianças e adolescentes que ajudaram a formar essa pequena reserva crescerão com as árvores, cuidando delas e sabendo dos benefícios que proporcionam a todos”, ressalta.
O Bosque da Fonte abriga diversas espécies, incluindo a babosa branca, pau jacaré, guapuruvu, timbaúva, paineira rosa, araçá amarelo, cereja do rio grande, grumixama amarela, pitanga, uvaia, embiruçu e araçá vermelho. O projeto é patrocinado pela Companhia Saneamento de Jundiaí (CSJ) e conta com o apoio do Departamento de Água e Esgotos de Jundiaí (DAE) e da Tera Ambiental, fornecedora dos fertilizantes orgânicos desde o plantio até o desenvolvimento das plantas.

Dentre as espécies que crescem no Bosque da Fonte estão a babosa branca, pau jacaré, guapuruvu, timbaúva, paineira rosa, araçá amarelo, cereja do rio grande, grumixama amarela, pitanga, uvaia, embiruçu e araçá vermelho. O projeto tem o patrocínio da Companhia Saneamento de Jundiaí (CSJ) e apoio do DAE Jundiaí e Tera Ambiental, que é a fornecedora dos fertilizantes orgânicos desde o plantio ao desenvolvimento das plantas.
Fundada em 2005 e mantida pela CSJ, a Casa da Fonte oferece diversas atividades educacionais, incluindo alfabetização, reforço escolar de português e matemática, além de cursos e parcerias com escolas locais. A instituição atende mensalmente 250 crianças e adolescentes, além de 120 adultos, contando com uma equipe técnica dedicada aos objetivos do projeto.