Connect with us

Jundiaí

Campanha promove cadastro de doadores de medula óssea em Jundiaí

Iniciativa é de um grupo de voluntários em parceria com o Hemocentro da Unicamp e será dia 4 de dezembro na EMEB Pedro de Oliveira

Published

on

Atualizado há

Doação de sangue/medula
Foto: Pixabay

A chance de encontrar um doador de medula óssea compatível entre pessoas sem laço de parentesco é de uma em 100 mil, entre pessoas da mesma família, a probabilidade é de 25%. Estes dados do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) reforçam que o transplante de medula óssea é a única esperança de cura para muitos portadores de leucemias e outras doenças do sangue.

Para ampliar o cadastro de doadores, o grupo de voluntários Medula Óssea Jundiaí, em parceria com o Hemocentro da Unicamp, promovem a 6ª Campanha de Doação de Medula Óssea no dia 4 de dezembro, das 10 às 14 horas, na EMEB Pedro de Oliveira. No dia, serão realizados cadastros dos doadores e a coleta de uma amostra de sangue.

Cada hemocentro possui uma cota de cadastramento, estabelecida pelo Ministério da Saúde. Para esta campanha, serão 400 cadastros. “Em Jundiaí, não temos um hemocentro que faça o cadastramento. Por isso, precisamos das campanhas para engajar, sensibilizar e captar doadores”, afirma a organizadora da campanha, Sueli Silva.

(Foto: Divulgação)

Quem pode ser doador?

Para se cadastrar como doador, é preciso ter entre 18 e 35 anos, estar em bom estado geral de saúde, não ter doença infecciosa ou incapacitante e comparecer ao local da campanha alimentado, munido de RG, CPF e, quem tiver, o Cartão Nacional de Saúde (CNS). O uso de máscaras é obrigatório. No dia do cadastro, será coletada uma amostra de sangue de aproximadamente 10 ml, que será submetida a um teste de laboratório para identificação das características do doador.

O resultado do exame e os dados pessoais serão incluídos no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea. Caso haja compatibilidade entre os dados genéticos de doadores e pacientes, o doador será convocado para fazer novos exames. Uma vez confirmada a compatibilidade e o estado de saúde do doador, ele será convidado a fazer a doação.

(Foto: Divulgação)

Jundiaí

Esportes: parceria com Panathlon de Sorocaba pode fortalecer projetos e ampliar oportunidades em Jundiaí

Rita Orsi, da UGEL, destaca a importância de parcerias estruturadas para garantir a continuidade e o impacto social dos projetos esportivos.

Published

on

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), e representantes da Panathlon, entidade que reúne profissionais com histórico de atuação em prol do esporte e da educação física, realizaram uma reunião nesta semana para discutir modelos de parcerias que possam fortalecer e garantir a sustentabilidade dos projetos esportivos no município. O encontro visou…

Continue Reading

Jundiaí

Dia Internacional da Síndrome de Down: a importância da inclusão e da construção de redes de apoio

A APAE Jundiaí oferece suporte integral a pessoas com síndrome de Down, promovendo inclusão e qualidade de vida. Confira!

Published

on

Hoje, 21 de março, é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down, uma data dedicada a promover a inclusão, o respeito à diversidade e a construção de redes de apoio para pessoas com síndrome de Down e suas famílias. Em Jundiaí (SP), a APAE se destaca no cuidado integral com essas pessoas, dando especial atenção ao suporte oferecido às…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo