Atendimento de suspeita de câncer de pele.
Atendimento é gratuito e não exige agendamento prévio (Foto: Divulgação/ FMJ)

Notou algumas mudanças na textura da pele, sangramento sem motivo, feridas que não cicatrizam, feridas que sangram com crostas, pintas que mudaram de formato ou cor? Estes sinais podem ser sintomas de câncer de pele. 

No dia 7 de dezembro, a Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) realizará a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de pele, oferecendo atendimento gratuito ao público, das 8h às 14h, no Ambulatório localizado na Rua Francisco Telles, 222, Vila Arens. 

O atendimento é gratuito e exclusivo para pessoas que apresentam lesões suspeitas na pele. Não será necessário agendamento prévio.

[tdj-leia-tambem]

O evento é organizado pelos professores de Dermatologia da FMJ e coordenado pela dermatologista Juliana Arêas, fruto de uma colaboração entre a Sociedade Brasileira de Dermatologia, Serviço de Dermatologia da FMJ e a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde da Prefeitura de Jundiaí. 

O atendimento contará com a participação de pelo menos 60 profissionais, sendo 20 médicos e 40 profissionais para agilizar a organização e triagem. 

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Empregos 

Duas décadas de prevenção ao câncer de pele

Segundo dados divulgados pela FMJ, a cidade de Jundiaí atua há mais de 20 anos na prevenção do câncer de pele, beneficiando mais de 10 mil pessoas ao longo deste período. Na última campanha de 2023, foram atendidas 630 pessoas, sendo que 30 passaram por procedimentos cirúrgicos e 15 por biópsias. 

Juliana destaca que o aumento nos casos de câncer de pele nos últimos anos pode ser atribuído à falta de diagnóstico precoce, ao aumento da exposição solar prolongada e ao envelhecimento da população global.

A campanha busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, incluindo a adoção de medidas de fotoproteção.