Casal acolhe moradores de rua e seus animais em noites congelantes de Jundiaí
Casal acolhe moradores de rua e seus animais em noites congelantes de Jundiaí

Um casal de Jundiaí decidiu ajudar moradores de rua e seus animais de estimação com uma ideia que, além da caridade, alia também a sustentabilidade e o veganismo. O Caridade Vegana, projeto iniciado há um mês na cidade, visa alimentar moradores de rua com refeições veganas servidas em potes de vidro reutilizados, a fim de não poluir mais o meio ambiente com produtos de plástico.

Amanda Fernandes de Araújo, comissária de bordo, e Augusto Teixeira de Araújo, bancário, são veganos e fazem todas as refeições na cozinha do apartamento em que moram. Os dois preparam refeições sem nenhum produto de origem animal e entregam sopas, pão, frutas e sucos.

Eles fazem, em média, de 15 a 20 kits de refeições e distribuem uma vez por semana, nas proximidades de onde moram. O casal também distribui ração para os animais de estimação desses moradores de rua. No último fim de semana, de muito frio em Jundiaí, arrecadaram também roupas de frio para que os moradores de rua e seus animais ficassem aquecidos.

Para eles, é um enorme aprendizado realizar esse projeto. “Aprendemos com aqueles que cuidam com tanto amor de seus cães, dividindo tudo o que recebem com eles.  A cada entrega somos nós mesmos que recebemos tantas lições”, conta Amanda.

Amanda diz que o projeto surgiu da vontade de ajudar sem causar impactos ao meio ambiente. “Nós somos veganos, então ficava um pouco difícil de encontrar algum projeto por perto que tivesse o veganismo como missão. Para nós não faz sentido servir uma alimentação cruel, que polui, desmata e utiliza água em excesso”, conta.

LEIA TAMBÉM

Jundiaí abre ginásio para abrigar moradores de rua em noites frias
Grupos se juntam para entregar refeições para moradores de rua em Jundiaí

Foi então, vendo outros projetos parecidos nas redes sociais, que o casal viu que não precisava de muito para simplesmente começar: foi então que, um mês atrás, encheram pela primeira vez alguns potes de vidro com sopa e distribuíram pelo bairro.

“Assim surgiu o Caridade Vegana, com o propósito de ajudar quem precisa e com intenção de inspirar mais pessoas a começarem e não esperarem as condições perfeitas”, continua a jundiaiense.

Ela afirma que toda ajuda é bem-vinda. Interessados em ajudar podem seguir a página no Instagram do Caridade Vegana, onde podem acompanhar quais as necessidades do casal por meio das redes sociais. “Geralmente pedimos potes de vidro (de palmito, azeitona, molho de tomate) para reutilizarmos servindo a sopa, além de alimentos bases para a sopa, como feijão, lentilha, grão de bico, macarrão sem ovos e ração para os cães”, reitera Amanda.

Amanda também conta que o interesse das pessoas em participar é grande e, por isso, estudam a possibilidade de estruturar um grupo de voluntariado, com um cronograma mais fixo. “Independente disso, lembramos que cada um já pode começar a fazer com o que já tem”, finaliza a jundiaiense.

Fotos divulgadas pelo casal durante ação realizada nesse fim de semana, de muito frio na cidade (Foto: Arquivo Pessoal)