Grupos se juntam para entregar refeições para moradores de rua em Jundiaí
Conecte-se conosco

Jundiaí

Grupos se juntam para entregar refeições para moradores de rua em Jundiaí

Voluntários se juntam, arrecadam itens e montam refeições para entregar no Centro da cidade

Publicado

em

Atualizado há

Grupos entregam refeições para moradores de rua em Jundiaí
Magda, com o grupo Café Solidário, entrega as refeições a cada 15 dias (Foto: Arquivo Pessoal)

Alguns moradores da região, com o intuito de fazer o bem para o próximo, decidiram se juntar e criaram grupos que entregam refeições para moradores de rua em Jundiaí. O Café Solidário e o Sopão Solidário percorrem o centro de Jundiaí e levam, além de refeições, um pouco de carinho àquelas pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Magda Ferretti, de Louveira, é uma das que estão à frente do Café Solidário, ao lado de suas duas filhas e uma amiga. O projeto, que já existe há um ano e meio, leva café da manhã e marmitas para os moradores de rua a cada quinze dias.

“O nosso grupo tem em torno de 70 membros. Sempre uma semana antes do café nós publicamos lá o que precisamos, seja bolo, café, leite, bolacha, e mobilizamos os integrantes. Além disso nós entregamos roupas, agasalhos, meias, sapatos, cobertores e às vezes até colchões”, diz.

Tudo é, então, arrecadado pelos membros, que doam o que podem, que vão desde alimentos até o tempo participando da distribuição dos itens.

Agora, durante o frio, eles entregam também sopas. No último domingo, foram 42 litros de uma bem quentinha, para esquentar a manhã.

E, quando as doações recebidas são grandes, a ajuda também vai para famílias em situações de vulnerabilidade. “Há também quem nos doa cestas básicas. Todos os meses, por exemplo, ajudamos uma família de Francisco Morato”, continua.

Magda diz que, com mais doações, seria possível realizar a entrega das refeições todas as semanas. “Esse é o nosso intuito”. Interessados em ajudar podem entrar em contato pelo WhatsApp (11) 94155-2087.

Outro projeto

Já Francieli Marega, do Sopão Solidário, começou o projeto há aproximadamente um mês. No último dia 28 de maio, por exemplo, 30 voluntários distribuíram cerca de 80 refeições.

Grupos entregam refeições para moradores de rua em Jundiaí

Francieli e os voluntários entregaram 80 refeições no último domingo (Foto: Arquivo Pessoal)

As entregas são realizadas todos os domingos, também no Centro de Jundiaí. “Entregamos refeições e também café da manhã, que é uma refeição muito importante do ponto de vista nutricional”, explica a voluntária, que é estudante de nutrição.

Ela, que é do Tocantins e chegou em Jundiaí em outubro do ano passado, começou a pensar na ideia em dezembro. Foi aí que passou a fazer um levantamento sobre o número de moradores de rua e os locais em que eles mais ficam. “Fui conversar com eles, para conhecer”, contou.

Assim como o projeto da Magda, Francieli e o grupo de voluntários também juntam os alimentos e dividem as funções para cada membro do grupo durante as ações.

Agora, a tocantinense está com a pretensão de entregar, no fim do mês, 100 cobertas com kits higiênicos, para serem distribuídas para os que necessitam.

Interessados em ajudar podem entrar em contato com a Francieli pelo WhatsApp no (12) 99104-0304.

E, tanto a Francieli quanto a Magda gararantem: a alegria dos que recebem o que comer vale por todo o trabalho.

Jundiaí

Jundiaí, Cidade Inteligente, inicia implantação de novo sistema de otimização de projetos

Publicado

em

Por

Building Information Modeling (BIM) está em fase de implantação e otimizará os processos da gestão (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí abraça a era da construção inteligente com a implantação do BIM A cidade de Jundiaí, em São Paulo, se destaca como pioneira na região ao implementar o Building Information Modeling (BIM), também conhecido como Modelagem da Informação da Construção. Essa tecnologia inovadora representa um marco na gestão de projetos, otimizando recursos e garantindo mais assertividade e economia nas obras.…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí brilha como hub logístico com crescimento do transporte ferroviário

Publicado

em

Por

Visão aérea do terminal logístico ferroviário de Jundiaí
Em 2023, a movimentação em importações e exportações na cidade somou R$ 21 bilhões (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Crescimento do transporte sobre trilhos Jundiaí, conhecida pelas suas rodovias, destaca-se também pela sua eficiente logística ferroviária. Os trens têm sido um pilar fundamental para o município desde a movimentação de café em meados de 1860, até os atuais TEUs – contêineres de 20 pés. Desde a inauguração do Terminal Intermodal de Jundiaí (TIJU) em 2018, houve um crescimento significativo…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí pode ter máxima de 32°C neste final de semana

De acordo com a A MetSul, o calor projetado para o fim de abril será histórico e muito fora do normal. O instituto classificou a previsão como uma “bizarrice climática”.

Publicado

em

Por

Confira a previsão do tempo para este final de semana em Jundiaí (Foto: Canva)

Preparados para o calorão? O mês de abril terminará com uma onda de calor que deve deixar Jundiaí com temperatura máxima de 32°C. De acordo com a A MetSul, o calor projetado para os próximos dias será histórico e muito fora do normal para esta época do ano.O instituto de meteorologia classificou ainda a previsão como uma "bizarrice climática". O…

Continuar lendo

Jundiaí

DEBEA promove campanha de adoção de pets, neste sábado (27), no Eloy Chaves

Publicado

em

Por

DEBEA Jundiaí
DEBEA promove campanha de adoção de pets, neste sábado (27), no Eloy Chaves (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA), órgão ligado à Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), promove neste sábado (27) mais uma campanha de adoção de cães e gatos. A ação será realizada na Unidade da Kuka Freska, localizada na Av. Benedicto Castilho de Andrade, 1350 – Pq. Eloy Chaves – Jundiaí/SP, das 9h às 13h. O DEBEA e…

Continuar lendo

Jundiaí

Fios Encantados: Instituição de Jundiaí completa 6 anos levando amor e conforto para pacientes oncológicos

“Quero continuar percorrendo todo o Brasil, auxiliando os mais necessitados, levar uma palavra amiga que possa dar o conforto, a esperança”, diz Mara Gisele, presidente da entidade.

Publicado

em

Por

As voluntárias do Fios Encantados confeccionam toucas e perucas, almofadas de coração e mais para crianças e adultos que lutam contra o câncer (Foto: Arquivo Pessoal)

Levando amor e conforto para centenas de paciente oncológicos, a Instituição Fios Encantados de Jundiaí está completando 6 anos. O grupo confecciona toucas e perucas lúdicas infantis, além de almofadas para pacientes - crianças e adultos - que lutam contra o câncer. Durante esses anos de atividades, a Fios Encantados percorreu todo o país levando suas produções, mas também palavras…

Continuar lendo