CDP cria brinquedoteca para filhos de detentos em Jundiaí
CDP cria brinquedoteca para filhos de detentos em Jundiaí

Jundiaí será o primeiro município do Estado de São Paulo a ter uma brinquedoteca em um Centro de Detenção Provisória (CDP). Nomeado como ‘Formiguinha’, o espaço receberá mais de 400 crianças por mês, filhos e netos dos 1.260 detentos da unidade prisional do bairro Tijuco Preto.

Em entrevista ao Portal Tudo, o diretor do CDP, Alexandre Apolinário, explica que o intuito é humanizar o local e transformar a realidade dessas crianças com ajuda de um ambiente lúdico. “Até então, as visitas são restritas a grades e muros. Vamos transformar essa realidade”.

Ainda de acordo com o diretor, foram investidos R$ 4,6 mil na construção da brinquedoteca, valor vindo de multas da Vara da Infância e Juventude e destinados sob determinação do juiz Jefferson Barbin Torelli.

O espaço contará com brinquedos educativos, recursos em áudio visual, livros de história infantil e diversos jogos. Segundo Alexandre, os itens foram doados pela Igreja do Nazareno, pela Pastoral Carcerária (Diocese de Jundiaí), Faculdade Anhanguera e Funap (Fundação Doutor Manoel Pedro Pimentel).

“O projeto é pioneiro em todo Estado, está na vanguarda do sistema prisional. Traz excelentes resultados, contribuindo no processo de reinserção social da pessoa presa, juntamente com sua família”, garantiu Alexandre ao portal Tudo.

LEIA TAMBÉM:

Detentos já trabalham em Jundiaí: 12,6 mil metros limpos em 2 meses

Detentos do semiaberto iniciam trabalhos de limpeza na cidade

Nas redes sociais, o presidente da Câmara Municipal, o vereador Faouaz Taha, parabenizou a iniciativa. “É mais uma ação humanizada realizada pelo CDP, em parceria com doadores e com recursos oriundo de multas judiciais. Parabenizo todos os envolvidos e faço questão de comparecer (na inauguração)”, escreveu.

De acordo com o Portal Tudo, a data de inauguração do espaço estava agendada para o dia 30 de julho, mas devido à incompatibilidade na agenda das autoridades, a cerimônia de entrega será remarcada.

Com informações do Portal Tudo.