Centro de Convivência do Idoso de Jundiaí é revitalizado
Conecte-se conosco

Jundiaí

Centro de Convivência do Idoso de Jundiaí é revitalizado

Espaço fica na Cidade Administrativa e oferece uma série de atividades aos idosos

Publicado

em

idosos e membros da prefeitura lado a lado durante cerramento da placa de inauguração da reforma do centro de conveniência do idoso
Revitalização foi realizada um dia depois de Jundiaí ganhar o Selo Pleno SP Amigo do Idoso (Foto: Divulgação/PMJ)

O prefeito Luiz Fernando Machado entregou, na tarde desta segunda-feira (09), a revitalização do Centro de Convivência do Idoso (CCI), na Cidade Administrativa. A entrega faz parte da programação em comemoração pelos 364 anos de Jundiaí e foi realizada um dia após o Município receber do governo do Estado de São Paulo o Selo Pleno do Programa SP Amigo do Idoso.

Ele ressaltou os índices favoráveis do Município que, de acordo com a Fundação SEADE, tem atualmente mais de 67 mil habitantes com mais de 60 anos.

O prefeito ainda lembrou que, no ano passado, Jundiaí se destacou ao aparecer como a 7ª melhor cidade em qualidade de vida para idosos, dentre 150 municípios com mais de 150 mil habitantes, em uma pesquisa realizada em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Tais qualidades permitiram à cidade ganhar mais um reconhecimento, ao receber, do Governo Estadual, o Selo Pleno do SP Amigo do Idoso. “É com alegria que entregamos a revitalização do CCI, estimulando o envelhecimento saudável, reforçando que desenvolvimento e qualidade de vida devem caminhar juntos”, ressaltou.

Desativado desde fevereiro de 2016, o prédio ficou sem atividades até a instalação do CCI nos últimos meses. Com o fechamento à época, o serviço lá prestado, na modalidade “Centro Dia” (ou creche do idoso), foi transferido para a Cidade Vicentina, sendo ainda assim custeado pela Prefeitura.

A reforma completa e adaptação do prédio para o serviço, no valor de cerca de R$ 250 mil, foram custeadas pela empresa Ambev, com recursos destinados em dezembro de 2016 ao Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Fumdipi) e destinação aprovada pelo Comdipi em julho de 2017.

A gestora da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social, Nádia Taffarello Soares, externou a importância do passado para a construção do futuro.

“Quis nesta tarde homenagear três pessoas fundamentais para este espaço. São elas a senhora Marialice Fossen, primeira-dama e responsável pela Assistência Social à época da inauguração da antiga creche do idoso; a Célia Marques, diretora à época; e o senhor Milton Calzavara, que, enquanto presidente do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi), articulou com a UGADS a destinação do Fundo Municipal para as reformas do prédio”.

As amigas do Jardim Santa Gertrudes Heide Crespo, de 77 anos, e Lídia da Silva, de 70, fizeram questão de prestigiar a festa. “Esta é só a quarta vez que participo das atividades, mas certamente serei uma frequentadora. Danço desde muito jovem e este baile com o Toninho Clareti é sempre um sucesso”, comemora Heide.

As alunas da oficina de voluntárias de bordado Lourdes Castaldo, Maria Sanches, Thereza Dias e Vera Nascimento expuseram orgulhosas o fruto do trabalho. “Já fizemos entregas no Cras Novo Horizonte e no Hospital Universitário. É um prazer poder fazer o bem. Quem quiser doar lã e os demais itens para os kits pode colaborar muito com nosso grupo”, sugere Nilza.

Como o trabalho desenvolvido envolve dois equipamentos da UGADS, o programa foi carinhosamente batizado de “Da Assistência para a Assistência”. Os kits contêm roupas e mantas confeccionadas nas oficinas, além de fraldas e outros itens de higiene.

Também participaram da solenidade a presidente do Comdipi, Teresa Borçari; o presidente da Câmara Municipal, o vereador Faouaz Taha; o assessor de Políticas para o Idoso da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), Vitório Ângelo Durigati, e outras autoridades.

Ao longo do dia, foram realizadas diversas atividades culturais e intervenções artísticas para todas as idades, além da montagem de uma Rua de Brincar do programa Cidade das Crianças e atividade oferecida pela TVTEC. A bateria da Escola de Samba Leões da Hortolândia encerrou a programação.

Serviço

O CCI fica na avenida Alexandre Ludke, 780, Cidade Administrativa, próximo ao Terminal Hortolândia. Com capacidade para até 300 pessoas, o espaço oferece como atividades oficinas de Kendô, Maracatu, Meditação e Orientação Psicológico, Bordado, Massagem Terapêutica, Yoga, confecção de cordão de óculos, Artesanato, Técnicas de Pintura e Desenho, Dança Cigana, Ginástica Corporal, Alongamento, Oficina da Memória, Violão e outros.

Além do CCI, o Centro de Referência do Idoso (Criju), localizado no Complexo Argos, e Criju Itinerante nos bairros também oferecem atividades voltadas aos idosos do Município.

Os interessados em participar devem ter mais de 60 anos, residir em Jundiaí e, para a inscrição, devem ir pessoalmente aos equipamentos munidos de CPF, RG, duas fotos 3×4 recentes, comprovante de residência, carteirinha da Unidade Básica de Saúde (UBS) e, se tiver, também o número do NIS (emitido pelo Cadastro Único). Mais informações e horários de realizações das oficinas podem ser obtidos pelos telefones (11) 4587-4664 (Criju) e 4521-6984 (CCI).

Jundiaí

Funss de Jundiaí divulga 200 vagas para os cursos da 2ª quinzena de maio

Descubra habilidades em tecnologia, gestão e mais. Participe e avance sua carreira com cursos de qualidade totalmente gratuitos

Publicado

em

Por

Cursos de Panificação no FUNSS Jundiaí
Serão disponibilizadas 200 vagas para cursos; workshop de pães caseiros recheados é um dos mais procurados (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss) abrirá pré-inscrições para oito cursos gratuitos de qualificação profissional, realizados em parceria com o Senai, Sebrae e Espro. Ao todo, 200 vagas serão disponibilizadas para a população. A pré-inscrição será na quinta-feira (02), a partir das 12h, pelo site do Fundo Social de Solidariedade. Os cursos disponibilizado são: Implantação de serviços em nuvem –…

Continuar lendo

Jundiaí

Oficina gratuita no Jundiaí Empreendedora impulsiona vendas de pequenos negócios

Descubra técnicas valiosas para aumentar suas vendas em evento colaborativo com o Sebrae

Publicado

em

Por

Espaço Jundiaí Empreendedora no Maxi Shopping Jundiaí
O Espaço Jundiaí Empreendedora fica no Maxi Shopping – piso G3 – ala oeste (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em busca de impulsionar as vendas dos micro e pequenos negócios da cidade, o Jundiaí Empreendedora, em parceria com o Sebrae, promoveu a oficina gratuita "Faça suas vendas decolarem". O evento, realizado na tarde desta segunda-feira (29), no Maxi Shopping – Piso G3 – Ala Oeste, reuniu dezenas de empreendedores ávidos por aprimorar suas estratégias de venda. Dicas para o…

Continuar lendo

Jundiaí

Premiada em torneio mundial, equipe de robótica do Sesi de Jundiaí visita Prefeito

Nos Estados Unidos, a equipe conquistou o 2º lugar em Projeto de Inovação e o 3º em Aliança Campeã, além da maior pontuação na competição de robôs. 

Publicado

em

Por

Alunos do Sesi contaram as experiências do torneio mundial, em Houston, ao Prefeito de Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta segunda-feira (29), o Prefeito Luiz Fernando Machado recebeu alunos do Sesi Jundiaí que compõem a Heroes, tradicional equipe de robótica da escola. Recentemente, o time recebeu prêmios em três categorias na etapa mundial do First Lego League Challenge, maior torneio de robótica do mundo. Em Houston, nos Estados Unidos, o Heroes faturou o 2º lugar em Projeto de Inovação…

Continuar lendo

Jundiaí

Plano de Bairro do Centro terá participação de alunos da FATEC de Jundiaí

No encontro, os alunos conheceram a área mapeada e puderam apresentar sugestões e aprimoramentos

Publicado

em

Por

Mapa do Centro foi mostrado aos estudantes. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta segunda-feira (29), técnicos da Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) e Cultura (UGC), apresentaram a alunos da FATEC (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo) as futuras ações do Plano de Bairro do Centro da cidade. No encontro, os alunos conheceram a área mapeada e puderam apresentar sugestões…

Continuar lendo

Jundiaí

Dengue: Jundiaí terá duas UBSs abertas para atendimento no feriado

Os principais sintomas da doença são: febre, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, manchas na pele, dor nos olhos, fraqueza e vômito.

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
Pessoas de todas as regiões da cidade podem buscar os dois serviços dia 1º de maio (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Durante o feriado do dia 1º de maio, a Saúde de Jundiaí manterá duas UBSs abertas para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue. Pacientes com sintomas leves e moderados podem se dirigir à Nova UBS Jardim do Lago e à UBS Tamoio, das 8h às 17h. As unidades fecharão os portões às 16h. Pessoas com mais de 60…

Continuar lendo
Publicidade