Com clima seco chegando, Jundiaí inicia Operação Estiagem nesta quinta-feira (1º)
Connect with us

Jundiaí

Com clima seco chegando, Jundiaí inicia Operação Estiagem nesta quinta-feira (1º)

Focos de incêndio têm maior incidência durante o período de estiagem, que só termina em outubro. Saiba mais.

Published

on

Atualizado há

Jundiaí inicia Operação Estiagem nesta quinta-feira (1º)
A baixa umidade relativa do ar (URA) facilita os casos de incêndios em vegetação (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Defesa Civil de Jundiaí iniciará à Operação Estiagem 2023 nesta quinta-feira (1º). A ação tem como objetivo minimizar problemas decorrentes desse período do ano, quando as chuvas diminuem e o clima fica mais seco. De acordo com a Defesa Civil, as principais ocorrências da época estão relacionadas com a baixa umidade relativa do ar (URA), que facilitam casos de incêndios em vegetação.

A Operação vai até o dia 30 de setembro, mas há possibilidade de prorrogação, dependendo da situação climática na cidade. A Defesa Civil conduzirá a operação de forma intersetorial em Jundiaí. Também fazem parte da força-tarefa, o Corpo de Bombeiros, a RINEM (Rede Integrada de Emergência), Divisão Florestal da Guarda Municipal, Polícia Ambiental, DAE, Fundação Antônio Antonieta Cintra Gordinho, as Concessionárias que administram as rodovias que cruzam o município, Mata Ciliar, o Aeroporto Estadual Comandante Rolim Adolfo Amaro, além de diferentes unidades de gestão municipal, como Casa Civil, Infraestrutura e Serviços Públicos, Saúde, Mobilidade e Transporte, Agronegócio, Abastecimento e Turismo e Inovação e Relação com o Cidadão.

“A exemplo da Operação Verão, as ações da força-tarefa visam, além de combater, prevenir as ocorrências. O foco é garantir a vida e o bem-estar da população”, afirma o coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, o coronel João Osório Gimenez. Para isso, a equipe realizou o mapeamento das áreas com maior incidência de incêndios. As autoridades monitoram os locais constantemente para combater qualquer princípio de fogo.

A Defesa Civil também divulgará boletins com informações sobre a previsão do tempo, a umidade relativa do ar, os riscos de incêndio, as temperaturas máximas atingidas ao longo do dia e a velocidade máxima do vento – que pode contribuir com o alastramento do fogo. A Defesa Civil está à disposição do cidadão pelos telefones 199 ou (11) 4586-0666.

Curso de aperfeiçoamento

Além disso, a Defesa Civil também abriu as inscrições para o curso de Capacitação. O objetivo é aperfeiçoar os procedimentos de ação nas ocorrências de incêndio. Ele é aberto à população e as aulas serão presenciais e ministradas na Fazenda Ermida, que fica no bairro do Medeiros.

Jundiaí

Cursos gratuitos em Jundiaí com inscrições abertas no Funss para julho

Fundo Social e Senai oferecem cursos gratuitos em julho; saiba como se inscrever e confira os pré-requisitos.

Published

on

Homem usando computador no escritório, visualizando planilha de cursos gratuitos em Jundiaí oferecidos pelo Funss e Senai.
Inscrições abertas para cursos gratuitos em Jundiaí: confira as datas e detalhes dos cursos. - Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Fundo Social de Solidariedade (Funss) de Jundiaí abre inscrições na próxima terça-feira (18) para novos cursos gratuitos, oferecendo oportunidades para quem busca inovar na carreira, empreender ou adquirir novas qualificações. Como se inscrever nos cursos gratuitos em Jundiaí Para participar, os interessados devem acessar o site https://fundosocial.jundiai.sp.gov.br/cursos/vagasabertas/, escolher o curso desejado e preencher o formulário online. É importante ressaltar…

Continue Reading

Jundiaí

Obras do prolongamento da avenida Antônio Frederico Ozanan avançam em Jundiaí

As obras avançam com foco em modernização e melhorias na mobilidade urbana de Jundiaí.

Published

on

Vista aérea das obras de prolongamento da avenida Antônio Frederico Ozanan em Jundiaí, mostrando a margem do rio e infraestrutura urbana.
DAE investe R$ 2,14 milhões no prolongamento da Ozanan, considerada a maior obra de mobilidade da história da cidade - Foto: Prefeitura de Jundiaí

As obras de remanejamento de um emissário de esgoto de grande porte (1.500 mm de diâmetro) pela DAE Jundiaí marcaram o início desta semana no prolongamento da avenida Antônio Frederico Ozanan. Os serviços começaram pela margem esquerda do rio Jundiaí, próximo à Churrascaria da Fazenda. Ritmo acelerado nas obras de mobilidade “A maior obra de mobilidade da nossa história está…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí concede selo ‘Empresa Amiga dos Direitos Humanos’ para 40 empresas

As empresas passaram por trilhas de conhecimento com temas como governança corporativa, direitos humanos, sustentabilidade e mais.

Published

on

Ana Oliva ao lado de Dr. Gustavo Maryssael e Antônio Carlos Albino, na entrega do Selo Empresa Amiga dos Direitos Humanos de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Em uma cerimônia realizada no auditório do Ciesp nesta sexta-feira (14), a Prefeitura de Jundiaí concedeu o Selo Empresa Amiga dos Direitos Humanos para 40 empresas participantes do processo. A iniciativa, idealizada pelas Unidades de Gestão da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, visa integrar a iniciativa privada com práticas sustentáveis e um olhar voltado aos direitos humanos…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí: Jardim Fepasa ganhará biblioteca comunitária ainda em junho

O acervo da biblioteca chega a quase 500 obras, incluindo gibis, histórias em quadrinhos, livros de literatura infantojuvenil e brasileira.

Published

on

Grupo de pessoas, homens e mulheres, posando em uma sala, uma nova biblioteca comunitária
A biblioteca estará no Centro Comunitário Casa Verde (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A biblioteca comunitária do Jardim Fepasa, em Jundiaí, está a poucos passos de se tornar realidade. O espaço de leitura, que está na reta final para sua inauguração, conta com o trabalho em equipe da comunidade local, Prefeitura de Jundiaí, Sesc Jundiaí e a iniciativa privada. Um dos pontos que faltavam para a concretização do sonho era a ampliação do…

Continue Reading

Jundiaí

Viagem musical leva crianças do ensino municipal de Jundiaí a diferentes culturas

Através do projeto MusicAR-TE, os alunos do Ensino Infantil embarcaram em uma aventura imaginária pelas Américas e África

Published

on

Crianças do Ensino Infantil de Jundiaí participando de atividades na quadra da escola

Na última terça-feira (11), a Emeb Vereador Pedro Raymundo, na Vila Rio Branco, se transformou em um portal para um mundo de música e brincadeiras. Através do projeto MusicAR-TE, os alunos do Ensino Infantil embarcaram em uma viagem imaginária pelas Américas e África, conhecendo as tradições musicais e brincadeiras de diversos povos. Uma aventura musical pelos continentes O pequeno Lorenzo,…

Continue Reading