
A convite do município de Fortaleza, o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, foi até a cidade apresentar as ações de protagonismo à infância. Com isso, durante a programação de atividades, a capital cearense formalizou adesão à Rede Brasileira de Cidades das Crianças, da qual Jundiaí é sede.
Não é a primeira proposta de intercâmbio com o mesmo objetivo. Benevides (Pará) e Santa Bárbara d´Oeste (São Paulo) também buscaram saber mais sobre as ações e indicadores da Cidade das Crianças.
“Temos total disposição para apoiar outras cidades que, assim como Jundiaí, priorizam as crianças em suas políticas públicas”, explica Luiz Fernando. “Começamos esse trabalho em 2017 e essa longa trajetória nos permite apresentar os resultados obtidos a partir dos programas intersetoriais”. De acordo com o prefeito, as demandas mais diretas e básicas da infância estão nas mãos dos governos, portanto, daí a importância de cumprir a responsabilidade efetivamente.
“Jundiaí tem a certeza que só o desenvolvimento infantil saudável é capaz de tornar o ser humano mais preparado para a vida adulta. Estamos dispostos a inspirar pessoas e mobilizar lideranças”, destacou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, que acompanha Luiz Fernando.
Assim, o primeiro dia de atividades em Fortaleza, entre as agendas, envolveu visitas técnicas a espaços públicos da cidade que prestam atendimento às crianças, como o CUCA (Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte) e o Centro Educacional Infantil – CEI Maria Anglaé, além da sede da Prefeitura do Município.
[tdj-leia-tambem]