Congelante: Jundiaí registra 2°C e área rural fica coberta pela geada
Conecte-se conosco

Jundiaí

Congelante: Jundiaí registra 2°C e área rural fica coberta pela geada

“Fazia muito tempo que não víamos uma geada desse jeito”, conta um dos produtores de uva da cidade.

Publicado

em

Atualizado há

Registro de geada na Adega Oliveira em Jundiaí
Áreas rurais da cidade registraram camadas de neve nas produções (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)

O amanhecer em Jundiaí surpreendeu nesta terça (20). A previsão meteorológica já havia adiantado a possibilidade de muito frio, mas Jundiaí registrou um recorde: de acordo com o Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (CIIAGRO), a cidade marcou 2° C por volta das 7h. Em diversas regiões da cidade, as pessoas registraram o resultado de uma forte geada, com gelo em vegetações e nos vidros dos carros.

Na área rural de Jundiaí, o frio chegou com tudo. Jonatas, que estava nas produções da família, na Adega Oliveira, disse que se surpreendeu. “Fazia muito tempo que não havia uma geada desse jeito. Eu mesmo, com 29 anos, não tinha visto ainda”.

Ele conta que não houve prejuízo na produção de uva, já que estão na fase de início de poda da fruta. No entanto, para produtores com a uva ainda em broto, pode ter ocorrido problemas por causa do frio intenso. A tia de Jonatas, Miriam Oliveira, se encantou com o cenário e relembrou de bons tempos.

“A cena foi linda! Um frio que não sentíamos há muitos anos. Lembro disso na minha infância”, contou.

Não é de todo mal

Rodinei Fontebasso também tem produção de uvas em Jundiaí e comentou como o tempo chegou no local, essa manhã. “Chegou a gear, queimou o mato, a grama, mas não afetou a uva. Na verdade, para essa uva que está parada, não está vegetando, isso é bom. O frio faz bem para a planta, acaba diminuindo algumas pragas e alguns fungos que atacam as uvas”.

Para ele, esse frio todo chega a ser nostálgico. “Deu para lembrar um pouquinho os tempos antigos, quando fazia mais frio. Cerca de 40, 50 anos atrás, geava assim até na cidade”.

Registro da manhã desta terça-feira (20), na Adega Fontebasso, em Jundiaí (Foto: Arquivo Pessoal)

Clemente, da Adega Maziero, também confirmou a situação na produção de uvas.

“Não tivemos nenhum prejuízo. Mas tá frio!”.

Ele encaminhou para o Tribuna de Jundiaí imagens da geada por lá:

Imagens: Clemente maziero

Nem sinal de água

Ainda assim, com a surpresa do tempo gelado, para essas e tantas outras produções da região, tem uma coisa que faz muita falta:

“O que precisa, mesmo, é chuva!”

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, coronel João Osório Gimenez Germano, depois de falta de chuva em todo o mês, o sábado (17) registrou um milímetro de chuva na cidade.

A média para o mês de julho nos últimos nove anos é de 58 milímetros. Portanto, a região está abaixo da média. “Não temos previsão de chuvas para as próximas semanas”, afirmou o coordenador.

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí desarticula loteamento irregular no bairro Pinheirinho

Essa intervenção integra medidas em conformidade com o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) estabelecido com o Ministério Público (MP)

Publicado

em

Por

Prefeitura promove ação de desfazimento em loteamento irregular no bairro Pinheirinho. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Na última sexta, dia 26, a Prefeitura de Jundiaí, através do Departamento de Assuntos Fundiários, desarticulou um loteamento clandestino localizado na Rodovia Constâncio Cintra, Km 68, no bairro Pinheirinho. Essa intervenção integra as medidas de combate aos novos loteamentos irregulares na cidade, em conformidade com o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) estabelecido com o Ministério Público (MP). O loteamento…

Continuar lendo

Jundiaí

Projeto ‘Vivências Culturais’ chega à primeira escola pública de Jundiaí com oficinas de arte e robótica

Até outubro, 100 alunos da Escola Estadual Professor Adoniro Ladeira terão acesso a atividades culturais

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

Em sua 41ª edição, o Vivências Culturais chega à cidade de Jundiaí, onde irá oferecer oficinas de arte e robótica na Escola Estadual Professor Adoniro Ladeira para 100 estudantes do Ensino Médio, entre maio e outubro de 2024. O projeto Vivências Culturais é uma ação artístico-cultural que visa a democratização do acesso às artes por meio de oficinas gratuitas voltadas…

Continuar lendo

Jundiaí

Dia das Mães terá sorteio de carro 0km e presente exclusivo no JundiaíShopping

Com R$ 500 em compras os clientes podem concorrer a um automóvel Volkswagen Taos Confortline, além de retirar uma bolsa exclusiva da marca MOB.

Publicado

em

Por

O JundiaíShopping está localizado na Av. Nove de Julho, 3.333, em Jundiaí (Foto: Divulgação/JundiaíShopping)

O JundiaíShopping lançou a campanha “Celebre a Magia de Ser Mãe”, uma promoção com direito a sorteio de um carro 0km e presente exclusivo para marcar este Dia das Mães. Neste ano, os clientes poderão concorrer a um automóvel Volkswagen Taos Confortline, além de retirar uma bolsa da marca MOB. A promoção é válida de 25 de abril a 12…

Continuar lendo

Jundiaí

Hospital da Criança do Grendacc implanta sistema de senhas no atendimento

O novo sistema permitirá agilizar o atendimento e organizar os serviços, além de gerar indicadores sobre o número de atendimentos e tempo de espera na entidade.

Publicado

em

Por

O painel de senhas foi colocado bem na entrada do Hospital (Foto: Luis Felipe Amaral)

Neste mês, o Hospital da Criança do Grendacc implantou a automatização do sistema de senhas em sua recepção, a fim de agilizar o atendimento dos pacientes. O projeto, intitulado "painel de senha", também visa organizar os serviços, inclusive por ordem de prioridade, além de gerar indicadores sobre o número de atendimentos e tempo de espera. Com esse novo sistema, o…

Continuar lendo

Jundiaí

Alfabetização matemática é tema da formação de abril para as profissionais do Núcleo de Apoio à Aprendizagem

Os temas são escolhidos de acordo com a demanda dos atendimentos e habilidades das profissionais com relação aos temas

Publicado

em

Por

O encontro foi coordenado pela psicopedagoga, Mirna Renno. Foto: APAE Jundiaí

As equipes das duas unidades do Núcleo de Apoio à Aprendizagem (NAA), Complexo Argos e do Vetor Oeste, participam de formações mensais e o tema deste mês de abril foi “Alfabetização Matemática”, promovido na segunda-feira, dia 29. Os temas são escolhidos de acordo com a demanda dos atendimentos e habilidades das profissionais com relação aos temas. As equipes se encontram…

Continuar lendo
Publicidade