Cultura divulga as oficinas culturais gratuitas do Estado para público a partir dos 16 anos
Conecte-se conosco

Jundiaí

Cultura divulga as oficinas culturais gratuitas do Estado para público a partir dos 16 anos

As novas formações começam em maio, com vagas limitadas e inscrições que devem ser feitas com antecedência.

Publicado

em

Atualizado há

Oficinas
(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em apoio à iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a Unidade de Gestão da Cultura (UGC) divulga as vagas de maio para o programa de “Oficinas Culturais – Formação para o Interior”, projeto gerenciado pela Poiesis Organização Social de Cultura.

As inscrições estarão abertas a partir desta segunda-feira (11) e para diferentes linguagens artísticas, entre elas, as Artes Visuais, Dança, Teatro, Fotografia, Literatura, Novas Mídias, Gestão Cultural, Performance e Circo.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO GRATUITA

As novas formações começam em maio, com vagas limitadas e inscrições que devem ser feitas com antecedência. Os encontros serão aplicados pela plataforma Zoom, alternativa virtual que possibilita a participação de agentes culturais de diversas regiões do Brasil, para além do estado paulista. As atividades são abertas para o público a partir dos 16 anos.

Confira alguns destaques:

  • Stop Motion – animação com massinha (40 vagas por turma)
    Esta oficina possibilitará que os participantes criem pequenas histórias em stop motion, uma das técnicas do cinema de animação. As aulas serão aplicadas pela Eliana Ribeiro, formada em Artes Plásticas pela Unicamp, diretora de arte e de montagem em curtas e longas-metragens.
    Turma A: 2, 4, 9 e 11/5 – das 10h às 12h
    Turma B: 18, 23, 25 e 30/5 – das 14h às 16h
    Inscrições: até o preenchimento das vagas
    Público-alvo: oficina para principiantes;
  • Fotógrafos latinos (20 vagas)
    Os encontros desta oficina destacarão as características dos artistas latino-americanos que trabalham com a fotografia e de diversas gerações. O objetivo é identificar as formas de ver e mostrar contextos históricos e, principalmente, como cada artista cria, interpreta e realiza uma imagem nas suas diferentes áreas. Também vai ocorrer um exercício fotográfico por onde os alunos deverão realizar e apresentar as fotos captadas.
    A mediação será de Melissa Szymanski, fotógrafa formada e pós-graduada pela FASM – Faculdade Santa Marcelina, com cursos em Milão (Itália), nas áreas de Fotografia de Moda e Still Life, além de ter sido docente de Fotografia em instituições como IED – Istituto Europeo di Design, SESC e Centro Universitário Belas Artes.
    Datas e horários: 10, 12, 17 e 19/5 – das 14h às 16h
    Inscrições: até o preenchimento das vagas
    Público-alvo: pessoas interessadas em Artes Visuais e Fotografia;
  • Kalungaerê – práticas criativas para as infâncias (30 vagas por turma)
    Danuza Novaes – multiartista e intelectual periférica, formada em Comunicação Social pela Unisa, em Canto Popular pela Etec de Artes, Sonoplastia em Teatro pela SP Escola de Teatro, Produtora Cultural pelo Instituto Tomie Ohtake e pós-graduada em Gestão Cultural pelo Instituto Singularidades/Itaú Cultural — vai ministrar uma palestra focada nas vivências e possibilidades de criar e questionar o universo da contação de histórias e da música voltadas para as infâncias.
    O recorte será pelas perspectivas culturais afro-brasileiras e a atividade faz parte do ciclo formativo “Cruzos poéticos”, coordenado por Felínio Freitas, mestrando em Artes pela Unesp, produtor cultural e pesquisador em mediação de leitura.
    Turma A: 10/5 – das 14h às 17h
    Turma B: 11/5 – da 18h30 às 21h30
    Inscrições: até o preenchimento das vagas
    Público-alvo: educadoras/es, artistas, bibliotecárias/os, mediadoras/es e demais interessados em arte, cultura e educação antirracista;
  • Brincando de escritor – como dar uma oficina literária infantojuvenil? (60 vagas)
    Pais, educadores e estudantes interessados na mediação literária para o público infantojuvenil poderão conferir algumas técnicas na palestra coordenada por Marcela Schwab, artista visual pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, educadora com trabalhos em espaços como o Theatro Municipal de São Paulo, e à frente da área educacional da editora Kalinka, especializada em literatura russa, e por Fabiola Notari, artista visual, pesquisadora e pós-doutora em Comunicação e Artes, além de doutora em Literatura e Cultura Russa pela FFLCH/USP.
    A atividade partirá do ponto de vista metodológico e com exercícios de desenho, mostrando possibilidades de ensinar procedimentos literários para as crianças, como a construção do narrador e da personagem, de maneira leve e didática.
    Data e horário: 12/5 – das 18h30 às 20h30
    Inscrições: até o preenchimento das vagas
    Público-alvo: pais, tutores, educadores, estudantes do ensino médio e graduação interessados em literatura e cultura russa;
  • Oficina de conexão entre Dança Contemporânea e Danças Brasileiras (30 vagas)
    A oficina apresentará as danças brasileiras de origem africana e ameríndias como o Frevo, Samba de Coco, Bumba meu Boi e Maracatu Rural. Outra parte da abordagem se voltará para a consciência corporal somada com a dança contemporânea, trazendo novas possibilidades e qualidades de movimentos. A coordenação será feita por Mônica Alvarenga, atriz e dançarina profissional há mais de 20 anos, fundadora do Elekô Coletivo Cultural e do Ateliê Cênico de Dança em Pindamonhangaba-SP.
    Data e horário: 16, 18, 23 e 25/5 – das 18h30 às 20h30
    Inscrições: até o preenchimento das vagas
    Público-alvo: atores, bailarinos, educadores e demais interessados, mesmo sem experiência na dança;
  • A rebeldia das musas: Gabriela Mistral, Alfonsina Storni e Juana de Ibarbourou (30 vagas)
    Aqui o objetivo é desvendar o caminho traçado pelas primeiras mulheres que ingressaram no cânone literário latino-americano: Gabriela Mistral, Alfonsina Storni e Juana de Ibarbourou. Para isso, o destaque será para as mudanças estabelecidas pelo processo modernizador na América Latina, o surgimento do movimento feminista no continente e a relação dessas escritoras com esse contexto a partir da vida e obra delas.
    A mediação será feita pela argentina Ayelén Medail, formada em História (ISP – JVG, CABA, Argentina) e em Letras (UNIP, SP), especialista em Educação Sexual com Perspectiva de Gênero (UNSAM, Buenos Aires, Argentina), além de atuar como professora de Espanhol na rede privada de ensino da cidade de São Paulo, tradutora literária e pesquisadora.
    Data e horário: 19, 24, 26 e 31/5 – 18h30 às 20h30
    Inscrições: até o preenchimento das vagas
    Público-alvo: em geral, com afinidade e interesse pela temática.

Jundiaí

Vandalismo em terminais urbanos de Jundiaí causam prejuízos aos usuários

Somente nos quatro primeiros meses de 2024, os gastos foram de R$ 73.274,91 com manutenção e substituição do que foi quebrado ou vandalizado

Publicado

em

Por

Portas do terminal Colônia foram pichadas. Foto: Prefeitura de Jundiaí

De acordo com levantamento feito pela Divisão de Infraestrutura de Transporte (DIT), da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte de Jundiaí (UGMT), em 2023 foram realizados 1.380 atendimentos para reparos nos banheiros dos terminais urbanos pelas equipes de manutenção da Prefeitura. O vandalismo, além de causar prejuízo à estrutura dos locais, compromete o uso pelas pessoas que se deslocam…

Continuar lendo

Jundiaí

Vilas Nambi e Ruy Barbosa recebem ação de nebulização veicular nesta quinta (25)

A ação complementa o trabalho de vistoria efetuado nos imóveis das duas regiões para a busca de criadouros do mosquito da dengue

Publicado

em

Por

A nebulização é uma das ações. É fundamental eliminar objetos que possam servir de criadouros. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) realiza nebulização veicular na Vilas Nambi e Ruy Barbosa, nesta quinta-feira (25). A ação complementa o trabalho de vistoria efetuado nos imóveis das duas regiões para a busca de criadouros do mosquito Aedes aegypti e de orientação aos moradores. O veículo passará a partir das 5h. A orientação é que as pessoas não fiquem…

Continuar lendo

Jundiaí

Festival da Cerveja traz descontos de até 50% no Empório Dom Olívio de Jundiaí

A ação promete vários rótulos com preços incríveis. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação/Empório Dom Olívio

Nesta quinta-feira (25), a partir das 8h, o Empório Dom Olívio de Jundiaí promove um verdadeiro Festival da Cerveja, com uma seleção de cervejas especiais com descontos de até 50%. Os descontos são válidos para clientes cadastrados no Clube Dom Olívio. Para realizar o cadastro do programa de fidelidade e ter acesso às promoções exclusivas, basta acessar o site www.clientedomolivio.com.br.…

Continuar lendo

Jundiaí

Maxi Shopping Jundiaí sorteia T-Cross 0km em ação do Dia das Mães

Campanha acontece entre os dias 24 de abril a 12 de maio; sorteio será realizado pela Extração da Loteria Federal do dia 15 de maio

Publicado

em

Por

Maxi Shopping Jundiaí
Foto: Maxi Shopping Jundiaí

Para celebrar o Dia das Mães neste ano, o Maxi Shopping Jundiaí preparou uma campanha bem especial que irá sortear um T-Cross 1.0 Turbo 200 TSI, além de compre-ganhe com refrescante Body Splash Natura Tododia Cereja e Avelã 200ml. Como participar No período de 25 de abril a 12 de maio, a cada R$ 400 em compras (que podem ser somados) nas lojas e…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí confirma primeiro caso de Chikungunya de 2024

O primeiro caso da doença em 2024 na cidade é de um homem que veio da Bahia, com os sintomas iniciados no dia 30 de março. Ele já está curado.

Publicado

em

Por

Mosquito da dengue
Em 2023, a cidade registrou quatro casos positivos da doença, todos importados (Foto: Canva)

Nesta quarta-feira (24), a Vigilância Epidemiológica e Vigilância em Saúde Ambiental de Jundiaí informou que a cidade registrou o primeiro caso de Chikungunya de 2024. De acordo com a gestão de Saúde, o caso, importado do estado da Bahia, é de um homem com sintomas iniciados no dia 30 de março. Ele já está curado da doença. As equipes de…

Continuar lendo
Publicidade