
Durante todo o sábado (19), o Espaço Expressa foi palco de atividades a fim de celebrar a cultura negra. A população teve a oportunidade de aprender e se divertir com a contação de histórias, brincadeiras lúdicas para as crianças e rodas de samba. A ação foi promovida pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) com base nos editais CulturaMais e Cultura Negra.
O evento faz parte do “Novembro Negro”.
A pequena Nina Flor, de oito anos, esteve presente na atividade “Nossa história e nossas brincadeiras: amarelinha africana e descobrindo o som do tum tum do Togo”, realizado pelo coletivo de mulheres #PretaEu.

“Gostei muito de descobrir e participar da brincadeira do som. Hoje eu pude aprender várias coisas diferentes, como histórias, músicas e outros jogos”, contou a garota, que esteve acompanhada do irmão Valentim, da prima Yasmin e da mãe Tânia Manancero.
“Trazer elementos lúdicos facilita a compreensão do tema e isso é muito importante, pois enriquece a cultura das crianças e elas podem aprender o respeito desde cedo”, comenta Tânia.
As brincadeiras lúdicas de origem africana, segundo a coordenadora do evento e membro do Departamento de Cultura do município, Valéria de Paula Ignácio, têm um grande poder de ensinar as crianças sobre culturas diferentes. “Isso possibilita uma abertura maior a ter o contato com o novo. Sendo assim, o respeito já é ensinado desde cedo e tem grande potencial de engajar as crianças na luta antirracista”, explica.
As atividades se encerram hoje (20), data de encerramento da Semana da Consciência Negra. As atividades já realizadas foram:
- Nossa História e Nossas Brincadeiras: Terra-mar e Kakopi: De forma divertida e ritmada, o Coletivo de mulheres #PretaEU, apresentou ao público um pouco das origens dos povos africanos, através de brincadeiras oriundas de países da África;
- Maculelê: Uma apresentação com Mestre Pássaro e alunos;
No entanto, essas não são as únicas para o dia, confira as atividades que ainda estão na programação:
- 19h – “Roda de Capoeira”: Uma apresentação dos integrantes da Associação de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim – Capoeira Regionais;
- 20h30 – Afrodizia: Show musical com a banda que é considerada hoje um dos grandes expoentes do reggae brasileiro no exterior trazendo em seu reggae muita personalidade e sotaque brasileiro.
[tdj-leia-tambem]
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		