Cursos do Funss de Jundiaí preparam os alunos para o mercado de trabalho
Conecte-se conosco

Jundiaí

Cursos do Funss de Jundiaí preparam os alunos para o mercado de trabalho

A transformação por meio da formação profissional é a missão do Funss de Jundiaí. Mais de 24 mil vagas gratuitas já foram ofertadas

Publicado

em

Atualizado há

curso-de-garcom-aula-pratica-Funss-Jundiaí-compressed
A sede do Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí fica localizada dentro do Parque da Uva. Foto: Prefeitura de Jundiaí.

Pensando em abrir o próprio negócio, Maria Ilza de Sousa Cruz fez a pré-inscrição e garantiu uma das vagas para o curso de Garçom. Aos 57 anos, esta é a terceira capacitação gratuita do Fundo Social que a aposentada participa. “Já conclui Auxiliar de Cozinha e dois workshops gastronômicos, um de salgado e outro de doces para festa. Agora, quero aprender as técnicas e os procedimentos para servir bem”, explicou.

Já o Luis Felipe dos Reis trabalha em uma empresa como auxiliar de logística, e aos fins de semana, o jovem, de 25 anos, vê a oportunidade de reforçar a renda. Neste período, ele atua como freelancer em uma choperia e, também, numa pizzaria da cidade. “Pelo menos por enquanto, eu não penso em mudar de área profissional, mas o segmento da gastronomia tem me ajudado bastante. Por isso, procurei o curso no Fundo Social para aprender a teoria, uma vez que a prática eu adquiri diretamente nos locais onde eu presto serviço”, contou ele.

A capacitação e o aperfeiçoamento da técnica no curso de Garçom também despertaram o interesse na Carolina Fernandes, de 20 anos. A jovem trabalha no setor há seis anos e há quase dois é funcionária de um estabelecimento, localizado num shopping da cidade. “Apesar de ser da área, estou adorando a capacitação oferecida pelo Fundo Social. Em pouco tempo de curso, já aprendi diversas coisas importantes e necessárias. Também repassei aos colegas do meu trabalho com o objetivo de melhorar a nossa forma de servir. O que eu mais gostei, até o momento, foi sobre a arrumação das taças e copos”.

carolina-fernandes-funss-jundiai-compressed
Carolina Fernandes. Foto: Prefeitura de Jundiaí

O tratamento que o garçom oferece ao cliente é um dos diferenciais para o sucesso da empresa. “O Fundo Social de Jundiaí tem a preocupação e o cuidado de oferecer capacitações gratuitas que estejam em consonância com as necessidades do mercado de trabalho. Este curso é uma prova disso, pois atende a uma demanda do segmento de bares e restaurantes, que busca profissionais qualificadas para exercer esta função”, afirmou a primeira-dama Vanessa Machado, presidente do Funss.

Além da teoria ensinada na sede do Fundo Social, dentro do Parque da Uva, o cronograma conta também com encontros práticos. Os encontros são realizados em parceria com o The Champions Sports Bar foi fundamental. “Aqui, o estabelecimento se transforma em um verdadeiro laboratório, onde os alunos podem vivenciar o que é visto em sala de aula”, detalhou o professor William Estevão.

Além do curso de Garçom existe também o curso de Camareira, que tem apoio do Hotel Ibis Budget. Com a retomada do aquecimento do setor de hotelaria, a capacitação é uma grande oportunidade de aprendizado para homens e mulheres.

“Os alunos aprendem desde o envelopamento da cama, a maneira correta de higienizar peças até a preparar e preencher formulários de controle das empresas”, explicou. Mas o conhecimento não para por aí. “Eu sempre gosto de reforçar que a dedicação e o empenho são as ferramentas para os profissionais conquistarem postos mais altos, como supervisores de andares, governantas e até gerente geral”, concluiu o professor.

camareira_hotel-funss-jundiai-compressed
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A transformação por meio da formação profissional é a missão do Fundo Social de Jundiaí. Desde 2017, mais de 24 mil vagas gratuitas já foram ofertadas em cursos gratuitos. “O conhecimento é o caminho que modifica a realidade das pessoas e fortalece as famílias que vivem aqui. Não medimos esforços para oferecer o que há de melhor para a população que, assim como nós, acredita que a boa formação é fundamental para conquistar novas oportunidades”, afirmou Vanessa

A sede do Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí fica localizada dentro do Parque da Uva. O acesso é pela avenida Dona Manoela Lacerda de Vergueiro, s/n, portão 03, bairro Anhangabaú. O funcionamento da unidade é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados. Informações: (11) 4589-6319, 4589-6320 e 4589-6322.

Jundiaí

Saúde de Jundiaí reforça a importância da vacina contra Febre Amarela

Em Jundiaí, a dose da vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínicas da Família.

Publicado

em

Por

Vacinação em Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí reforça a importância da vacinação contra a Febre Amarela. O reforço acontece especialmente após o registro do primeiro óbito pela doença em São Paulo em 2024. O caso, de um morador de Águas de Lindóia que também esteve em Monte Sião (MG), ocorreu no dia 29 de abril. Nos…

Continuar lendo

Jundiaí

Castelo Alimentos envia 2,5 toneladas de Vinagre de Álcool Concentrado para higienização no RS

Empresa também enviou doações de alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, fraldas, água potável, roupas, calçados e brinquedos. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação/Castelo Alimentos

Diante da tragédia ambiental que assolou o Rio Grande do Sul, a Castelo Alimentos, maior empresa de vinagres da América Latina, se solidarizou com as vítimas e rapidamente se mobilizou para realizar uma campanha de doações. A ação visa auxiliar na higienização das áreas afetadas e oferecer suporte às famílias desabrigadas. Assim, a empresa enviou 2,5 toneladas de Vinagre de…

Continuar lendo

Jundiaí

Empresário de Jundiaí arrecada mais de 4,5 toneladas de ração para animais do Rio Grande do Sul

A iniciativa arrecadou 3 toneladas de comida para cavalos e 1,5 tonelada para gatos e cachorros para ajudar os animais afetados pelas enchentes no estado sulista.

Publicado

em

Por

Para participar da campanha, basta se dirigir à sede da Casa da Fazenda, localizada na Avenida Humberto Cereser, 2850, no Caxambu (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o empresário Glauco Cesar Cosin, proprietário da Casa da Fazenda, no bairro do Caxambu, em Jundiaí, decidiu tomar uma iniciativa solidária para ajudar os animais atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Após contatar clientes e fornecedores, o empresário criou um grupo solidário para arrecadar ração para animais de pequeno e grande porte. A resposta da comunidade…

Continuar lendo

Jundiaí

Aeroporto de Jundiaí suspende recebimento de doações para o Rio Grande do Sul

Até o momento, o município de Jundiaí já encaminhou mais de 120 toneladas de doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

Publicado

em

Por

ajuda para RS
A população ainda pode colaborar, entregando doações diretamente no Fundo Social de Solidariedade (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí informou que o Aeroporto de Jundiaí não receberá mais doações para o Rio Grande do Sul até sexta-feira (10). Contando com a colaboração de empresas, a Prefeitura de Jundiaí garantiu o transporte terrestre dos donativos até o Rio Grande do Sul nos próximos dias. Essa medida visa agilizar o processo de entrega e garantir que a…

Continuar lendo

Jundiaí

Café de Negócios da ACE Jundiaí discute a era da IA

Publicado

em

Por

Elton Monteiro ACE Jundiaí
Foto: Divulgação/ACE Jundiaí

A Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí realizará no dia 17 de maio, às 8h, mais uma edição do Café de Negócios. O tema será “Um novo tempo nos negócios. Você está preparado?", com o especialista Elton Monteiro. Além de se conectar a outros empreendedores, será uma oportunidade de os participantes refletirem sobre os impactos positivos e negativos da Inteligência…

Continuar lendo
Publicidade