
Hoje, 14 de dezembro, é comemorado o aniversário da cidade de Jundiaí, mas algo que pegou muita gente de surpresa é que, mais uma vez, o município completa 365 anos de existência. Nesta terça-feira, vimos muitos comentários de jundiaienses que lembram de já ter visto a comemoração de 365 anos, então esse ano não seriam 366?
Não, e o Tribuna de Jundiaí te explica o por quê.
Durante uma pesquisa para um projeto sobre a história de Jundiaí, o cientista social jundiaiense, Samuel Vidilli, fez uma descoberta que mudou o que conhecíamos sobre a cidade.
O documento de “Traslado do Auto da Criação da Vila de Jundiahy”, encontrado na Torre do Tombo, que fica em Lisboa, Portugal, registra a data de elevação de Jundiaí à vila como 14 de dezembro de 1656!

Até o momento da descoberta, que aconteceu não há muito tempo, era de conhecimento comum que Jundiaí tinha sido elevada à vila em 1655. Ou seja, apenas em 2018, soubemos que a nossa Terra Querida é 1 ano mais nova do que pensávamos.

Assim, Vidilli apresentou o documento para a Prefeitura de Jundiaí, que recentemente acatou as informações novas e oficializou o “ano a menos” da cidade. Por isso, em 2021, Jundiaí comemora definitivamente, 365 anos de História.
[tdj-leia-tambem]