Jundiahy, 1656: Há 3 anos, jundiaienses descobriam a real 'data de nascimento' da cidade
Connect with us

Jundiaí

Jundiahy, 1656: Há 3 anos, jundiaienses descobriam a real ‘data de nascimento’ da cidade

Em 2018, Samuel Vidilli encontrou documentos de Portugal que descreviam a data de elevação de Jundiaí 1 ano depois da data conhecida.

Published

on

Atualizado há

Homem segurando documento
No dia 14 de dezembro, Jundiaí completa 365 anos (Foto: Tribuna de Jundiaí)

No dia 14 de dezembro, a cidade de Jundiaí celebra 365 anos de existência, mas você sabia que, até 2018, conhecíamos a história do município com uma data diferente? Há apenas 3 anos, o cientista social jundiaiense, Samuel Vidilli, organizava um estudo independente sobre a história da cidade, quando fez a descoberta.

Em um documento chamado “Traslado do Auto da Criação da Vila de Jundiahy”, encontrado na Torre do Tombo, em Lisboa, Portugal, Vidilli se surpreendeu ao notar a data de elevação de Jundiaí à vila: 14 de dezembro de 1656!

O por quê da surpresa? Até esse exato momento, era de conhecimento comum que Jundiaí tinha sido elevada à vila em 1655. Ou seja, apenas em 2018, soubemos que a nossa Terra Querida é 1 ano mais nova.

Processo de elevação à vila

Além disso, de acordo com o documento, a criação da Vila Jundiahy aconteceu por voto popular.

A versão mais conhecida pelos moradores da cidade é a que conta sobre a vinda de Rafael de Oliveira e Petronilha Rodrigues Antunes, que fugiram de São Paulo e se refugiaram nos arredores da cidade, fundando a Freguesia de Nossa Senhora do Desterro.

No entanto, de acordo com o documento encontrado por Vidilli, em 1656, um abaixo-assinado pelos 80 moradores do povoamento do sertão, na época chamado de “Mato Grosso de Jundiahy”, foi o que determinou a criação da cidade que hoje conhecemos e amamos.

“Sempre foi ocupada, Jundiaí, mas esses 80 moradores brancos se reúnem e pedem para a Capitania de São Vicente, que era o ponto mais importante, que criasse a partir dessa freguesia a Vila de Nossa Senhora do Desterro de Jundiahy”, explicou o cientista.

A ideia dos moradores do espaço era poder, entre outras coisas, regularizar suas terras e posses, tendo assim maior autonomia sobre Capitania.

Foto: Reprodução

O documento que rejuvenesce Jundiaí foi escrito à mão em 1767, por um homem chamado Marcelino Pereira Cleto, e se encontra armazenado na Torre do Tombo em um arquivo denominado Papéis do Brasil. Todas as informações podem ser acessadas no site da Torre do Tombo.

Nova data foi acatada

Assim, Samuel Vidilli levou as informações à Luiz Fernando Machado, também prefeito da cidade em 2018. De acordo com o professor, a descoberta não era uma interpretação história sobre a cidade, e sim um fato relevante e comprovado.

Samuel Vidilli apresentou o documento para o prefeito em 2018 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Até então, a data de criação da Vila de Jundiaí era baseada em boatos ou pesquisas baseadas em informações e fontes incorretas.

“Esta divulgação, que não é uma descoberta mas sim apenas uma publicização, não muda apenas um ano da nossa História, mas gera debate e contribui para a discussão de quem, como eu, se encanta com ela”.

Assim, a Prefeitura de Jundiai acatou a descoberta de Vidilli e, por isso, em 2021, comemora, agora definitivamente, 365 anos de História.

Jundiaí

Alunos de Jundiaí apresentam projetos inovadores em feira de ciências

Estudantes aplicaram o aprendizado em projetos práticos que encantaram a comunidade escolar e promoveram reflexões sobre o meio ambiente.

Published

on

Alunos da rede pública de jundiaí.
Alunos da EMEB da Flórida Mestag, no Mato Dentro, mostram projetos inovadores em feira de ciências (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Os alunos da EMEB Flórida Mestag, localizada no bairro Mato Dentro, em Jundiaí (SP) deram um show de criatividade e compromisso com o meio ambiente durante a Feira de Ciências, realizada no sábado (30), no Parque Urbano Mato Dentro. A iniciativa, que envolveu professores, direção, familiares e amigos, foi o ponto alto de meses de pesquisa e aprendizado voltados para inovação…

Continue Reading

Jundiaí

Programa Ludicidadania nas escolas: Jundiaí celebra conclusão de nova turma no bairro Almerinda Chaves

Iniciativa da Guarda Municipal de Jundiaí promove cidadania e transforma a vida de estudantes.

Published

on

Programa Ludicidadania
240 alunos de sete classes dos 4º anos da EMEB Ivo de Bona se formaram no programa (Foto: Divulgação)

Com cerca de 240 alunos do 4º ano, a EMEB Ivo de Bona, localizada no Parque Almerinda Chaves, em Jundiaí, foi palco de uma celebração emocionante do Programa Ludicidadania neste sábado (30). A iniciativa é promovida pela Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) em parceria com a Unidade de Gestão de Educação. O evento reuniu estudantes, familiares e amigos em uma quadra lotada para celebrar o aprendizado…

Continue Reading

Jundiaí

Sustentabilidade em foco: DAE Jundiaí implementará usina fotovoltaica na sede

A obra, com investimento de R$ 14 milhões, começa em dezembro e tem previsão de conclusão em dez meses.

Published

on

Estacionamento da DAE Jundiaí.
Obras no atual estacionamento de funcionários começam em dezembro (Foto: DAE Jundiaí)

A DAE Jundiaí dá mais um passo em direção à sustentabilidade com a implantação de uma usina fotovoltaica na sede administrativa, localizada na Vila Hortolândia. O projeto, que terá início em dezembro, visa gerar energia para as unidades de baixa tensão e proporcionar cobertura completa ao estacionamento dos funcionários. Com um investimento de R$ 14 milhões, a obra tem previsão…

Continue Reading
Advertisement
Skip to content