Jundiahy, 1656: Há 3 anos, jundiaienses descobriam a real 'data de nascimento' da cidade
Conecte-se conosco

Jundiaí

Jundiahy, 1656: Há 3 anos, jundiaienses descobriam a real ‘data de nascimento’ da cidade

Em 2018, Samuel Vidilli encontrou documentos de Portugal que descreviam a data de elevação de Jundiaí 1 ano depois da data conhecida.

Publicado

em

Atualizado há

Homem segurando documento
No dia 14 de dezembro, Jundiaí completa 365 anos (Foto: Tribuna de Jundiaí)

No dia 14 de dezembro, a cidade de Jundiaí celebra 365 anos de existência, mas você sabia que, até 2018, conhecíamos a história do município com uma data diferente? Há apenas 3 anos, o cientista social jundiaiense, Samuel Vidilli, organizava um estudo independente sobre a história da cidade, quando fez a descoberta.

Em um documento chamado “Traslado do Auto da Criação da Vila de Jundiahy”, encontrado na Torre do Tombo, em Lisboa, Portugal, Vidilli se surpreendeu ao notar a data de elevação de Jundiaí à vila: 14 de dezembro de 1656!

O por quê da surpresa? Até esse exato momento, era de conhecimento comum que Jundiaí tinha sido elevada à vila em 1655. Ou seja, apenas em 2018, soubemos que a nossa Terra Querida é 1 ano mais nova.

Processo de elevação à vila

Além disso, de acordo com o documento, a criação da Vila Jundiahy aconteceu por voto popular.

A versão mais conhecida pelos moradores da cidade é a que conta sobre a vinda de Rafael de Oliveira e Petronilha Rodrigues Antunes, que fugiram de São Paulo e se refugiaram nos arredores da cidade, fundando a Freguesia de Nossa Senhora do Desterro.

No entanto, de acordo com o documento encontrado por Vidilli, em 1656, um abaixo-assinado pelos 80 moradores do povoamento do sertão, na época chamado de “Mato Grosso de Jundiahy”, foi o que determinou a criação da cidade que hoje conhecemos e amamos.

“Sempre foi ocupada, Jundiaí, mas esses 80 moradores brancos se reúnem e pedem para a Capitania de São Vicente, que era o ponto mais importante, que criasse a partir dessa freguesia a Vila de Nossa Senhora do Desterro de Jundiahy”, explicou o cientista.

A ideia dos moradores do espaço era poder, entre outras coisas, regularizar suas terras e posses, tendo assim maior autonomia sobre Capitania.

Foto: Reprodução

O documento que rejuvenesce Jundiaí foi escrito à mão em 1767, por um homem chamado Marcelino Pereira Cleto, e se encontra armazenado na Torre do Tombo em um arquivo denominado Papéis do Brasil. Todas as informações podem ser acessadas no site da Torre do Tombo.

Nova data foi acatada

Assim, Samuel Vidilli levou as informações à Luiz Fernando Machado, também prefeito da cidade em 2018. De acordo com o professor, a descoberta não era uma interpretação história sobre a cidade, e sim um fato relevante e comprovado.

Samuel Vidilli apresentou o documento para o prefeito em 2018 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Até então, a data de criação da Vila de Jundiaí era baseada em boatos ou pesquisas baseadas em informações e fontes incorretas.

“Esta divulgação, que não é uma descoberta mas sim apenas uma publicização, não muda apenas um ano da nossa História, mas gera debate e contribui para a discussão de quem, como eu, se encanta com ela”.

Assim, a Prefeitura de Jundiai acatou a descoberta de Vidilli e, por isso, em 2021, comemora, agora definitivamente, 365 anos de História.

Jundiaí

Parque da Cidade: caminhada de encerramento das comemorações de aniversário reúne mais de 1000 pessoas

Publicado

em

Por

Caminhada Parque da Cidade em Jundiaí
Dia ensolarado contribuiu pra deixar a caminhada ainda mais animada (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Manhã ensolarada foi palco de evento que celebrou duas décadas do espaço verde Em um domingo radiante, o Parque da Cidade recebeu mais de 1000 pessoas para uma caminhada especial, marcando o encerramento das comemorações dos seus 20 anos de existência. Idealizada pela DAE Jundiaí e realizada pela Davelo Corridas, a iniciativa contou com o apoio dos patrocinadores Mila Moto,…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí, Cidade Inteligente, inicia implantação de novo sistema de otimização de projetos

Publicado

em

Por

Building Information Modeling (BIM) está em fase de implantação e otimizará os processos da gestão (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí abraça a era da construção inteligente com a implantação do BIM A cidade de Jundiaí, em São Paulo, se destaca como pioneira na região ao implementar o Building Information Modeling (BIM), também conhecido como Modelagem da Informação da Construção. Essa tecnologia inovadora representa um marco na gestão de projetos, otimizando recursos e garantindo mais assertividade e economia nas obras.…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí brilha como hub logístico com crescimento do transporte ferroviário

Publicado

em

Por

Visão aérea do terminal logístico ferroviário de Jundiaí
Em 2023, a movimentação em importações e exportações na cidade somou R$ 21 bilhões (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Crescimento do transporte sobre trilhos Jundiaí, conhecida pelas suas rodovias, destaca-se também pela sua eficiente logística ferroviária. Os trens têm sido um pilar fundamental para o município desde a movimentação de café em meados de 1860, até os atuais TEUs – contêineres de 20 pés. Desde a inauguração do Terminal Intermodal de Jundiaí (TIJU) em 2018, houve um crescimento significativo…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí pode ter máxima de 32°C neste final de semana

De acordo com a A MetSul, o calor projetado para o fim de abril será histórico e muito fora do normal. O instituto classificou a previsão como uma “bizarrice climática”.

Publicado

em

Por

Confira a previsão do tempo para este final de semana em Jundiaí (Foto: Canva)

Preparados para o calorão? O mês de abril terminará com uma onda de calor que deve deixar Jundiaí com temperatura máxima de 32°C. De acordo com a A MetSul, o calor projetado para os próximos dias será histórico e muito fora do normal para esta época do ano.O instituto de meteorologia classificou ainda a previsão como uma "bizarrice climática". O…

Continuar lendo

Jundiaí

DEBEA promove campanha de adoção de pets, neste sábado (27), no Eloy Chaves

Publicado

em

Por

DEBEA Jundiaí
DEBEA promove campanha de adoção de pets, neste sábado (27), no Eloy Chaves (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA), órgão ligado à Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), promove neste sábado (27) mais uma campanha de adoção de cães e gatos. A ação será realizada na Unidade da Kuka Freska, localizada na Av. Benedicto Castilho de Andrade, 1350 – Pq. Eloy Chaves – Jundiaí/SP, das 9h às 13h. O DEBEA e…

Continuar lendo
Publicidade