Obras do DEBEA
Nova sede tem um terreno de 6.105,00 m2, dos quais 40 % são de área de preservação (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

As obras da nova sede do Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA), órgão ligado à Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), seguem em ritmo acelerado, com previsão de entrega para dezembro deste ano. 

O prédio ficará em um terreno adquirido pela Prefeitura de Jundiaí na Chácara São Francisco, o espaço será mais amplo e contemplará o prédio administrativo, farmácia, áreas para abrigos de cães e gatos, depósito de ração, centro cirúrgico e estacionamento. 

A nova sede tem um terreno de 6.105,00 m2, dos quais 40 % são de área de preservação. Além do prédio principal estão previstas instalações complementares, canis e gatis, com área de construção de 621,75 m2, que serão iniciadas a partir do próximo ano. Já a atual conta com terreno de 5.030,00 m2 e 843,61 m2 de área construída.

Confira a construção do novo espaço:

O DEBEA é responsável por promover atendimento e programa de castração gratuitos para animais em situações de risco, de vulnerabilidade social e desabrigados. E além dos serviços mais procurados, como castração e microchipagem de cães e gatos, o departamento monitora maus-tratos e realiza recolhimento de animais.

“O Debea recebe diversos tipos de demandas, entre elas, solicitações de castração e denúncias de maus-tratos. Também recebemos muitos pedidos de recolhimento e pessoas que querem “doar” seus animais por diversos motivos, mas é um serviço que não realizamos”, explica a diretora do Debea, Talita Odara Cervi. 

DEBEA auxilia no controle populacional de animais com a castração

Com uma média de 80 atendimentos clínicos mensais, um dos serviços que também se destaca no departamento é a castração. Até setembro foram 3.511 procedimentos com meta de chegar a 5 mil em dezembro. “As orientações também são importantes para que o trabalho torne-se de qualidade, como, por exemplo, a orientação após as denúncias de maus-tratos. A promoção da guarda responsável é essencial”, afirma Talita. 

O prefeito Luiz Fernando Machado destaca a importância de manter um serviço de qualidade voltado à saúde animal. “O DEBEA já presta um serviço de excelência, mas com a inauguração do novo espaço, Jundiaí será referência no atendimento clínico e hospitalar de cães e gatos”.

[tdj-leia-tambem]

A atual sede será mantida para garantir a ampliação da capacidade de abrigo de animais que não dependem de tratamento continuado, permitindo o isolamento de animais agressivos.