Defesa Civil de Jundiaí intensifica ações referentes à Operação Estiagem 2022
Conecte-se conosco

Jundiaí

Defesa Civil de Jundiaí intensifica ações referentes à Operação Estiagem 2022

O curso atende a uma das metas do Programa Operação Estiagem 2022 do município de Jundiaí

Publicado

em

Atualizado há

Todos os participantes do curso da Defesa Civil do último sábado (25)
Todos os participantes do curso da Defesa Civil do último sábado (25). (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

No último sábado (25) a Defesa Civil de Jundiaí, em parceria com o 19° Grupamento de Bombeiros, Divisão Florestal da Guarda Municipal e Unidade de Gestão de Meio Ambiente de Jundiaí, promoveu o Curso de Capacitação Operação Estiagem, realizado nas instalações da Fundação Antônio Antonieta Cintra Gordinho, localizada na Fazenda Ermida, com aulas teóricas e práticas.

O curso atende a uma das metas do Programa Operação Estiagem 2022 do município de Jundiaí, e busca capacitar tecnicamente integrantes do Sistema de Defesa Civil dos Municípios e voluntários da sociedade civil para as ações preventivas, de socorro, assistenciais e de recuperação dos cenários atingidos por queimadas em vegetação.

O Curso de Capacitação Operação Estiagem 2022 aperfeiçoa os procedimentos de ação nas ocorrências comuns nesta época de estiagem, que envolvem a baixa umidade relativa do ar possibilitando conhecimentos para uma atuação rápida e de qualidade quando dos desastres (queimadas em vegetação), respeitando a peculiaridade do município de Jundiaí.

Defesa Civil de Jundiaí realiza curso para combate a incêndios.
(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O treinamento em questão aborda temas prioritários como doutrina e legislação, elaboração de planos preventivos, abordagem sistêmica das ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação a incêndios em vegetação, e também mostra o que tem sido feito nestes últimos anos a apresenta os resultados obtidos.

Registros de Incêndios

A Defesa Civil de Jundiaí atualiza mensalmente o relatório dos registros de focos de incêndio. Em abril de 2022, foram computados 38 incêndios na zona urbana contra apenas um na região da Serra do Japi, em um total de 600m² de área queimada.

Já em maio, considerado o primeiro mês da estiagem, foram registrados 39 focos de incêndio na vegetação urbana, um foco na região da Serra do Japi e 2.300m² de área queimada ao todo.

“Temos aumentado o número de cursos e de ações preventivas como vistorias a locais com maior incidência de queimadas, assim como notificações e comunicação com os donos dos imóveis nestas regiões. Também orientamos em relação à limpeza dos terrenos e outras ações que diminuem o número de incêndios na cidade”, comenta o coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, coronel João Osório Gimenez Germano.

Jundiaí inicia construção de Plano Diretor de Tecnologia da Informação

Próximo Curso

Para os interessados em realizar o curso, a Defesa Civil de Jundiaí conta com inscrições abertas para o dia 30 de junho (quinta-feira), às 8h também na Fazenda Ermida (Av. Antônio Pincinato, nº 7200), fechando os quatro cursos programados para 2022. A inscrição ao Curso de Capacitação Operação Estiagem pode ser realizada através deste link.

Mais informações sobre os trabalhos desenvolvidos pela Defesa Civil de Jundiaí poderão ser obtidas no site da Defesa Civil ou pelo e-mail [email protected].

Jundiaí

Confira a previsão do tempo para essa semana em Jundiaí

A cidade deve ter máxima de 32°C e dias de sol. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto aérea de Jundiaí
Foto: Prefeitura Municipal de Jundiaí

Essa semana em Jundiaí deve continuar com dias quentes e sem chuva, mas fará menos calor que a semana anterior. De acordo com o Climatempo, a cidade terá mínima de 17°C e máxima de 32°C. Confira a previsão do tempo para essa semana em Jundiaí: Segunda-feira (6) - Sol o dia todo, sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto,…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí e Azul Conecta arrecadam 6 toneladas de doações para o RS

Ação solidária mobiliza comunidade e parceiros, destacando a força da união em momentos de crise.

Publicado

em

Por

ajuda para RS
Voluntários e líderes locais trabalham juntos em Jundiaí, preparando as doações para envio ao Rio Grande do Sul. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Um avião repleto de amor e doações para as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul (RS) partirá de Jundiaí nesta segunda-feira (6) com destino a Porto Alegre (RS). Graças a uma parceria entre a Prefeitura, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FUNSS) e da Rede de Cooperação, com a Azul Conecta, cerca de 6 mil toneladas de…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí se mobiliza em prol das vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

A ação teve início neste domingo (5) e se estenderá durante a semana.

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade e da Rede de Cooperação, em parceria com a Azul Conecta, está promovendo uma campanha de arrecadação de itens para auxiliar as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. A ação teve início neste domingo (5) e se estenderá durante a semana. Pontos de coleta: Fundo Social de…

Continuar lendo

Jundiaí

Com mais de 10 mil casos de dengue, Jundiaí intensifica ações de combate à doença

O Ivoturucaia continua sendo o bairro de Jundiaí com mais notificações, com 807 casos de dengue. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí segue em alerta contra a dengue, com mais de 10 mil casos registrados. Até o dia 3 de maio, a cidade acumulava 10.524 notificações da doença, com cinco óbitos confirmados. Desses casos, 9.049 são autóctones, ou seja, contraídos no próprio município. O Ivoturucaia continua sendo o bairro com mais notificações, com 807 casos. Em seguida, aparecem os bairros Jardim…

Continuar lendo

Jundiaí

Guarda Municipal de Jundiaí cresce 170% em 10 anos

Os investimentos em segurança realizados pela Prefeitura de Jundiaí nos últimos anos são expressivos.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) comemora seus 75 anos de fundação e se prepara para ocupar dois novos prédios construídos exclusivamente para ela. As novas sedes, localizadas na avenida 14 de Dezembro e no Medeiros, representam um marco na história da GMJ, que nos últimos anos vem crescendo em números e investimentos. Em 2014, a GMJ contava com 40…

Continuar lendo