Dia Mundial da Água: lugar de lixo não é no ralo
Conecte-se conosco

Jundiaí

Dia Mundial da Água: lugar de lixo não é no ralo

Ana Paula, Gerente Ambiental, Social e de Governança da Companhia Saneamento de Jundiaí (CSJ), explica ações do dia a dia que vale a pena mudar.

Publicado

em

Atualizado há

Companhia de Saneamento de Jundiaí
O Dia Mundial da Água é celebrado no dia 22 de março (Foto: Divulgação)

O dia 22 de março celebra o Dia Mundial da Água, e reforça a atenção em discussões sobre a sustentabilidade do recurso natural. A água é necessária e fundamental para a sobrevivência dos seres vivos e, por isso, cuidar da sua existência é uma responsabilidade compartilhada entre todos.

O descarte incorreto de lixo em ralos, pias e vasos sanitários, por exemplo, pode trazer grandes problemas. “Além de entupir as redes coletoras, esses resíduos chegam à Estação de Tratamento de Esgoto de Jundiaí (ETEJ), podendo comprometer os equipamentos que realizam o serviço, interferindo na proteção da saúde pública e preservação do meio ambiente”, quem explica é Ana Paula Fernandes Abrahão, Gerente Ambiental, Social e de Governança da Companhia Saneamento de Jundiaí (CSJ), empresa privada responsável por tratar o esgoto da cidade e fiscalizada pela DAE Jundiaí, sendo esta empresa responsável pela gestão da rede de esgoto.

Além disso, Ana Paula ressalta que a população ainda descarta produtos inflamáveis, remédios, tintas, óleo de cozinha, absorventes e preservativos de forma inadequada constantemente. “Aqui na ETEJ recebemos uma grande quantidade desses tipos de resíduos. Nos últimos 12 meses recebemos quase 85 mil toneladas de lixo, que chegaram até nós pela rede de esgoto. Isso afeta diretamente a eficiência do tratamento e pode acarretar a quebra de equipamentos importantes para a Estação, assim como pode ser responsável por entupir galerias e retornar esgoto para as casas das pessoas.”

Ações do dia a dia

Ela reforça que existem alguns hábitos do dia a dia que podem ser revistos e mudados. “São escolhas simples que fazemos no dia a dia e que contribuem com a manutenção dos equipamentos de infraestrutura de casa, com os serviços de saneamento da cidade e com o meio ambiente”.

  • Óleo de cozinha na pia ou no vaso sanitário: a presença de gordura causa muito estrago na rede de esgoto. Quando esfria, o líquido se transforma em um bloco sólido que se fixa e acumula nos canos, reduzindo o espaço para a passagem do esgoto, chegando a provocar a completa obstrução do encanamento e o retorno do esgoto para as residências.
  • Fio dental: Pode causar um grande estrago se for lançado direto no vaso sanitário ou no ralo da pia. Ele funciona como uma rede, pode enroscar e concentrar outros dejetos ao seu redor até provocar o entupimento da rede.
  • Cabelos: É muito difícil evitar completamente o acúmulo de fios de cabelo. Por isso, não abra mão do uso de grelhas no ralo do banheiro e de grades nos canos das pias. Depois do banho, sempre limpe o ralo, remova o acúmulo de fios presos e jogue tudo no lixo comum.
  • Lixo: É no lixo! Não descarte cotonetes, cigarros, absorventes, camisinhas e embalagens no vaso sanitário. Use a lixeira do banheiro para descartar esses objetos. Isso vai contribuir, e muito, para o bom funcionamento de toda a rede de saneamento.
  • Tampas de bueiro: Comunique a DAE sobre os lugares em que a rede de esgoto possa estar aberta, sem tampa. Além de ser um fator importante de entrada de resíduos na rede, pode ocorrer a queda acidental de pessoas e animais.

Conscientização

Ana Paula reforça que “a conscientização que esta data traz é muito importante, afinal, o tratamento adequado reduz os índices de doenças causadas por águas contaminadas, além de tornar o recurso novamente disponível para novos usos e para a natureza”.

Como é visto nos últimos anos através do Rio Jundiaí, as estações de tratamento de esgoto devolvem vida aos rios. “Este resultado só foi alcançado por uma tomada de ação conjunta e muito bem planejada”, esclarece a especialista.

Sobre a CSJ

Fundada em 1996, a Companhia Saneamento de Jundiaí (CSJ) construiu e opera desde 1998 a Estação de Tratamento de Esgotos de Jundiaí (ETEJ), com o objetivo de tratar todo o esgoto do município, coletado pela DAE Jundiaí. Este tratamento de esgotos teve uma participação fundamental na melhora da qualidade do Rio Jundiaí, que voltou a ter peixes, e foi reclassificado em 2017, permitindo a captação de suas águas para abastecimento público.

O Rio Jundiaí foi o primeiro rio brasileiro a melhorar de classe. Além disso, a Companhia transforma lodo produzido no processo em fertilizante, de uso seguro na agricultura.

A CSJ foi contratada em uma concorrência pública pela menor tarifa e passou a tratar o esgoto doméstico e industrial da cidade de Jundiaí, procurando sempre aprimorar sua operação, além de desenvolver projetos sociais de educação, conscientização e profissionalização.

Jundiaí

Hospital da Criança do Grendacc implanta sistema de senhas no atendimento

O novo sistema permitirá agilizar o atendimento e organizar os serviços, além de gerar indicadores sobre o número de atendimentos e tempo de espera na entidade.

Publicado

em

Por

O painel de senhas foi colocado bem na entrada do Hospital (Foto: Luis Felipe Amaral)

Neste mês, o Hospital da Criança do Grendacc implantou a automatização do sistema de senhas em sua recepção, a fim de agilizar o atendimento dos pacientes. O projeto, intitulado "painel de senha", também visa organizar os serviços, inclusive por ordem de prioridade, além de gerar indicadores sobre o número de atendimentos e tempo de espera. Com esse novo sistema, o…

Continuar lendo

Jundiaí

Alfabetização matemática é tema da formação de abril para as profissionais do Núcleo de Apoio à Aprendizagem

Os temas são escolhidos de acordo com a demanda dos atendimentos e habilidades das profissionais com relação aos temas

Publicado

em

Por

O encontro foi coordenado pela psicopedagoga, Mirna Renno. Foto: APAE Jundiaí

As equipes das duas unidades do Núcleo de Apoio à Aprendizagem (NAA), Complexo Argos e do Vetor Oeste, participam de formações mensais e o tema deste mês de abril foi “Alfabetização Matemática”, promovido na segunda-feira, dia 29. Os temas são escolhidos de acordo com a demanda dos atendimentos e habilidades das profissionais com relação aos temas. As equipes se encontram…

Continuar lendo

Jundiaí

Escritora jundiaiense faz lançamento do seu terceiro livro infantil na Livraria Leitura, do Maxi Shopping

“Martin” é o novo trabalho de Lívia Brigoni, que narra as aventuras fantásticas de um menino

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

Lívia Brigoni, escritora jundiaiense, fará o lançamento exclusivo de seu mais recente trabalho, "Martin". O evento será na Livraria Leitura, do Maxi Shopping Jundiaí, no sábado, dia 4 de maio, das 16h às 18h. A obra narra a história de um menino que está se sentindo sozinho e entediado. Curioso, ele resolve pegar um livro da estante e começa a…

Continuar lendo

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí aumenta oferta de oficinas culturais nas unidades dos CRAS

Agora, as unidades têm 19 novas atividades, entre dança, desenho, terapias alternativas e oficinas para idosos. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Jundiaí aumentou a oferta de oficinas culturais gratuitas nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade. Agora, as unidades contam com 19 novas atividades, entre dança, desenho, terapias alternativas e oficinas para idosos. “Nós entendemos a Cultura como um ativo de transformação social fundamental, além de proporcionar…

Continuar lendo

Jundiaí

Funss de Jundiaí divulga 200 vagas para os cursos da 2ª quinzena de maio

Descubra habilidades em tecnologia, gestão e mais. Participe e avance sua carreira com cursos de qualidade totalmente gratuitos

Publicado

em

Por

Cursos de Panificação no FUNSS Jundiaí
Serão disponibilizadas 200 vagas para cursos; workshop de pães caseiros recheados é um dos mais procurados (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss) abrirá pré-inscrições para oito cursos gratuitos de qualificação profissional, realizados em parceria com o Senai, Sebrae e Espro. Ao todo, 200 vagas serão disponibilizadas para a população. A pré-inscrição será na quinta-feira (02), a partir das 12h, pelo site do Fundo Social de Solidariedade. Os cursos disponibilizado são: Implantação de serviços em nuvem –…

Continuar lendo
Publicidade