Em Jundiaí, equipe do Hospital São Vicente realiza cirurgia inédita na América Latina
Connect with us

Jundiaí

Em Jundiaí, equipe do Hospital São Vicente realiza cirurgia inédita na América Latina

A equipe médica responsável pelo procedimento também ministrará treinamento de profissionais de outros países.

Published

on

Atualizado há

Médicos do Hospital São Vicente, em Jundiaí
A equipe médica de ortopedia do Hospital São Vicente de Paulo, em Jundiaí, realizou com sucesso a cirurgia de artroplastia de quadril (Foto: HSV)

A equipe médica de ortopedia do Hospital São Vicente de Paulo (HSV), em Jundiaí, comemora mais uma conquista após realizar a primeira cirurgia de prótese de quadril ou, como também é conhecida, artroplastia de quadril, da América Latina, utilizando a técnica denominada “Anterior Path”.

Nos últimos anos, essa cirurgia tem sido tema para estudos voltados ao avanço da especialidade, que visa a reabilitação precoce dos pacientes que passam pelo procedimento. A prótese implantada é responsável por substituir a articulação danificada ou fraturada, e segue o formato da anatomia original das estruturas ósseas.

Ela está sendo utilizada com frequência pela área de ortopedia, já que promove a melhoria da qualidade de vida dos pacientes que necessitam do recurso, de forma mais rápida.

Referência

O Hospital São Vicente, de Jundiaí, já havia utilizando a técnica “SuperPath” em 2017, voltada para as vias posteriores, e também sendo a primeira na América Latina. Renomado em sua área de atuação, o médico ortopedista e traumatologista, especializado em artroplastia, Dr. Eduardo Gomes Machado, explica que ambos os procedimentos apresentaram excelentes resultados, principalmente por serem minimamente invasivos.

“Esse tipo de cirurgia não se restringe ao corte pequeno do local a ser operado, já que isso é uma questão mais voltada para a estética. Nossa preocupação é como isso beneficia a recuperação do paciente, como esse procedimento será realizado perto da articulação do quadril, da cápsula articular e do musculo”, explica.

Foto: HSV

“Nas cirurgias minimamente invasivas, como não liberamos tanta musculatura, o sangramento e a dor são menores, fazendo com que esse paciente apresente um baixíssimo risco de transfusão sanguínea e necessidade de internação em UTI. Com a técnica, também evitamos uma complicação que é comum na prótese de quadril, a luxação. Como preservamos toda a musculatura, a prótese é mais estável, evitando o deslocamento. Na maior parte das vezes, o paciente já é liberado no dia seguinte ao procedimento“, conta Dr. Eduardo.

Casos por faixa etária

A maioria dos casos de incidências são de idosos com desgaste na articulação, devido à artrose e artrite reumatoide ou espondilite anquilosante, inflamação que afeta os tecidos conjuntivos, articulações da coluna e de grandes articulações, como quadris, ombros e outras regiões.

No entanto, os pacientes jovens não estão livres do procedimento, uma vez que a cirurgia também é realizada em casos de fraturas do colo do fémur, por exemplo.

“Percebemos que nas últimas décadas as indicações são cada vez de pacientes mais jovens. Fizemos um levantamento e nos últimos três anos, levando em conta o período anterior a pandemia, a média de idade dos pacientes de cirurgias eletivas de prótese de quadril é de 54 anos. Geralmente, são pessoas ativas, que praticam atividades físicas ou desempenham uma função que exige um grande esforço físico. As técnicas utilizadas nessa cirurgia são fundamentais para que essas pessoas não fiquem muito tempo afastadas de suas rotinas”, evidencia o ortopedista.

Resultados Positivos

A primeira paciente a passar pelo procedimento com uso da “Anterior Path”, foi a Sra. Edmea Girotto Pellizzari (76). Ela conta o motivo da cirurgia:

“Eu estava lavando o banheiro e acabei caindo. Por conta da queda, fraturei o fêmur e precisei da cirurgia de prótese de quadril. Enquanto estávamos na consulta, eles me falaram que essa seria a primeira cirurgia a usar dessa técnica”, explica.

“Fiquei surpresa e desejei que desse tudo certo. Ainda é recente, mas agora estou bem, me recuperando. Continuo em acompanhamento pelo ambulatório de ortopedia do hospital e faço fisioterapia para ajudar com os movimentos”.

Foto: HSV

O HSV foi pioneiro nas duas técnicas e é considerado o 3º Hospital de Ensino do Estado de São Paulo e credenciado com o mesmo título pelo Ministério da Saúde/MEC. A unidade se consolidou e hoje é essencial para a formação de profissionais em diversas áreas da saúde.

Assim, a equipe médica de ortopedia também se comprometeu a ministrar o treinamento dos médicos de toda a América Latina que atuam na colocação de prótese de quadril.

“Estar associado a grandes nomes como a Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), onde sou professor e a um hospital de referência como o São Vicente, é um grande prazer. Nosso serviço é de excelência e proporcionar esse benefício para os pacientes é o que nos motiva. É sempre uma satisfação poder contribuir com a saúde do município e região”, finaliza Dr. Machado.

Jundiaí

Novo reservatório da DAE no Jardim do Lago reforça abastecimento em Jundiaí

Entrega beneficiará mais de 9 mil moradores nos bairros Jardim Aurélia, Nova Cidade Jardim, Vila Esperança e outros.

Published

on

DAE Jundiaí
A DAE e a Prefeitura de Jundiaí entregaram, nesta quinta-feira (12), o 60º reservatório de água tratada da cidade, no Jardim do Lago (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A DAE e a Prefeitura de Jundiaí entregaram, nesta quinta-feira (12), mais um reservatório de água tratada na cidade, desta vez, no Jardim do Lago. O equipamento tem capacidade para armazenar 3 milhões de litros. De início, o reservatório atenderá os bairros Jardim Aurélia, Parque Cidade, Jardim II, Nova Cidade Jardim e Vila Esperança, beneficiando diretamente mais de 9 mil…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí é a mais conectada da região; está à frente de Campinas e São Paulo

Jundiaí apresenta índices de 93,26% dos domicílios conectados à internet, superando grandes centros urbanos, como Campinas e São Paulo.

Published

on

Mãe e filhos na cidade conectada Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí/ CIJUN

Jundiaí se posiciona como a cidade mais conectada da região, superando grandes centros urbanos como Campinas e São Paulo. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 89,4% da população brasileira tem acesso à internet em casa, conforme os dados do Censo 2022 divulgados na última quinta-feira (12). Contudo, Jundiaí apresenta índices ainda mais impressionantes, com 93,26%…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí conquista 3º lugar no Ranking Município Agro

Em 2020, Jundiaí ocupava o 6º lugar no ranking; a ascensão para o 3º lugar em 2024 demonstra os avanços concretos nas gestões locais.

Published

on

Prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Na última quinta-feira (12), Jundiaí foi mais uma vez reconhecida como uma das principais cidades do Estado de São Paulo. A cidade alcançou o 3º lugar no programa “Município Agro – Ranking Paulista”, na categoria 1, que abrange as maiores cidades do estado com Produto Interno Bruto (PIB) superior a R$ 3 bilhões. Como premiação, Jundiaí recebeu R$ 100 mil…

Continue Reading
Advertisement
Skip to content