Em reunião, Jundiaí discute políticas de combate à extrema pobreza
Conecte-se conosco

Jundiaí

Em reunião, Jundiaí discute políticas de combate à extrema pobreza

“Devemos caminhar para uma política mais focalizada de assistência social”, destaca o gestor José Antonio Parimoschi.

Publicado

em

Atualizado há

Em reunião, Jundiaí discute políticas de combate à extrema pobreza
Reunião de Plataformas aconteceu na Sala de Situação do Paço Municipal (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta segunda-feira (15) aconteceu a 20ª rodada de reunião de Plataformas, com a pauta sobre intensificação de políticas de combate à extrema pobreza. O encontro, liderado pelo gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, acontece após a apresentação de um estudo diagnóstico sobre o tema em Jundiaí.

A pesquisa da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) tem dados estatísticos e perfil das pessoas em extrema pobreza na cidade.

“Esse diagnóstico serve para que Jundiaí intensifique suas políticas de inclusão e amplie a rede de proteção social atualmente existente. Devemos caminhar para uma política mais focalizada de assistência social, considerando as integrações necessárias com outras políticas como a de habitação para famílias de baixa renda, por exemplo, assim como as de educação e saúde também. A diretriz do plano de governo do prefeito Luiz Fernando é a de redução das desigualdades sociais”, avalia Parimoschi.

Atuação na desigualdade social

A Prefeitura de Jundiaí tem, desde o início da gestão do Prefeito Luiz Fernando Machado, um intenso trabalho na atuação da redução desigualdade social. Ainda neste ano, a gestão apresentou o Censo de Pessoas em Situação de Rua, também realizado para desenvolver políticas intersetoriais para mitigar a situação. Além disso, a cidade conta com um Plano Municipal pela Primeira Infância, composto por 69 ações que visam o pleno desenvolvimento das crianças. Assim, colocam em prática os projetos e atividades ligadas pelo Programa Cidade das Crianças.

A UGADS também possui equipamentos e serviços para o atendimento de pessoas em vulnerabilidade social, como: o CREAS, Família Acolhedora e os seis CRAS referenciados por região (Central, Sul, Nordeste, Oeste, Leste e Norte). O orçamento da Unidade chegou a um orçamento R$ 60 milhões em 2023, para elaboração de ações socioassistenciais. Isso representa um aumento de 22,5% em relação ao ano de 2022, quando o orçamento ficou na casa dos R$ 49 milhões.

Jundiaí

Café de Negócios da ACE Jundiaí discute a era da IA

Publicado

em

Por

Elton Monteiro ACE Jundiaí
Foto: Divulgação/ACE Jundiaí

A Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí realizará no dia 17 de maio, às 8h, mais uma edição do Café de Negócios. O tema será “Um novo tempo nos negócios. Você está preparado?", com o especialista Elton Monteiro. Além de se conectar a outros empreendedores, será uma oportunidade de os participantes refletirem sobre os impactos positivos e negativos da Inteligência…

Continuar lendo

Jundiaí

Centro de Integração da Cidadania abre inscrições para teste de DNA gratuito em Jundiaí

O serviço é gratuito e destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Saiba mais.

Publicado

em

Por

As inscrições estão abertas entre 07 de maio e 22 de julho (Foto: Canva)

O Centro de Integração da Cidadania (CIC) de Jundiaí, em parceria com o Instituto de Medicina Social e Criminologia de São Paulo (IMESC), abre inscrições para testes de DNA gratuitos. O objetivo da iniciativa é auxiliar na investigação de laços de parentesco entre supostos pais e filhos, garantindo acesso à justiça e à resolução de dúvidas para famílias de baixa…

Continuar lendo

Jundiaí

Bairros de Jundiaí terão paralisação no abastecimento de água neste sábado (11)

A DAE Jundiaí realizará uma interligação de rede no Jardim do Lago, o que impactará o serviço de distribuição de água em bairros da região. Confira.

Publicado

em

Por

Reservatório do Jardim do Lago, Jundiaí
O trecho em frente ao reservatório será interditado para o serviço, das 6h às 19h. Confira (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado (11), a DAE Jundiaí realiza uma interligação de rede na avenida Professora Leonita Faber Ladeira. A obra acontece em função do novo reservatório do Jardim do Lago. Assim, a empresa interditará o trecho em frente ao reservatório para o serviço, das 6h às 19h. Durante este período, os bairros Cidade Jardim, Jardim Marambaia, Jardim Santa Gertrudes, Vila Progresso,…

Continuar lendo

Jundiaí

Bazar Solidário do Grendacc realiza edição especial para o Dia das Mães

A instituição realiza o Bazar Solidário das Mães até sábado (11), e reúne artesãos e microempreendedores de Jundiaí para exporem seus produtos.

Publicado

em

Por

Os expositores reverterão 15% do total das vendas para o Hospital da Criança do Grendacc (Foto: Divulgação/Grendacc)

Procurando um presente especial para o Dia das Mães? Que tal unir o útil ao agradável? No Bazar Solidário das Mães do Grendacc, você encontra diversos produtos artesanais e de microempreendedores de Jundiaí. Em contrapartida, você ainda ajuda o Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer) na luta contra o câncer infantojuvenil. Os expositores reverterão 15% do total das…

Continuar lendo

Jundiaí

Mobilização em Jundiaí envia 30 toneladas de doações para o Rio Grande do Sul

No primeiro dia, foram arrecadadas 6 toneladas de água, produtos de higiene pessoal, cobertores, travesseiros, roupas de cama e outros itens de primeira necessidade.

Publicado

em

Por

A iniciativa teve início no domingo (5), com a comovente resposta da população jundiaiense (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Funss), segue mobilizada em prol das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Até terça-feira (7), a iniciativa enviou 30 toneladas de doações à Defesa Civil gaúcha, responsável pela distribuição dos itens às famílias afetadas pela tragédia. A iniciativa teve início no domingo (5), com a comovente resposta…

Continuar lendo
Publicidade