
Uma pesquisa da Prefeitura de Jundiaí mostrou que mais da metade dos empreendedores na 39ª Festa da Uva e 10ª Expo Vinhos são mulheres. De acordo com o levantamento do Departamento de Turismo, 52% dos expositores da Festa têm mulheres no comando das empresas. A pesquisa abordou os cerca de 200 empreendedores do evento, tendo 104 com mulheres à frente.
“É um dado muito positivo, principalmente considerando o fortalecimento das empreendedoras na Festa da Uva, que é um ambiente acolhedor e que permite às mulheres de vários segmentos a exposição dos seus produtos e a conquista da independência financeira e o controle dos negócios”, disse a diretora de Turismo de Jundiaí, Marcela Moro
Pioneiras na cidade com a criação de cabras e gado leiteiro, mãe e filha Celia e Luisa Storani Bíscaro, da Capril Capriolês são um dos exemplos. “A fazenda conta hoje com centenas de cabras e vacas e produz queijos e derivados provenientes do leite de ambas as espécies. Tudo em família. E participar da Festa nos ajuda bastante a mostrar os produtos, todos artesanais e feitos com muito carinho”, disseram.


Outro empreendimento comandado por uma mulher é a Tre Sorelle, que produz massas artesanais e é da empresária Maria Elisa Rizzetto Gallo. “Com massas caseiras e a receita vindas de várias gerações, a marca surgiu por acaso com quatro mulheres empreendedoras há 21 anos. Queremos proporcionar às famílias, a lembrança dos nossos antepassados que se reuniam ao redor da mesa para se deliciar com as verdadeiras massas frescas. E foi depois da Festa da Uva que crescemos mais. Por isso é tão importante participar do evento, tanto que criamos o fettuccine de vinho”.
Último fim de semana da Festa da Uva
“A Festa enaltece a força, poder e conhecimento das mulheres da nossa região. Ver as mulheres como maioria dos expositores reforça a importância e a responsabilidade social da Festa da Uva”, lembra o gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez.
A 39ª Festa da Uva e 10ª Expo Vinhos chega ao último final de semana com muitas atrações culturais e gastronômicas. Você ainda pode visitar o evento nos dias 02, 03 e 04 de fevereiro – às sextas-feiras, das 18h às 22h; aos sábados, das 10h às 22h; e aos domingos das 10h às 21h. A entrada é gratuita e, como ação solidária, é sugerida a doação de alimentos não perecíveis, revertidos ao Fundo Social de Jundiaí.
Os visitantes têm estacionamento gratuito, no Paço Municipal, com transporte por vans – aos sábados (das 9h às 23h) e domingos (das 9h às 22h) – com saídas a cada 20 minutos, também de graça, até o Parque. O transporte também é oferecido na volta. Já para quem vai usar o transporte coletivo, em todos os domingos da festa haverá a tarifa social, de R$ 1.
Além disso, a gestão criou uma linha exclusiva (308 – Terminal Central/Festa da Uva), que sairá a cada quinze minutos, conforme demanda. As outras linhas permanecerão com o itinerário original.
[tdj-leia-tambem]