
Em uma das noites mais frias do ano em Jundiaí, um homem em situação de rua foi resgatado pela equipe do Serviço Especial de Abordagem Social (SEAS), tentando se proteger do frio dentro de um saco de lixo.
“A situação que o homem foi encontrado é de cortar o coração”, diz Melina Nucci, terapeuta ocupacional da Casa de Passagem SOS Jundiaí, para onde ele foi recolhido. Melina se emocionou com o caso e escreveu um texto pessoal que foi divulgado no Instagram da casa de passagem. (Leia abaixo)
“Como se fosse uma embalagem vazia,
Ele estava dentro de um saco de lixo.
Coube a mim atendê-lo, e o fiz com todo carinho
Pois pensei no meu pai.
Meu pai, pensei aliviada, estava quentinho em casa
E não dentro de um saco de lixo.
Ele sentou-se para comer em nosso refeitório
E foi instalado em uma de nossas camas.
Talvez estivesse pensando no emprego que perdeu.
Talvez estivesse lembrando do casamento que acabou.
Talvez estivesse lamentando pelos filhos que não viu mais.
Talvez ele também estivesse pensando em tudo isso
Antes de ser encontrado por nossa equipe.
E talvez, por sentir-se precisamente como uma embalagem vazia,
Ele estava dentro de um saco de lixo.” – Por Melina Nucci, Terapeuta Ocupacional do SOS
Homem de Osasco
O caso aconteceu na sexta-feira (21), quando a madrugada do dia seguinte a temperatura mínima alcançou os 10ºC, resultado de uma massa de ar polar que trouxe uma frente fria que começou na última quinta-feira (20) e só deve se afastar a partir desta quarta-feira (26).
De acordo com a terapeuta ocupacional da SOS Jundiaí, o homem que é de Osasco chegou a casa de passagem bem debilitado. Ele tomou um banho, jantou e passou pelo atendimento de Melina: “Ele estava com um discurso confuso”, informa.
Já no outro dia ele deixou a casa de passagem. A equipe de abordagem social informou que o homem não foi mais encontrado em Jundiaí.
Operação Noites Frias
Jundiaí, acionou a Operação Noites Frias que conta com reforços em número de rondas e de agentes nas noites que a temperatura ficam abaixo dos 13°C. Por causa desta frente fria, a Operação tem sido realizada desde o início da semana passada.
A equipe de abordagem social oferece abrigo às pessoas em situação de rua. Já para os que recusam abrigo, são entregues cobertores, meias e máscaras.
O trabalho é realizado pela rede socioassistencial, formada pelo Centro Pop e do Serviço Especial de Abordagem Social (SEAS), ligadas a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS).
[tdj-leia-tambem]
Abrigos
Em Jundiaí, são oferecidas 102 vagas regulares em abrigos por mês, conforme parceria com casa de passagem, abrigo e república nas Organizações da Sociedade Civil (OSC) do Município SOS, CTEC e Casa Santa Marta.
A Prefeitura informa que nas noites de Operação, estas vagas são aumentadas sem custos ao município.
Abordagem social
Caso queira orientar uma pessoa em situação de rua a buscar um abrigo pode acionar o serviço especializado de abordagem social pelo telefone (11) 98531-0146, até as 22h. Depois desse horário e em casos de risco à integridade, a Guarda Municipal também poderá ser acionada pelo 153.
Já em casos de identificada intoxicação ou ocorrências mais graves, o SAMU poderá ser acionado pelo telefone 192.