Noites frias em Jundiaí: equipes em alerta para atender pessoas nas ruas
Conecte-se conosco

Jundiaí

Noites frias em Jundiaí: equipes em alerta para atender pessoas nas ruas

Operação Noites Fria é realizada em noites com previsão de temperatura inferior a 13°C para e oferecer abrigo às pessoas em situação de rua

Publicado

em

Atualizado há

Operação Noites Frias atende moradores de rua. (Foto: Divulgação/PMJ)
Operação Noites Frias atende moradores de rua em Jundiaí. (Foto: Divulgação/PMJ)

Com a temperatura atingindo as mínimas neste mês de agosto, as casas de passagem e abrigos públicos disponíveis em Jundiaí são alternativas para centenas de pessoas em situação de rua fugirem do frio e conseguir uma cama, cobertor, comida e banho.

A busca ativa de pessoas em situação de rua para pernoite faz parte da rotina das equipes da rede socioassistencial, formada pelo Centro Pop e do Serviço Especial de Abordagem Social (SEAS), ligadas a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS).

Este trabalho tem recebido o reforço em número de rondas e de agentes nas noites da Operação Noites Fria, realizada em noites com previsão de temperatura inferior a 13°C.

Nesta semana, a Operação Noites Frias tem sido realizada desde segunda-feira (17), com a equipe oferecendo abrigo às pessoas em situação de rua. Já para os que recusam abrigo, são entregues cobertores, meias e máscaras. 

“Para todos os atendimentos, são aplicados formulários para mapeamento dos casos. Para os que aceitam o abrigamento, além, do pernoite, são ofertados kit de higiene e de roupas e alimentação, além de cuidados com a saúde”, informa a UGADS.

Operação Noites Frias atende moradores de rua em Jundiaí. (Foto: Divulgação/PMJ)

Operação Noites Frias atende moradores de rua em Jundiaí. (Foto: Divulgação/PMJ)

Abrigos

Em Jundiaí, são oferecidas 102 vagas regulares em abrigos por mês, conforme parceria com casa de passagem, abrigo e república nas Organizações da Sociedade Civil (OSC) do Município SOS, CTEC e Casa Santa Marta. 

A Prefeitura informa que nas noites de Operação, estas vagas são aumentadas sem custos ao município.

Segundo dados da UGADS, neste ano foram realizados 811 abrigamentos, de 377 pessoas distintas (das quais, foram destinadas para as vagas reservadas a mulheres e trans 16 atendimentos).

“Neste período foram entregues 974 cobertores, 421 meias, 400 máscaras, além de toucas e luvas”, informa o Executivo. 

Há também 40 vagas criadas em uma estrutura emergencial no Complexo Esportivo Jardim Ângela, localizado na Vila Aparecida, para enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

Cetro Pop 

No Município, a porta de entrada para o atendimento à população em situação de rua e encaminhamento para os outros serviços da rede socioassistencial é o Centro Pop, que fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504, Centro.

No serviço, o atendimento aos usuários é feito de modo intersetorial, a fim de criar estratégias para um plano de saída das ruas. 

Mensalmente, são realizados, em média, pelo Centro Pop atendimentos a cerca de 280 pessoas em situação de rua. “Desse total, cerca de 40% encontra-se de passagem pelo município e, conseguido contato com familiar ou responsável no município de origem, é realizado o recâmbio”, informa. 

Os demais cerca de 60% dizem respeito a pessoas com origem em Jundiaí ou que estejam no município há alguns anos.

Procura por atendimento

Caso queira orientar uma pessoa em situação de rua a buscar o atendimento no Centro Pop pode acionar o serviço especializado de abordagem social pelo telefone (11) 98531-0146, até as 22h. Depois desse horário e em casos de risco à integridade, a Guarda Municipal também poderá ser acionada pelo 153. 

Já em casos de identificada intoxicação ou ocorrências mais graves, o SAMU poderá ser acionado pelo telefone 192.

ONGs e governos mobilizados

Em algumas regiões do país, ONGs, governos e prefeituras de Estados do Sul e Sudeste estão fazendo uma força-tarefa para evitar que moradores de rua morram de frio

O Ministério da Cidadania emitiu um alerta para que a rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) se mobilize para garantir o abrigo temporário de moradores de rua em todo o país.

Em nota, a pasta informou ainda que é necessário “ter atenção com moradores de áreas rurais e povos e comunidades tradicionais.”

O órgão ainda recomenda atenção com a população mais vulnerável, como idosos e crianças, e ainda recomenda abrigar os animais domésticos durante as noites mais frias.

Jundiaí

Jundiaí se mobiliza em prol das vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

A ação teve início neste domingo (5) e se estenderá durante a semana.

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade e da Rede de Cooperação, em parceria com a Azul Conecta, está promovendo uma campanha de arrecadação de itens para auxiliar as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. A ação teve início neste domingo (5) e se estenderá durante a semana. Pontos de coleta: Fundo Social de…

Continuar lendo

Jundiaí

Com mais de 10 mil casos de dengue, Jundiaí intensifica ações de combate à doença

O Ivoturucaia continua sendo o bairro de Jundiaí com mais notificações, com 807 casos de dengue. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí segue em alerta contra a dengue, com mais de 10 mil casos registrados. Até o dia 3 de maio, a cidade acumulava 10.524 notificações da doença, com cinco óbitos confirmados. Desses casos, 9.049 são autóctones, ou seja, contraídos no próprio município. O Ivoturucaia continua sendo o bairro com mais notificações, com 807 casos. Em seguida, aparecem os bairros Jardim…

Continuar lendo

Jundiaí

Guarda Municipal de Jundiaí cresce 170% em 10 anos

Os investimentos em segurança realizados pela Prefeitura de Jundiaí nos últimos anos são expressivos.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) comemora seus 75 anos de fundação e se prepara para ocupar dois novos prédios construídos exclusivamente para ela. As novas sedes, localizadas na avenida 14 de Dezembro e no Medeiros, representam um marco na história da GMJ, que nos últimos anos vem crescendo em números e investimentos. Em 2014, a GMJ contava com 40…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí Empreendedora impulsiona o comércio local com o Guia Meu Comércio

Participar do Guia Meu Comércio é simples, rápido e gratuito. Confira.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

O portal Jundiaí Empreendedora oferece uma ferramenta valiosa para conectar consumidores e empresas locais: o Guia Meu Comércio. Mais de 1000 empresas já se cadastraram na plataforma, que se destaca por ser gratuita, fácil de usar e eficaz na promoção do comércio local. O Guia Meu Comércio funciona como uma ponte entre consumidores que buscam produtos e serviços e empresas…

Continuar lendo

Jundiaí

Instituto Adimax doa fraldas para Cidade Vicentina em Jundiaí

Publicado

em

Por

Instituto Adimax faz doação de 1.440 fraldas para Cidade Vicentina
Pela segunda vez, Instituto Adimax faz doação de 1.440 fraldas para Cidade Vicentina (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em um gesto de grande solidariedade, o Instituto Adimax realizou nesta quinta-feira (02) a doação de 1.440 fraldas geriátricas para a Cidade Vicentina Frederico Ozanam, entidade que acolhe idosos em situação de vulnerabilidade. Essa é a segunda grande doação de fraldas feita pela empresa em menos de um ano, reforçando seu compromisso com o bem-estar da comunidade. Ação conjunta garante…

Continuar lendo
Publicidade