
O sucesso das novas exposições da Pinacoteca de Jundiaí, “Chico Bento – 60 Primaveras” e “Jundiaí Terra da HQ” é inegável. Por isso, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) da cidade decidiu que as atrações ficarão montadas até o dia 19 de dezembro.
Assim, quem visitar até essa data poderá conhecer a Vila Abobrinha do universo Mauricio de Sousa Produções e prestigiar a exposição Chico Bento – 60 Primaveras, que tem a curadoria de Jacqueline Mouradian e comemora o sexagenário do personagem caipira mais famoso do universo dos quadrinhos.
Além disso, há a mostra Jundiaí Terra da HQ, com curadoria de Ede Galileu e obras de 28 quadrinistas da região. A exposição também conta com parte do acervo permanente e de quadros do pintor Inos Corradin.
Mesmo com a prorrogação das exposições, as oficinas gratuitas de HQ, com os professores Podre Flores, Célio Luigi e Ede Galileu, ficam na Pinacoteca apenas neste final de semana. As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo site da Cultura.
Recorde de visitantes
A Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes estava fechada por causa da pandemia, até o final de agosto, quando reabriu. Desde então, a Pinacoteca já recebeu mais de 6 mil visitantes.
O gestor da UGC, Marcelo Peroni, destaca que as exposições vêm quebrando recordes dos anos anteriores desde a reabertura da Pinacoteca.
“Com pouco mais de uma semana, ultrapassaram-se as 1.700 visitas de 2016. Com três semanas, superaram-se os 3.360 de 2017. E no início deste mês, foram superados os 4.863 visitantes de 2018“, explica.

“As expectativas são de que, em breve, ultrapassemos também o recorde de visitações, de 2019, último ano antes da pandemia, quando 7.816 pessoas estiveram no local”, conta o gestor .
A Pinacoteca Municipal fica na rua Barão de Jundiaí, 109, Centr. O funcionamento é de terça a domingo, das 10h às 17h.
Com exceção de grupos, não é necessário agendar a visita. O local tem lotação máxima de 50 pessoas, conforme orientação do Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus (CEC).
[tdj-leia-tambem]