Um dos personagens mais carismáticos e queridos da Turma da Mônica chegou em Jundiaí com grande estilo. No ano em que Chico Bento completa 60 anos, a primeira exposição exclusiva do caipira dos quadrinhos foi inaugurada em Jundiaí, neste sábado (28). O evento marcou também a reabertura da Pinacoteca Diógenes Duarte Paes após as restrições da Covid-19 e contou com a participação do cartunista Maurício de Sousa, por vídeo-chamada.
A exposição tem entrada gratuita e ficará à disposição do público até 27 de outubro. “Jundiaí foi uma das primeiras cidades onde publiquei minhas tirinhas. Estou muito feliz por vocês receberem a exposição tão linda do meu filhote, Chico Bento”, afirmou Maurício.
Maurício de Sousa fez uma vídeo-chamada na abertura da exposição (Foto: PMJ)
A abertura contou com poucos convidados, como os representantes do Comitê das Crianças. Samuel Gomes, 12 anos, foi acompanhado da mãe, Luciana Antunes, que se emocionou ao entrar na exposição. “A minha mãe me alfabetizou ao ler as histórias do Maurício de Sousa e o meu preferido é o Chico Bento. Que bom poder participar desse momento com meu filho”, contou Luciana.
Samuel gostou da exposição por poder conhecer como era o Chico nas versões anteriores. “Assim como a casa dele e a sala de aula onde ele estuda”, afirmou o membro do comitê.
Curadoria
“Chico Bento – 60 Primaveras” tem a curadoria de Jacqueline Mouradian. “Essa é a primeira exposição exclusiva do Chico Bento e também a primeira da Maurício de Sousa Produções após o início da pandemia. Aqui apresentamos a linha do tempo do Chico, como também todos os personagens da turma e detalhes como a prova em que ele tirou zero. A ideia é que as pessoas se sintam inseridas no universo desse personagem tão amado por todas as faixas etárias e que ama e protege o meio ambiente”, comentou a curadora.
O gestor da Unidade de Gestão de Cultura, Marcelo Peroni, comemorou a reabertura da Pinacoteca. “Jundiaí é a cidade das crianças e reabrir este espaço com uma exposição do Maurício de Sousa, tão brasileira, é uma grande felicidade. Além de ter um significado especial para as crianças, também é muito representativa para os adultos que vivenciaram as histórias do Maurício na infância”.
Espaço que atrai tanto as crianças quanto os adultos (Foto: PMJ)
Mais histórias
No andar superior da Pinacoteca, os fãs de histórias em quadrinhos ainda podem visitar a exposição “Jundiaí Terra da HQ”, que tem a curadoria de Ede Galileu. A mostra no piso superior do espaço, reúne 38 obras de 28 artistas, quadrinistas veteranos e iniciantes no mundo da HQ.
A Pinacoteca Diógenes Duarte Paes fica aberta de terça-feira a domingo, das 10 às 17 horas. O acesso é controlado na entrada com lotação máxima de até 50 pessoas. A Pinacoteca fica na rua Barão de Jundiaí, 109. Mais informações pelo telefone (11) 4586-2326.
O Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro será palco, nesta quinta-feira (27), de uma feira especial dedicada ao Empreendedorismo Negro e à Cultura Africana. O evento, que faz parte da Rota Turística Afro de Jundiaí, acontecerá das 12h às 19h, com entrada gratuita, e oferecerá aos visitantes uma rica diversidade de produtos e experiências culturais. A feira marca o primeiro…
O Fundo Social de Solidariedade (Funss) de Jundiaí (SP) promove, no dia 10 de abril, às 18h, o 2º Encontro do Clube de Mães Atípicas. O evento ocorrerá no Parque da Uva e abordará temas como conexão, apoio e transformação no cotidiano das famílias. A iniciativa é voltada para mães, pais, avós e cuidadores de pessoas atípicas, proporcionando um espaço…
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência, personalizar conteúdos e anúncios, e recomendar conteúdos relevantes. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.AceitoPolítica de Privacidade