Expresso Turístico da CPTM completa 15 anos com grande festa em Jundiaí
Conecte-se conosco

Jundiaí

Expresso Turístico da CPTM completa 15 anos com grande festa em Jundiaí

Publicado

em

Atualizado há

Expresso Turístico da CPTM faz 15 anos

15 anos de história conectando pessoas e lugares

O Expresso Turístico da CPTM completou 15 anos de operação neste último dia 18 de abril, um marco importante para o turismo do Estado de São Paulo. Para celebrar a data, uma grande festa foi realizada no Espaço Expressa em Jundiaí, segundo destino mais procurado pelos passageiros do trem, logo após Paranapiacaba.

Jundiaí: um destino acolhedor e cheio de atrativos

O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, recebeu os cerca de 400 convidados presentes na comemoração, incluindo o presidente da CPTM, Pedro Tegon Moro. Em seu discurso, o prefeito destacou a importância do Expresso Turístico para o desenvolvimento do turismo na cidade:

“Os 15 anos do Expresso Turístico representam um marco para Jundiaí e para os empreendimentos turísticos da cidade. Os visitantes, assim que chegam à cidade, sentem imediatamente a atmosfera e o clima acolhedor que predomina, principalmente, nas nossas Rotas Turísticas.”

Durante a festa, os visitantes puderam aproveitar diversas atrações culturais e gastronômicas, como shows musicais, apresentações de dança e degustação de pratos típicos da região.

Expresso Turístico da CPTM faz 15 anos
Convidados foram recebidos pelo prefeito Luiz Fernando (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Uma viagem no tempo a bordo de um trem histórico

O Expresso Turístico parte da Estação da Luz, na capital paulista, e leva os passageiros para uma viagem inesquecível pelas paisagens do interior do Estado. O trem é composto por carros de aço inoxidável fabricados na década de 60 e tracionados por uma locomotiva a diesel. Ao longo do percurso, monitores informam sobre a história da ferrovia paulista e das estações da CPTM.

Um sucesso entre os turistas

Desde o início das suas operações, o Expresso Turístico já transportou mais de 200 mil pessoas. Somente para Jundiaí, o número de passageiros entre janeiro e março deste ano foi de 2.063, um aumento de 66,9% em relação ao mesmo período de 2023. Para este ano, a CPTM estima transportar um total de 36 mil visitantes para os três destinos: Paranapiacaba, Mogi das Cruzes e Jundiaí.

Mais do que um passeio, uma experiência

Para as funcionárias da área de Segurança da CPTM, Edilene, Cristiane e Katty, que participaram do passeio até Jundiaí, a experiência foi muito positiva:

“São 26 anos já trabalhando na empresa e nunca tinha vindo a Jundiaí. É muito legal ver que a história da ferrovia aqui é preservada com esse espaço maravilhoso”, disse a agente Edilene Aparecida Matos de Almeida Melo, moradora de Suzano, na Grande São Paulo.

O Expresso Turístico é mais do que um simples passeio de trem. É uma oportunidade de conhecer a história do Estado de São Paulo, apreciar a beleza das paisagens do interior e vivenciar a cultura local.

Expresso Turístico da CPTM faz 15 anos
Katty, Edilene e Cristiane aprovaram o passeio até Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)
Expresso Turístico da CPTM faz 15 anos
Diversas atrações foram programadas na comemoração (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí

Roque, assistente de palco de Silvio Santos, é internado em hospital de Jundiaí

Ícone do SBT passa por raio-x e aguarda ressonância para confirmar diagnóstico e tratamento.

Publicado

em

O assistente de palco foi levado ao Hospital Santa Elisa, onde passou por exames e aguardará ressonância magnética para confirmar o diagnóstico. (Foto: Reprodução/Instagram)

Roque, o icônico assistente de palco de Silvio Santos no SBT, de 87 anos, foi internado no último sábado, 19 de maio. O incidente ocorreu após Roque passar mal durante um almoço em família, sendo prontamente levado ao Hospital Santa Elisa, em Jundiaí. Exames de raio-X realizados no hospital revelaram um "pequeno sangramento no crânio frontal". Para aprofundar o diagnóstico…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí prioriza segurança e sustentabilidade com modernização da iluminação pública

A iniciativa contempla várias áreas, incluindo a Vila Hortolândia e a Colônia, com investimentos significativos em infraestrutura e segurança.

Publicado

em

Alameda Cesp iluminada após a instalação de 71 lâmpadas, em um investimento de R$ 547 mil (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Modernidade, sustentabilidade e segurança para Jundiaí A Prefeitura de Jundiaí segue avançando na modernização da iluminação pública da cidade, com a instalação de lâmpadas de LED em diversos bairros. A iniciativa, que visa garantir mais segurança, sustentabilidade e qualidade de vida para a população, já beneficiou mais de 4,4 mil pontos desde 2020. Alameda Cesp recebe investimento em iluminação Um…

Continuar lendo

Jundiaí

Prefeito Luiz Fernando Machado nomeia nova diretoria da FMJ

A cerimônia de posse ocorrerá no Anfiteatro Pedro Favaro, com planos ambiciosos para expandir ensino, pesquisa e assistência na FMJ

Publicado

em

Evaldo Marchi e Ana Carolina Marchesini celebram nomeação para dirigir a FMJ, focando em inovação e excelência acadêmica até 2028 (Foto: FMJ)

O Prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, nomeou, através da portaria 78/2024, os professores Evaldo Marchi e Ana Carolina Marchesini de Camargo como diretor e vice-diretora da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) para o período de 2024 a 2028. A cerimônia de posse será realizada no dia 25 de maio, sábado, às 10h, no Anfiteatro Pedro Favaro da FMJ.…

Continuar lendo

Jundiaí

9ª Brasil Log chega a Jundiaí com encontros estratégicos, inovações e tendências

Descubra as últimas inovações em logística, participe de palestras exclusivas e faça networking com líderes do setor na Brasil LOG 2024

Publicado

em

A imagem mostra uma exposição ou feira de tecnologia industrial, onde pessoas estão observando e discutindo equipamentos de automação, como transportadores de rolos usados para movimentação de caixas. No centro, há uma máquina amarela com esteiras rolantes que transportam caixas de papelão. À direita, um grupo de pessoas, algumas de terno, conversa próximo aos estandes.
Visitantes exploram as soluções inovadoras e oportunidades de negócios apresentadas na feira (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A 9ª Feira Internacional de Logística, a Brasil Log, abre suas portas na próxima semana, de 22 a 24 de maio, no Parque Comendador Antonio Carbonari (Parque da Uva), em Jundiaí. Com a expectativa de reunir mais de 80 expositores e gerar R$ 15 milhões em negócios, a feira se consolida como um importante espaço para o networking, geração de…

Continuar lendo

Jundiaí

Dia da Coxinha: Jundiaí celebra seu patrimônio imaterial com sabor e tradição

Jundiaí celebra o Dia da Coxinha, destacando a coxinha de queijo como um ícone local e patrimônio imaterial há mais de 40 anos.

Publicado

em

A imagem mostra uma mesa coberta com uma toalha de mesa xadrez azul e branca, sobre a qual estão dispostas várias coxinhas de queijo apresentadas em pratos decorativos. As coxinhas têm formato cônico e algumas estão acompanhadas de guarnições como folhas verdes e molhos. Ao fundo, há outras mesas com toalhas de cor clara e pessoas desfocadas, sugerindo um ambiente de restaurante ou evento gastronômico.
Coxinha de queijo de Jundiaí é um símbolo cultural que une tradição e sabor, atraindo visitantes de todo o Brasil. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado, dia 18 de maio, celebramos o Dia da Coxinha, o salgado mais amado do Brasil. E em Jundiaí, essa data tem um significado ainda mais especial: a coxinha de queijo é considerada patrimônio imaterial da cidade, um símbolo da gastronomia local que atrai fãs de todo o país. Mais que um salgado, uma tradição Presentes nos cardápios de…

Continuar lendo
Publicidade