Clientes comprando frutas frescas em barraca de feirantes regularizados em Jundiaí, com cartaz destacando feirantes licenciados ao fundo.
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí contabiliza 295 feirantes regularizados, cadastrados junto à Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT). Estes feirantes oferecem produtos de qualidade e segurança para os consumidores, já que são submetidos à rigorosa fiscalização e orientação.

Campanha de conscientização: valorizando os feirantes regularizados

Neste domingo, 9 de junho, a UGAAT iniciou uma campanha de conscientização na feira da Vila Arens, destacando a importância de valorizar os feirantes regularizados. “A intenção com a campanha é reforçar a importância de as pessoas comprarem produtos dos feirantes licenciados, que garantem a qualidade e a procedência dos produtos, segurança nos procedimentos de compra e pagamento, além de colaborar com a geração de renda e emprego na cidade”, comenta o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez.

Rigoroso trabalho de orientação: garantindo a qualidade e procedência dos produtos

A UGAAT realiza um rigoroso trabalho de orientação aos feirantes regularizados, com exames médicos anuais, apoio aos produtores rurais e fiscalização dos processos. “Isso garante a qualidade e a procedência dos produtos”, afirma Alvarez.

Segurança nas compras: máquinas de pagamento e balanças validadas

Outro ponto importante é a segurança nas compras. As máquinas de pagamento com cartão de crédito e as balanças são validadas periodicamente, garantindo a segurança dos consumidores. “Qualquer problema que for identificado pelo consumidor poderá ser indicado para a unidade, que acionará o permissionário para a solução”, reforça o gestor.

Geração de emprego e renda: 880 pessoas empregadas direta e indiretamente

Estima-se que cerca de 880 pessoas sejam empregadas direta ou indiretamente no trabalho com as feiras e varejões de Jundiaí, demonstrando a importância dos feirantes regularizados para a economia local.

A voz dos feirantes regularizados: reconhecimento e apoio à campanha

A campanha de conscientização foi bem recebida pelos feirantes regularizados. “A proposta é extremamente importante. Nosso trabalho exige legalização e cumprimento de inúmeras regras”, comentou Henrique Sampaio, feirante há 15 anos. Luís Guilherme Riomassa Nakama, feirante há mais de 30 anos, também aprovou a iniciativa: “Desde a entrada do produto para a venda até a saída para o cliente há um processo rigoroso. Essa sinalização vem para mostrar que a feira vende produtos de qualidade, feitos com higiene.”

Consumidores satisfeitos: produtos frescos, de boa procedência e com segurança

Os consumidores que frequentam as feiras valorizam a importância dos feirantes regularizados. “Aqui temos produtos fresquinhos, de boa procedência. Compramos no melhor preço e com segurança”, comentou Vera Montecalvo, moradora do Centro.

Da informalidade à regularização: o sucesso de Renato Ramos

Renato Ramos, que foi feirante informal por 14 anos, reforça a importância da regularização. Desde que se tornou um feirante regularizado em 2023, dobrou a produção, ampliou o portfólio de produtos e conquistou novos mercados. “Agora, além das pessoas que compram de mim, nas feiras, tenho clientes que são assíduos e buscam na minha casa a encomenda”, comemora.

Homem sorridente, feirante regularizado, vendendo mandioca em uma barraca de feira em Jundiaí, com balança e cartaz ao fundo.
Renato Ramos se legalizou em 2023 como feirante; agora atua em vários pontos em Jundiaí – Foto: Prefeitura de Jundiaí

Em suma, comprar de feirantes regularizados em Jundiaí é sinônimo de qualidade, segurança e apoio ao pequeno comerciante. A campanha de conscientização da UGAAT reforça a importância de valorizar esses profissionais que contribuem para a economia local e oferecem produtos frescos e de qualidade aos consumidores.