
Jundiaí registrou mais de 20mm de chuva nesta sexta-feira (9), melhorou umidade do ar na cidade e trouxe refresco à população que sofreu nos últimos dias uma onda de calor extrema.
Segundo a Defesa Civil de Jundiaí, o volume de chuva esperado para todo o mês de outubro, considerando a média dos últimos 8 anos, é de 165 mm.
De acordo com o Cepagri, entre sábado (10) e domingo (11), os ventos adquirem direção de sudeste e ganham intensidade moderada a forte, e algumas rajadas devem ocorrer no domingo.
No sábado, a nebulosidade diminui, com chances de chuva na madrugada e manhã, mas com redução progressiva da cobertura de nuvens a partir da tarde. As temperaturas estarão mais amenas, entre 18 e 27ºC.
A previsão para o domingo é de céu parcialmente nublado a claro e temperaturas em declínio em função de influência da massa de ar polar que sucede a frente fria. Os termômetros devem marcar entre 16 e 29ºC.
[tdj-leia-tambem]
A tendência para a segunda feira (12) é de céu parcialmente nublado, mas o sol aparece e volta a fazer calor – menos do que nos dias anteriores – com temperaturas entre 17 e 31ºC e possibilidade de pancadas de chuva.
O meteorologista do Cepagri da Unicamp, Bruno Bainy, informa que a onda de calor que marcou os primeiros dias de outubro chegou ao fim. “A partir de segunda-feira essa massa de ar frio perde a intensidade e os próximos dias a expectativa é que voltemos a normalidade desta época do ano”, diz.
Serviço
A Defesa Civil orienta que em caso de fortes chuvas, ventos e descargas elétricas as pessoas evitem sair de casa e desliguem aparelhos das tomadas. Quem estiver no trânsito ou na rua, deve procurar abrigo em locais seguros.
Em caso de necessidade, a Defesa Civil pode ser contatada pelos telefones 199 ou 4586-0666.