Fundo Social de Jundiaí já capacitou mais de 600 pessoas neste ano
Connect with us

Jundiaí

Fundo Social de Jundiaí já capacitou mais de 600 pessoas neste ano

Cursos descentralizados se tornou a principal opção para quem deseja aumentar a renda familiar, mas não tem condição de ir até a sede da unidade no Parque da Uva

Published

on

Atualizado há

Fundo Social de Jundiaí
Andreza faz o curso bem perto de sua casa (Foto: Divulgação/Jundiaí)

Desempregada há dois meses, Andreza Mattias, de 33 anos, matriculou-se no curso de Manicure e Pedicure do Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí. Mas, só foi possível pela viabilidade, o curso foi descentralizado e chegou ao Jardim Santa Gertrudes.

“Sem trabalhar e com uma casa para cuidar, seria impossível gastar o pouco orçamento com transporte até o bairro Anhangabaú, onde fica a sede do Funss. Estou muito feliz em me qualificar há poucas quadras da minha residência”, explicou.

A ideia de Andreza é garantir o certificado de conclusão e, em seguida, ampliar a renda da família: “Infelizmente, meu esposo também perdeu o emprego de ajudante geral. Por isso, é o momento de ser estratégica e ir à luta. Tenho certeza conseguirei muitas coisas a partir desta capacitação”.

De acordo com a professora do Fundo Social, Andréia Silva, o curso descentralizado, realizado na Paróquia Santa Gertrudes, possui o mesmo conteúdo programático das aulas realizadas nas dependências do Fundo Social. Nas aulas, as alunas aprendem sobre cuticulagem, esmaltação, finalização, bem como higienização das peças e organização da área de trabalho.

Já o curso de Automaquiagem ocorre no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Santa Gertrudes. “Uma amiga me indicou e eu fiz a matrícula para aprimorar meus conhecimentos”, contou Roselene Tereza de Souza. Natural do Piauí, a dona de casa vive em Jundiaí há, aproximadamente, quatro anos e se vira como pode para ajudar no orçamento da família: “Faço bicos como manicure e pedicure e designer de sobrancelhas. Mas, meu sonho é montar o meu próprio negócio”.

Além destes, outros cursos estão em andamento em diferentes bairros da cidade. Segundo a diretora do Fundo Social, a descentralização atende a um compromisso do Governo em levar o conhecimento e a capacitação profissional onde a população se encontra.

“Há diversas regiões bastante afastadas na área central do município e que possuem estrutura para receber os nossos cursos. Por isso, não medimos esforços para programá-los, de acordo com a necessidade de cada local”, explicou.

LEIA TAMBÉM:

Jundiaí abre inscrições para curso de artesanato

Avaliação coloca Jundiaí como uma das cidades mais bem administradas do Brasil

De janeiro até maio, 651 vagas gratuitas foram descentralizadas e disponibilizadas à população. Também já foram contemplados bairros, como Morada das Vinhas, Vila Esperança, Jardim Novo Horizonte, Jardim das Tulipas, Almerinda Chaves, Traviú e Ivoturucaia, entre outros. “Outras localidades também estão programadas para receber módulos de qualificação profissional, ampliando o acesso aos cursos”, contou a diretora.

Informações sobre cursos gratuitos de qualificação profissional e a descentralização de módulos podem ser obtidas pelos telefones: (11) 4521-2762, 4521-2929 e 4521-6833.

Jundiaí

Janeiro Branco: APAE Jundiaí reforça o cuidado com a saúde mental das famílias atípicas

Marcelo Santos, psicólogo da associação, diz que cuidadores também devem cuidar de si.

Published

on

Reunião da APAE Jundiaí.
Janeiro Branco na APAE Jundiaí tem como foco a saúde mental dos familiares e cuidadores (Foto: Divulgação)

Neste Janeiro Branco, a APAE Jundiaí destaca a importância de refletir sobre o bem-estar emocional das pessoas que cuidam e apoiam o desenvolvimento de indivíduos com deficiência intelectual e múltipla. Reconhecendo os desafios diários enfrentados por esses cuidadores, a instituição promove ações de acolhimento e orientação para fortalecer a saúde mental das famílias atípicas. “Quando a pessoa que cuida negligencia…

Continue Reading

Jundiaí

Confira os novos horários dos espaços culturais de Jundiaí

Alteração atende demandas do público e visa ampliar as atividades ofertadas na cidade.

Published

on

Fábrica das Infâncias Japy
Na Fábrica das Infâncias Japy, os visitantes podem aproveitar de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30, e aos sábados e domingos, das 9h às 13h (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) anunciou os horários de funcionamento dos espaços culturais de Jundiaí, em São Paulo, para os próximos meses. A alteração atende às demandas do público e busca ampliar o acesso às atividades oferecidas nos espaços. Veja as informações completas: Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot Localizada no Complexo Argos (Avenida Dr. Cavalcanti, 396), a biblioteca…

Continue Reading

Jundiaí

Espaço Jundiaí Empreendedora: vagas, coworking e cursos gratuitos para impulsionar sua carreira

Humberto Cereser destaca as facilidades do programa para empregadores, empreendedores individuais e grandes empresas.

Published

on

Espaço Jundiaí Empreendedora
Espaço Jundiaí Empreendedora (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Espaço Jundiaí Empreendedora se consolida como um importante centro de apoio para trabalhadores, empreendedores e empresas da região. Localizado no Maxi Shopping Jundiaí, o espaço oferece uma variedade de serviços gratuitos que vão além da simples oferta de vagas de emprego. Entre as principais funcionalidades, destacam-se cursos de empreendedorismo, salas para treinamentos e processos seletivos, além do primeiro coworking…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo